quarta-feira, maio 18, 2016

Atividade sobre o filme Era uma vez

1.      Preencha a ficha técnica do filme
a)      Título:
b)      Duração:
c)      Protagonistas
d)      Produtores

2.      Caracterize os personagens
a)      Nina
b)      Carlão
c)     
3.      Cite algumas questões sociais presentes no filme.
4.      Quais problemas sociais são vividos pelos personagens?
5.      Em que momento do filme há um desequilíbrio em sua trama?

6.      O que você achou do final do filme? Mudaria?

Atividade sobre o livro A hora da Estrela


INSTITUTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MINISTRO CARLOS SANTANA                         Aluno(a):______________________________________________Série: 6ª  Turma: ___  Professora: Mariene Macedo     Disciplina: Língua Portuguesa    

                                               Atividade avaliativa do Filme  A hora da estrela

Fique por dentro:  CLARICE LISPECTOR
Nasceu em 10 de dezembro de 1920 em Tchetchelnik, Ucrânia. Quando tinha cerca de dois meses de idade, seus pais migraram para o Brasil, terra que considerava como sua verdadeira pátria. Em 1924, a família mudou-se para o Recife, onde iniciou seus estudos. Por volta dos oito anos, Clarice perdeu sua mãe. Três anos depois, a família muda-se para o Rio de Janeiro.
Em 1967, um cigarro provoca um grande incêndio em sua casa e Clarice fica gravemente ferida, correndo risco inclusive de ter sua mão direita amputada. Porém, após se recuperar, continua com sua carreira literária publicando diversos livros. Publica em 1977 seu último livro, A hora da estrela, vindo a ser internada pouco tempo depois com câncer. A escritora vem a falecer no dia 9 de dezembro do mesmo ano, véspera de seu aniversário de 57 anos .

 
 

 1.  Marque a alternativa correta 
a)  Macabéa era
A – bonita (       )             B – interessante (     )               C – prostituta  (      )        D – inútil (     )
b) A hora da Estrela, hora mais importante de qualquer pessoa, nesse filme baseado no livro de Clarice está mesmo no momento de
(      ) nossa chegada ao mundo.                             (      ) nossa partida desse mundo.
(      ) um feito interessante em nossa vida.          (      ) uma reflexão sobre a vida.

2. Macabéa era muito magra e pálida, pois não se alimentava direito. Qual era na maior parte das vezes a alimentação de Macabéa?  ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Quais as principais características de Olímpico? O que ele deseja ser?   __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.. O que a cartomante disse a Macabéa que a faz ter esperanças de uma vida melhor.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. O que você achou do comportamento de Gloria em relação a Macabéa? Justifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6..Observando o enredo do filme preencha as lacunas.

Macabéa, uma nordestina de ______ anos, orfã de pai, mãe e da tia que a criou, vai para________________( cidade) ser ___________________( profissão). Ela vai morar numa pensão e tem uma vida sem muitas emoções, pois é indiferente a elas. Conhece ________________________( nome e sobrenome)  e os dois começam a namorar. Porém a relação não se sustenta e ele  acaba trocando Macabéa, a quem chama de “cabelo na sopa”, por ______________, colega de trabalho da ex-namorada, que, por recomendação de sua cartomante, rouba o namorado de Macabéa. Glória, então, recomenda-lhe sua cartomante, para que se sinta melhor, e Macabéa decide ir. A cartomante diz à garota que sua vida irá mudar repentinamente: seu ex-namorado a pedirá de volta, ela ganhará uma grande fortuna e se casará com um gringo lindo que se apaixonará por ela. Macabéa fica entusiasmada, mas quando sai na rua é___________________ por uma Mercedes e morre.

7.    Com relação a Macabéa podemos dizer que:
Ela é uma sofredora, pobre coitada, sem opinião, quase apagada e sem objetivos maiores, pois nem ela mesma sabia o que queria” . Informe algumas passagens do filme que comprove a afirmação acima ( mínimo duas)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Atividade sobre o livro Restos Mortais


INSTITUTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MINISTRO CARLOS SANTANA          Aluno(a):______________________________________________Série: 6ª 
Professora: Mariene Macedo     Disciplina: Língua Portuguesa    Data: ____/_____/____      
                   
                                   Atividade avaliativa do Livro Restos Mortais

Fique por dentro:

FERNANDO SABINO.

Escritor, repórter e cronista brasileiro. Nasceu a 12 de outubro de de 1923, em Belo Horizonte,  Mina Gerais, e faleceu a 11 de outubro de2004, no Rio de Janeiro. 
Demonstrou a sua vocação como escritor muito cedo, tendo começado a publicar ainda adolescente as suas crônicas em revistas literárias. Formou-se em Direito em 1946 e exerceu várias profissões não deixando, contudo, de escrever crônicas, novelas, contos e romances.
 
 


 PARTE 1

1.      Observe atentamente seu livro e responda: 

Título da obra______________________________________________
Autor_____________________________________________________
Editora___________________________________ Edição________________________
Série do livro_______________________________

Gênero:  (    ) romance           (     ) conto          (      ) novela          (     ) crônica

2. Cite três obras desse mesmo autor ( 0,3 )

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Podemos observar sobre a história: Consulte o banco de dados ( 0, 5)
Médico – dentista -  advogado -  Salvador  - Belo Horizonte  -    Brasilia  - Minas Gerais –  olho – ouvido - Tocantins – Galdino  - Laerte  -  Rio de Janeiro -  Paraná – epilepsia – coração – rosto
 
 

a)  A história se passa  na cidade de _______________ capital do estado de _________________ no ano de 1963. O pai de ______________ está preste a viajar a cidade do __________________ com sua esposa

b) Laerte, era__________, recebe então seu pai em seu consultório, agoniado com a ideia da viagem, O pai de Laerte fala que deixará tomando conta da casa _______________ que era o homem que tinha __________  infeccionado.

c)Na manhã seguinte Laerte passa visitando alguns clientes,chegou tarde a seu consultório e tem como noticia um ataque de ___________de Galdino

PARTE 2
  
4.      Sua compreensão sobre o livro 

a)    Que personagem você achou mais interessante?  Descreva-o ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)   Em que / quais lugar ( es) se passa a história? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)    Você se surpreendeu com alguma coisa na história? Em qual parte? Cite 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d)   O que você diria a seus amigos sobre esse livro? 
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e)    Descreva o enredo da história lida 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escola Diversão

  

Profº : Senhor Manuel do povo, quais são os três poderes de uma nação?
Manuel do povo – judiar, mandar e fazer
Profº Resposta errada o certo é judiciário, legislativo e executivo
Manuel do povo – Nada disso querido professor. Judiciário é isso que eles fazem judiar dos brasileiros com essas leis, executivo o prefeito manda no povo e o legislativo faz nada. Fica esperto professor!
Profº: Dona Santinha, o que é pecado?
Dona Santinha, Quando eu era pequena aqui na zona rural de Itaberaba via o povo carregando água na cabeça que pegava no tanque.
Profº- O que isso tem a ver com pecado?
Dona Santinha – Tem sim. O meu pai dizia que pegar o que não é seu é pecado e alem disso é feio tinha que pedir autorização para o tanque não acha?
Profº Dona  Dadinha – Cite dois mandamentos da lei de Deus
Dona Dadinha-  oh, professor essa é muito fácil. Não pular a cerca e servir sempre a quem precisa com todo carinho e sempre com amor.
Prof.  Lero, lero. Como morreu Tiradentes?
Lero lero – O que? Dentinho morreu? Não me avisaram? De que ele morreu?
Prof. É isso que estou lhe procurando. Não devia mas vou lhe ajudar, ele morreu en  em em...
Lero Lero- capitei professor,  Dentinho morreu entalado com um pedaço de maça.
Prof. Luiz sabido- esclareça para a classe
Luiz sabido- ok querido professor. Tiradentes morreu enforcado no dia 21 de abril
Turma toda     ehehheehheheheh
Prof. Dona Rosa florzinha o que é cultura?
Florzinha- Pô cara, cultura é você passar, passar tipo assim, não sei, sei la o que, tudo que você sabe sobre arte, NE gente, é você desenvolver alguma coisa.
Turma toda    - é sim
Prof.  Senhor Enamorado – Qual a idade certa para casar?
Enamorado – se eu tenho 20 anos vou namorar 5, noivar 6 e casar quando tiver 7 anos depois de marcar a data, então seria 38 anos
Prof. Você não acha que é tempo demais para a noiva esperar?
Enamorado – que nada professor, nesse tempo já deu pra saber se ela é boa de tempero.
Prof.  Eletrizante – quantas calorias tem 100g de pão.
Eletrizante – não sei, nem quero saber, estou de regime essa semana e nem quero saber dessas coisas porque senão adeus corpinho.
Prof. Luiz sabido- esclareça para a classe
Luiz sabido – um pão tem 307 calorias em 100 gramas
Prof.  Day azul – Quais as cores primárias?
Day azul – azul , azul e azul
Prof. Porque só azul se temos também o vermelho e o amarelo?
Day azul – porque na minha vida tudo é azul, você conhece aquele música tudo azul Adão e Eva no paraíso
Prof. Dona Fofa – o que é pau de arara?
Dona fofa – ah! ( se joga no chão e faz de conta que desmaia e  levanta) Ousado você não tem outra coisa pra pensar. Não vê que não gosto de certas coisas.
Prof. Luiz sabido- esclareça para a classe
Luiz sabido – pau de arara  nada mais é que um caminhão onde os bóias frias vão para o trabalho ou um transporte clandestino aberto.
Prof.  Medicamento,   me fale sobre a dengue.
Medicamento – prof. Para meus doentes tenho um termômetro para tirar a temperatura, quero medir sua pressão e lhe aplicar uma injeção. É isso que preciso para cuidar da sua saúde.
Prof. Jane curtição- Quantos dias tem a semana?
Jane curtição – 8, cinco eu trabalho o dia todo e nos outros vou me divertir porque o amanha não nos pertence

Prof. E  a paciência oh!!!!!!!!!!!!!!


Conhecendo e interagindo com as obras de Jorge Amado


COLÉGIO MODELO LUIS EDUARDO MAGALHÃES
MONITORA: MARIENE DE OLIVEIRA MACEDO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA



Com o povo aprendi tudo quanto sei, dele me alimentei e, se meus são os defeitos da obra realizada, do povo são as qualidades porventura nela existentes. Porque, se uma virtude possui, foi a de me acercar do povo, de misturar - me com ele, viver sua vida, integrar - me em sua realidade. (AMADO, 1981: 12)




                                                          

Justificativa


2012 é o ano do centenário de Jorge Amado, esse autor fascina seus fãs e não deixa oculta   a cultura baiana quando se trata de seus livros literários, tendo em vista essa afirmativa é que surgiu o projeto Conhecendo e interagindo com as obras de Jorge Amado com o intuito de fazer uma viagem pelas obras do autor visto que ele será um dos autores como fonte de estudo de alguns vestibulares do ano em curso a citar a Universidade do Estado da Bahia ( UNEB ) com dois livros nas sua referencia. Os alunos em foco farão esse vestibular e outros que com certeza virão, unindo o útil ao agradável o projeto fará estudos das obras nos período de 05 de novembro a 07 de dezembro de 2012 no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, situado à rua  Joel Presídio, tendo como público alvo os alunos do 3° ano do ensino médio  inscritos  no projeto EM Ação.

Jorge Amado fez e faz muito sucesso com suas obras que eram feitas sobre a época dos coronéis, ele foi um grande criador de romances ficcionais e o mais interessante é que muitas vezes seus personagens eram tirados de pessoas da vida real, apimentando sua história um pouco ou mudando seu nome apenas, ele foi tão famoso que muitos de seus livros eram traduzidos para outras línguas, descreve um Brasil mestiço, alegre, festeiro e sensual apresenta elementos pinçados de um país tão real como imaginário, do mesmo modo como seus livros permitem entender aspectos sociais e culturais fundamentais da própria sociedade brasileira.

Pretende-se aqui despertar nos alunos, por meio  das obras  de Jorge Amado, não apenas o gosto pela leitura, mas também o interesse pela reflexão crítica e viva acerca da nossa realidade porque a literatura sempre foi um reflexo, mas também um elemento produtor de nossa identidade, e Jorge Amado é figura de ponta para, bem acompanhados, entendermos com quantas obras e romances se constrói uma imagem privilegiada desse Brasil,mas precisamente dessa Bahia maravilhosa


Objetivo Geral

Conhecer e analisar obras de Jorge amado tendo em vista a linguagem e aspectos culturais da época fazendo uma analogia com a atualidade.

Objetivos Específicos

·         Identificar e caracterizar a Bahia como cenário nas obras de Jorge Amado.
·         Analisar a figura feminina nas obras do autor.
·         Identificar os principais temas abordados nas obras de Jorge Amado.
·         Conhecer trechos de obras literárias do autor
·         Comparar as características dos principais personagens dos livros em estudo
·         Conhecer o estilo literário do autor
·         Analisar a linguagem empregada nas obras literárias de Jorge Amado.
·          
Procedimentos

1° momento

·         Questionamentos sobre o que sabem sobre Jorge Amado
·         Levantamento das obras do autor conhecidas pelos alunos
·         Leitura da biografia de Jorge Amado
·         Discussão sobre a biografia

2° momento

·         Leitura de trechos do livro Capitães da Areia
·         Exibição do resumo do filme Capitães da Areia
·         Comparação do vídeo com o livro através de discussões
·         Apontamento com semelhanças e diferenças
·         Produção textual: resumo  do vídeo com leitura pelos alunos para socializarem as várias formas de se contar uma mesma história.

3° momento

·         Apresentação do livro Dona Flor e seus dois maridos
·         Leitura de trechos do livro
·         Comentários sobre os trechos lidos
·         Exibição do filme Dona Flor e seus dois maridos
·         Discussão sobre o vídeo   comparando a escrita do livro
·   Levantamento de aspectos abordados no livro e no filme como por exemplo religião, fidelidade, culinária, linguagem e cultura baiana.
·    Criação de mural abordando aspectos dos dois livros analisados ( autor,n° de páginas, editora,  temáticas envolvidas, principais personagens )

4° momento

·         Leitura de capítulos dos livros Gabriela cravo e canela, Tereza Batista cansada de guerra
·      Comparação dos capítulos lidos por escrito abordando as duas mulheres ( comportamentos, posição social que ocupa, rotina ... )
·         Discussão sobre os textos produzidos

5° momento

·         Exibição do filme Tieta
·         Levantamento de temas abordados no vídeo
·         Discussão em grupo com elaboração de cartaz
·         Produção textual abordando a figura feminina nas obras do autor
6° momento
·         Apresentação de uma escolinha em homenagem a Jorge Amado, abordando os principais personagens de Jorge Amado em seus livros.

Recursos

Obras literárias de Jorge Amado, DVD,data show,  caixa de som,  computador,papel metro, pincel atômico, cartolina.

Conclusão

 Durante todo o processo foi feita inúmeras leituras de obras literárias do autor com uma participação e comprometimento com as atividades propostas pela monitora, os alunos assistiram a vídeos e expressaram pontos de vistas em todos os momentos, como momento final aconteceu a Escolinha do professor Jorge Amado, em que os alunos eram os personagens dos livros estudados ( os alunos estavam a caráter do personagem e se comportavam como tal).
O trabalho foi gratificante. Acredito que Jorge Amado foi muito bem interpretado e que os alunos obtiveram êxito ao conhecer o estilo literário e as obras do autor.

Referencias

AMADO, Jorge. Tieta do Agreste. 26ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

___________. Capitães da Areia.  108ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2002

___________. Dona Flor e seus dois maridos. Rio de Janeiro/São Paulo, Record. 1996.   
___________. Gabriela, Cravo e Canela. Rio de Janeiro: Companhia das letras, 2012
____________.Tereza Batista cansada de guerra.   Rio de Janeiro:  Companhia das Letras, 2008.  

TAVARES, Paulo. O Baiano Jorge Amado e sua obra. São Paulo: Record. 1982.



Conhecendo as obras de Jorge Amado através de uma caça ao tesouro


Jorge Amado foi um escritor movido pela utopia de pensar e reinventar o Brasil — utopia que no início da carreira se traduziu na militância comunista, e, com o passar dos anos, se transformou num elogio rasgado da mestiçagem e do sincretismo. Seus retratos da Bahia (que para ele significava uma espécie de laboratório para refletir sobre o Brasil) parecem ganhar, sempre, voo próprio, alcançando um público alargado, que inclui aqueles familiarizados com o universo da leitura, e outros, mais contagiados pelas novelas, seriados, filmes, músicas e até pelos passeios turísticos por Salvador e Ilhéus. O Brasil de Jorge Amado é, pois, multifacetado e descoberto por ângulos os mais inusitados.


Você está no caminho certo. Que tal procurar um recurso tecnológico? (computador)



A publicação de Dona Flor e seus dois maridos, em 1966, que Jorge Amado se consagra de vez como o grande retratista do Brasil. Com uma tiragem inicial de 75 mil exemplares, o romance o consagra também como um fantástico vendedor de livros. A simples assinatura de Jorge Amado, a essa altura, basta para atrair multidões de leitores. Com Dona Flor, a história de uma professora, Florípedes, dividida entre o falecido e sensual Vadinho e a nova paixão pelo metódico Teodoro, Jorge põe em cena uma heroína que não precisa mais escolher entre o bem e o mal. Entre Vadinho e Teodoro, ela fica com os dois. Com esse livro, toda a estética comunista, que via o mundo como um ringue no qual lutavam  forças opostas e inconciliáveis, se arruína. Em Dona Flor, Jorge mistura não só o mundo material com o espiritual, mas apresenta personagens que, em vez de lutar para resolver contradições e dilemas íntimos, aceitam os paradoxos e as incoerências que definem o humano, abrigando em si elementos opostos e até, na aparência, incompatíveis. E, justamente porque se recusam a fazer escolhas e aceitam a vida como experiência múltipla e incoerente, eles se fortalecem como seres humanos.


Jorge Amado também era misterioso. Ele tinha necessidades fisiológicas assim como a gente. (banheiro)



Em Capitães da Areia, os personagens, quase todos masculinos, são designados por adjetivações e metonímias presentes em apelidos calcados na aparência física ou nos dotes psicológicos: Pedro Bala, o ágil e valente chefe; Sem-Pernas, que tinha um defeito em uma das pernas e se aproveitava dessa situação; Pirulito, a infância, o perdão; Professor, o mentor; João Grande, a força; Volta Seca, a vingança; Boa-Vida, o descanso, o compositor; Gato, a esperteza malandra. Dora é o referencial feminino de mãe, irmã, namorada e mulher, o ouro raro e passageiro, mas de brilho eterno.



Nos primeiros momentos eu era muito usada pela turma do EM Ação, depois me abandonaram... (escada)

O romance Gabriela cravo e canela foi escrito pelo famoso escritor brasileiro Jorge Amado em 1958, fazendo sucesso não só no Brasil como no mundo. 
O romance entre o sírio Nacib e a mulata Gabriela, talvez o personagem feminino mais sedutor criado por Jorge Amado, tem como cenário os anos 20, em plena luta pela modernização material e cultural de Ilhéus, então em franco desenvolvimento graças às exportações de cacau. O eixo da história é a relação delicada e complexa entre as transformações materiais e as idéias morais. Com sua sensualidade inocente, a cozinheira Gabriela não só conquista o coração de Nacib como também seduz um sem-número de homens ilheenses, colocando em xeque a férrea lei local que exigia que a desonra do adultério feminino fosse lavada com sangue."Gabriela, Cravo e Canela" logo se tornou um sucesso mundial. Na televisão, a história se transformou numa das novelas brasileiras mais aclamadas mundo afora. 


Vocês sentam em mim o tempo todo... ( carteira)




Na década de 1970, Sant´Ana do Agreste, pequena vila do interior da Bahia, viveu dias de grande expectativa enquanto se prepara para receber Tieta, filha que retornou depois de 26 anos de ausência. 
Aos 17 anos, Tieta vivera aventuras amorosas que escandalizaram a população. Denunciada pela irmã mais velha, Perpétua, Tieta foi expulsa de casa. Desde a sua partida, o único contato de Tieta com a família era através de cartas que tinham como remetente uma caixa postal em São Paulo.
Além da correspondência, controlada por Carmô, funcionária dos Correios e a solteirona mais alegre da cidade, Tieta também enviava ajuda financeira para a família. O retorno de Tieta abalou a rotina da pacata cidade. Tieta retorna rica e poderosa, viúva de um industrial paulista. Ela chega acompanhada de Leonora, moça bela e triste, que apresenta como sua enteada. Tieta é recebida com toda a pompa pela família, habitantes e políticos da cidade perdida no mapa e no tempo. Ascânio, o jovem e progressista secretário da Prefeitura, tem como maior ambição fazer a luz elétrica chegar à cidade ainda iluminada por luz de gerador. 
A presença de Tieta e Leonora transforma a vida do pacato vilarejo e de seus tipos folclóricos: o prefeito enlouquecido Mauritônio Dantas, o poeta de plantão Barbosinha, o comandante Dário de preocupações ecológicas, o trio de amigos que controla a cidadeda mesa de sinusa, entre outros. 
Leonora e Ascânio se envolvem em um casto romance, enquanto Tieta tem uma tórrida relação com Cardo, o sobrinho seminarista filho da austera Perpétua, que depois também se envolve com Imaculada. 
Por sua generosidade Tieta se transforma na grande benfeitora de Sant Ana do Agreste. A tranquilidade do vilarejo sofre mais um baque com a chegada de representantes da Embratânio S.A., disposta a implantar uma fábrica de dióxido de titânio,altamente poluidora, na cidade. 
Entre tumultos pessoais e políticos, o segredo da vida de Tieta é revelado - ela obrigada a partir mais uma vez, em circunstâncias totalmente inesperadas. Mas Sant Ana do Agreste e seus habitantes nunca mais serão os mesmos, e nunca se esquecerão dela.


Se você for esperta chegará ao tesouro rapidinho, os livros é um caminho de sabedoria ( biblioteca)



Você e seus colegas merecem o nosso carinho especial.

Parabéns por ter chegado até aqui.

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...