COLÉGIO
MODELO LUIS EDUARDO MAGALHÃES
MONITORA:
MARIENE DE OLIVEIRA MACEDO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Com o povo aprendi tudo quanto sei, dele
me alimentei e, se meus são os defeitos da obra realizada, do povo são as
qualidades porventura nela existentes. Porque, se uma virtude possui, foi a de
me acercar do povo, de misturar - me com ele, viver sua vida, integrar - me em
sua realidade. (AMADO, 1981: 12)
Justificativa
2012 é o ano do centenário de Jorge Amado, esse
autor fascina seus fãs e não deixa oculta a cultura baiana quando se trata de seus
livros literários, tendo em vista essa afirmativa é que surgiu o projeto Conhecendo e
interagindo com as obras de Jorge Amado com o intuito de fazer uma viagem pelas
obras do autor visto que ele será um dos autores como fonte de estudo de alguns
vestibulares do ano em curso a citar a Universidade do Estado da Bahia ( UNEB )
com dois livros nas sua referencia. Os alunos em foco farão esse vestibular e
outros que com certeza virão, unindo o útil ao agradável o projeto fará estudos
das obras nos período de 05 de novembro a 07 de dezembro de 2012 no Colégio
Modelo Luis Eduardo Magalhães, situado à rua
Joel Presídio, tendo como público alvo os alunos do 3° ano do ensino
médio inscritos no projeto EM Ação.
Jorge Amado fez
e faz muito sucesso com suas obras que eram feitas sobre a época dos coronéis,
ele foi um grande criador de romances ficcionais e o mais interessante é que
muitas vezes seus personagens eram tirados de pessoas da vida real, apimentando
sua história um pouco ou mudando seu nome apenas, ele foi tão famoso que muitos
de seus livros eram traduzidos para outras línguas, descreve um Brasil mestiço,
alegre, festeiro e sensual apresenta elementos pinçados de um país tão real
como imaginário, do mesmo modo como seus livros permitem entender aspectos
sociais e culturais fundamentais da própria sociedade brasileira.
Pretende-se
aqui despertar nos alunos, por meio das
obras de Jorge Amado, não apenas o gosto
pela leitura, mas também o interesse pela reflexão crítica e viva acerca da
nossa realidade porque a literatura sempre foi um reflexo, mas também um
elemento produtor de nossa identidade, e Jorge Amado é figura de ponta para,
bem acompanhados, entendermos com quantas obras e romances se constrói uma
imagem privilegiada desse Brasil,mas precisamente dessa Bahia maravilhosa
Objetivo
Geral
Conhecer
e analisar obras de Jorge amado tendo em vista a linguagem e aspectos culturais
da época fazendo uma analogia com a atualidade.
Objetivos
Específicos
·
Identificar
e caracterizar a Bahia como cenário nas obras de Jorge Amado.
·
Analisar
a figura feminina nas obras do autor.
·
Identificar
os principais temas abordados nas obras de Jorge Amado.
·
Conhecer
trechos de obras literárias do autor
·
Comparar
as características dos principais personagens dos livros em estudo
·
Conhecer
o estilo literário do autor
·
Analisar
a linguagem empregada nas obras literárias de Jorge Amado.
·
Procedimentos
1°
momento
·
Questionamentos
sobre o que sabem sobre Jorge Amado
·
Levantamento
das obras do autor conhecidas pelos alunos
·
Leitura
da biografia de Jorge Amado
·
Discussão
sobre a biografia
2°
momento
·
Leitura
de trechos do livro Capitães da Areia
·
Exibição
do resumo do filme Capitães da Areia
·
Comparação
do vídeo com o livro através de discussões
·
Apontamento
com semelhanças e diferenças
·
Produção
textual: resumo do vídeo com leitura
pelos alunos para socializarem as várias formas de se contar uma mesma
história.
3°
momento
·
Apresentação
do livro Dona Flor e seus dois maridos
·
Leitura
de trechos do livro
·
Comentários
sobre os trechos lidos
·
Exibição
do filme Dona Flor e seus dois maridos
·
Discussão
sobre o vídeo comparando a escrita do
livro
· Levantamento
de aspectos abordados no livro e no filme como por exemplo religião,
fidelidade, culinária, linguagem e cultura baiana.
· Criação
de mural abordando aspectos dos dois livros analisados ( autor,n° de páginas,
editora, temáticas envolvidas,
principais personagens )
4°
momento
·
Leitura
de capítulos dos livros Gabriela cravo e canela, Tereza Batista cansada de
guerra
· Comparação
dos capítulos lidos por escrito abordando as duas mulheres ( comportamentos,
posição social que ocupa, rotina ... )
·
Discussão
sobre os textos produzidos
5°
momento
·
Exibição
do filme Tieta
·
Levantamento
de temas abordados no vídeo
·
Discussão
em grupo com elaboração de cartaz
·
Produção
textual abordando a figura feminina nas obras do autor
6°
momento
·
Apresentação
de uma escolinha em homenagem a Jorge Amado, abordando os principais
personagens de Jorge Amado em seus livros.
Recursos
Obras
literárias de Jorge Amado, DVD,data show,
caixa de som, computador,papel
metro, pincel atômico, cartolina.
Conclusão
Durante todo o processo foi feita inúmeras
leituras de obras literárias do autor com uma participação e comprometimento
com as atividades propostas pela monitora, os alunos assistiram a vídeos e
expressaram pontos de vistas em todos os momentos, como momento final aconteceu
a Escolinha do professor Jorge Amado, em que os alunos eram os personagens dos
livros estudados ( os alunos estavam a caráter do personagem e se comportavam
como tal).
O
trabalho foi gratificante. Acredito que Jorge Amado foi muito bem interpretado
e que os alunos obtiveram êxito ao conhecer o estilo literário e as obras do
autor.
Referencias
AMADO,
Jorge. Tieta do Agreste. 26ª
ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
___________.
Capitães da Areia. 108ª ed. Rio de
Janeiro: Record, 2002
___________.
Dona Flor e seus dois maridos. Rio de Janeiro/São Paulo, Record.
1996.
___________. Gabriela, Cravo e Canela.
Rio de Janeiro: Companhia das letras, 2012
____________.Tereza
Batista cansada de guerra. Rio de
Janeiro: Companhia das Letras,
2008.
TAVARES,
Paulo. O Baiano Jorge Amado e
sua obra. São Paulo: Record. 1982.