A mediação cognitiva e social para a educação aberta e em rede constitui o espaço de intervenção e romoção das cenarizações para a inovação pedagógica, enquanto processo centrado nas práticas dos atores e nos contextos de experiência da comunidade de aprendizagem e conhecimento, cuja natureza interacional e colaborativa se estabelece na modelização das dimensões relacionais e de organização
das aprendizagens em rede. Conforme imagem abaixo.
1- Dimensões relacionais e indicadores para a usabilidade pedagógica |
De acordo com esta perspetiva, é proposto uma concessão da usabilidade pedagógica que tem como foco, para além da avaliação das formas de interação com os conteúdos e os ambientes, as dimensões de relacionamento na rede no âmbito do projeto de aprendizagem para os cenários emergentes de educação aberta, as quais se definem a partir dos seguintes indicadores: i) modalidades de comunicação que decorrem das formas de participação; ii) níveis de confiança como expressão do capital social da partilha na comunidade; iii) práticas colaborativas realizadas a partir das atividades de mediação social e cognitiva; iv) sustentabilidade das experiências de conhecimento ancoradas nos processos de andaimagem das aprendizagens; v) modalidades de e-moderação que resultam dos processos de liderança, em particular, da liderança partilhada na exploração e construção das redes de conhecimento; vi) organização da comunidade enquanto expressão da identidade, formas de relacionamento e atividade da rede de atores
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