domingo, abril 26, 2009

Jogos para serem usados em escolas

1. Beisebol com o pé
Objetivo: Socialização e espírito de equipe
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: 8 anos em diante
Material: bola leve(voleibol),4 bambolês ou giz para fazer as bases
Aproveitamento: Educação Física Escolar
Procedimento:
1.O animador deverá dividir a turma em dois grupos, explicando as regras do jogo. Utliza-se uma adaptação do beisebol oficial:usar a quadra de futsal e demarcando as bases, os bambolês ou um círculo riscado no chão onde ficam os 4 componentes da equipe defensora e os demais se espalharam por toda àrea de jogo.
2.A equipe atacante fica em fila fora da área(quadra de jogo),um de cada vez deve se posionar dentro da trave do futsal ou no lado que será definido como início e final da volta completa.
3.O professor se posiciona no centro do quadrado e joga a bola rolando na direção do "rebatedor"(equipe atacante), este deve chutar a bola para uma direção de maior distância possível. Este deverá correr ao redor das bases evitando ser "queimado" pelos adversários.
4.Só poderá "queimar" o defensor que estiver dentro da base. Para isso não poderá buscar a bola e sim recebê-la dos seus companheiros.
5.Se o atacante conseguir dar a volta completa sem ser atingido marcará um ponto para sua equipe.¨ 6.Após todos haverem passado,invertem-se os pápeis e os atacantes defenderão.

2.Jogo do lenço
Objetivo: Divertir e estimular o desenvolvimento motor e cooperativo.
Material: Um lenço e giz
Duração: 30 minutos
Faixa Etária: 20 alunos entre 10 e 13 anos
Parte Prática:
Formação : Duas fileiras em número igual, distantes aproximadamente 15m uma da outra.
Preparação : Traçam-se duas linhas paralelas e atrás delas ficam as crianças divididas em duas equipes. Os jogadores de cada equipe receberão um número de 1 a 10. No centro será colocado um lenço.
Execução : O professor se colocará no centro da quadra e chamará um número (por exemplo o nº5 ) , neste momento os jogadores chamados de ambas as equipes deverão se deslocar o mais rápido possível para pegar o lenço, tomando cuidado para não ser tocado pelo jogador da outra equipe no momento em que estiver retornando para o seu lugar.
Se no momento de pegar o lenço os dois jogadores chegarem ao mesmo tempo deverão tomar cuidado para que o adversário não toque o lenço.
Se houver dificuldade de pegar o lenço o professor chamará outro número para ajudar

Final : Depois que todos os nº participarem será vencedor o que completar maior número de pontos.

Variação : Saltitar com um pé, saltitar com os dois pés ao mesmo tempo e em dupla com um pé amarrado no outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...