domingo, abril 26, 2009

Ruy Barbosa - minha cidade natal!

Ruy Barbosa é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 12º17'02" sul e a uma longitude 40º29'38" oeste, estando a uma altitude de 368 metros. A cidade está aos "pés" da linda Serra do Orobó (950 m), muitas vezes já utilizada como rampa de asa delta e para a prática do ecoturismo. Sua população estimada em 2004 era de 28 500 habitantes. A sua economia é voltada para a pecuária de corte. Possui uma área de 2137,27 km².
Rui Barbosa (BA) - Aos pés da linda Serra do Orobó, a acolhedora e agradável Ruy Barbosa, situada no Piemonte da Chapada Diamantina, completou hoje (28), 84 anos de autonomia política. A cidade é famosa por sua carne-de-sol e pirão-de-leite, tradições culinárias trazidas pelos antigos paraibanos que por lá residiram.


Com 29 mil habitantes e a 320 km de Salvador, o município tem sua economia baseada na exploração do granito, minério abundante na região, e na pecuária de leite e corte. A localidade possui ainda uma rica história que remonta o tempo em que os aventureiros buscavam ouro no sertão do Estado durante o século XVII.


Ruy Barbosa nasceu a partir de uma pracinha em torno de uma igreja, sob a invocação de Santo Antônio. Aos poucos foi perdendo ares de “lugar pacato”, atualmente, a cidade de médio porte tem despertado muitos olhares para o desenvolvimento turístico, tanto que a Serra do Orobó (uma corruptela de “ouro bom”), com 1.004m de altitude, possui a segunda melhor rampa natural da Bahia para a prática de vôos de asa delta e rappel.


Do alto, a visão não poderia ser melhor: muito verde e o colorido garantido por plantas exóticas como gravatás, bromélias e orquídeas raras encontradas apenas na Alemanha e EUA. Para os que não preferem “voar”, trilhas a pé ou de bicicleta, passando por riachos e fontes hidrominerais como o Riacho da Prata e do Ouro, é a grande pedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...