domingo, dezembro 16, 2018

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em que estes ambientes remetem-nos para uma Pedagogia 2.0 e para o paradigma emergente da Educação Aberta. A mesma tem sido considerada uma filosofia educacional importante para o enriquecimento à aprendizagem ao longo da vida e proporciona a oportunidade de crescimento e aprofundamento do conhecimento.
Entre as redes sociais, o Facebook apresenta-se como um enorme desafio à educação, na medida em que pode proporcionar um processo dinâmico de ensino-aprendizagem do qual os estudantes se sentem parte integrante. Ao fazerem parte desse processo, revelam-se estudantes competentes na arte de aprender, com ações mais autônomas e maior responsabilidade na construção do seu próprio conhecimento (BASSO et al., 2013). Nesse contexto educativo de mudanças, emerge, pois, como compromisso fundamental e como construto fundamental nuclear o autoconceito acadêmico, enquanto dimensão promotora e facilitadora da aprendizagem.
Portanto,  as redes sociais podem, hoje, ser combinadas no processo pedagógico num formato que apelidamos de blended e-learning. Através de plataformas interativas colaborativas próprias ou incorporadas em ambientes online de aprendizagem, as ferramentas da Web 2.0 podem propiciar espaços e condições técnicas para o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem devido à sua versatilidade, facilidade de utilização e inúmeras possibilidades de comunicação, partilha e de colaboração.
MOREIRA, Antonio J. Pedagogia 2.0 na web social e o seu impacto no Autoconceito de estudantes de pós-graduação. Revista da FAEEBA – Educação e contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 44, p. 83-95, jul./dez. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...