segunda-feira, outubro 29, 2018

Esquematização das dimensões relacionais e indicadores para a usabilidade pedagógica

A mediação cognitiva e social para a educação aberta e em rede constitui o espaço de intervenção e romoção das cenarizações para a inovação pedagógica, enquanto processo centrado nas práticas dos atores e nos contextos de experiência da comunidade de aprendizagem e conhecimento, cuja natureza interacional e colaborativa se estabelece na modelização das dimensões relacionais e de organização
das aprendizagens em rede. Conforme imagem abaixo.

1- Dimensões relacionais e indicadores para a usabilidade pedagógica


De acordo com esta perspetiva, é proposto  uma concessão da usabilidade pedagógica que tem como foco, para além da avaliação das formas de interação com os conteúdos e os ambientes, as dimensões de relacionamento na rede no âmbito do projeto de aprendizagem para os cenários emergentes de educação aberta, as quais se definem a partir dos seguintes indicadores: i) modalidades de comunicação que decorrem das formas de participação; ii) níveis de confiança como expressão do capital social da partilha na comunidade; iii) práticas colaborativas realizadas a partir das atividades de mediação social e cognitiva; iv) sustentabilidade das experiências de conhecimento ancoradas nos processos de andaimagem das aprendizagens; v) modalidades de e-moderação que resultam dos processos de liderança, em particular, da liderança partilhada na exploração e construção das redes de conhecimento; vi) organização da comunidade enquanto expressão da identidade, formas de relacionamento e atividade da rede de atores


2- Dimensões relacionais e indicadores para a usabilidade pedagógica 





Fonte: Dias, P. (2013). Inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede. Educação, Formação & Tecnologias, 6 (2), 4-14 [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...