quinta-feira, junho 11, 2009

Sequência didática para trabalhar carta

ETAPAS ATIVIDADES
1º etapa

•Roda da conversa com o tema carta a fim de descobrir quando e para quem eles escrevem bilhetes e cartas e o que já sabem sobre os mesmos.
•Apresentar ( em cartaz) as características de um bilhete e de uma carta com a finalidade de conhecerem a estruturação desses tipos de textos.
•Elaborar um bilhete coletivamente com o propósito de informar a um colega que não poderá ir a determinado lugar que eles combinaram anteriormente.
•Pré- tarefa: Escrita de um bilhete individualmente com o objetivo de convidar para a festa de São João do lugar onde moram.
•Escolher uma das produções (bilhetes) para análise com os alunos fazendo uma revisão textual.

2ª etapa

•Leitura de uma carta ( em transparência ) para que os alunos identifiquem a sua estrutura ( destinatário, remetente, assunto...)
•Perguntas relacionadas a carta lida, como por exemplo: De que nos fala? Quando foi escrita? Quem irá receber? Com a finalidade de interpretar o conteúdo da mesma.
•Pré-tarefa: Solicitar que redijam uma carta para o representante da classe, parabenizando-o e dizendo o que espera dele como líder de turma

3ª etapa

•Ensinar a preencher um envelope com os dados do destinatário e do remetente, falando da função dos CORREIOS e sua importância para que a carta chegue ao local indicado.
•Ver o significado de CEP e como ele pode variar de uma cidade para outra.
•Apresentar uma carta de recomendação realizando coletivamente a leitura da mesma com a intenção de mostrar para os alunos qual a finalidade desse tipo de carta.
•Questionar a carta analisada: O que está sendo recomendado nesse texto? Quem escreveu? Quando escreveu? Que irá receber?
•Lançar um desafio: Quem irá receber mais cartas no período determinado ( agendar esse período) pedindo que o colega escreva cartas para um outro colega de classe com as seguintes intenções: fazer um convite, falar de um final de semana, relatar um momento bom /ruim da sua vida, carta para si mesmo e compartilhar ....( ver sugestões de alunos)

4ª etapa

•Confeccionar junto com os alunos uma caixa de coleta para as cartas e colocá-la num ponto da escola.
•Orientar que as cartas serão entregues aos seus destinatários e posteriormente entregues a professora para serem lidas e avaliadas, depois devolvidas aos seus respectivos donos.
•Aquele que receber mais cartas por turma será considerado o mais amigo, o mais querido (apenas sugestões)
•Solicitar envelope para a próxima aula

5ª Etapa

•Colocar uma das cartas produzidas pelos alunos numa transparência para uma revisão coletiva.
•Momento para produção de uma carta (Atividade avaliativa individual) e postagem da mesma

Um comentário:

  1. EU sou manoel professor de Lingua portuguesa, tem extensão em informática trabalho em todos as séri, isto trabalho no ensino fundamental 2, mas os trabalho produzidos exponho em todos os seguimoesntos de ensino até mesmo em escola vizinhas gosto muito de trabalhar com o concreto a procure sempre com novidades e admiro muito a trabalho que faço tem 3 filhos 1 que vai para 3º ano e a menina chegou no 1º ano e ou 7º ano muito bons alunos desde de já aquele abraço sucesso.

    ResponderExcluir

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...