quarta-feira, maio 18, 2016

Conhecendo e interagindo com as obras de Jorge Amado


COLÉGIO MODELO LUIS EDUARDO MAGALHÃES
MONITORA: MARIENE DE OLIVEIRA MACEDO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA



Com o povo aprendi tudo quanto sei, dele me alimentei e, se meus são os defeitos da obra realizada, do povo são as qualidades porventura nela existentes. Porque, se uma virtude possui, foi a de me acercar do povo, de misturar - me com ele, viver sua vida, integrar - me em sua realidade. (AMADO, 1981: 12)




                                                          

Justificativa


2012 é o ano do centenário de Jorge Amado, esse autor fascina seus fãs e não deixa oculta   a cultura baiana quando se trata de seus livros literários, tendo em vista essa afirmativa é que surgiu o projeto Conhecendo e interagindo com as obras de Jorge Amado com o intuito de fazer uma viagem pelas obras do autor visto que ele será um dos autores como fonte de estudo de alguns vestibulares do ano em curso a citar a Universidade do Estado da Bahia ( UNEB ) com dois livros nas sua referencia. Os alunos em foco farão esse vestibular e outros que com certeza virão, unindo o útil ao agradável o projeto fará estudos das obras nos período de 05 de novembro a 07 de dezembro de 2012 no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, situado à rua  Joel Presídio, tendo como público alvo os alunos do 3° ano do ensino médio  inscritos  no projeto EM Ação.

Jorge Amado fez e faz muito sucesso com suas obras que eram feitas sobre a época dos coronéis, ele foi um grande criador de romances ficcionais e o mais interessante é que muitas vezes seus personagens eram tirados de pessoas da vida real, apimentando sua história um pouco ou mudando seu nome apenas, ele foi tão famoso que muitos de seus livros eram traduzidos para outras línguas, descreve um Brasil mestiço, alegre, festeiro e sensual apresenta elementos pinçados de um país tão real como imaginário, do mesmo modo como seus livros permitem entender aspectos sociais e culturais fundamentais da própria sociedade brasileira.

Pretende-se aqui despertar nos alunos, por meio  das obras  de Jorge Amado, não apenas o gosto pela leitura, mas também o interesse pela reflexão crítica e viva acerca da nossa realidade porque a literatura sempre foi um reflexo, mas também um elemento produtor de nossa identidade, e Jorge Amado é figura de ponta para, bem acompanhados, entendermos com quantas obras e romances se constrói uma imagem privilegiada desse Brasil,mas precisamente dessa Bahia maravilhosa


Objetivo Geral

Conhecer e analisar obras de Jorge amado tendo em vista a linguagem e aspectos culturais da época fazendo uma analogia com a atualidade.

Objetivos Específicos

·         Identificar e caracterizar a Bahia como cenário nas obras de Jorge Amado.
·         Analisar a figura feminina nas obras do autor.
·         Identificar os principais temas abordados nas obras de Jorge Amado.
·         Conhecer trechos de obras literárias do autor
·         Comparar as características dos principais personagens dos livros em estudo
·         Conhecer o estilo literário do autor
·         Analisar a linguagem empregada nas obras literárias de Jorge Amado.
·          
Procedimentos

1° momento

·         Questionamentos sobre o que sabem sobre Jorge Amado
·         Levantamento das obras do autor conhecidas pelos alunos
·         Leitura da biografia de Jorge Amado
·         Discussão sobre a biografia

2° momento

·         Leitura de trechos do livro Capitães da Areia
·         Exibição do resumo do filme Capitães da Areia
·         Comparação do vídeo com o livro através de discussões
·         Apontamento com semelhanças e diferenças
·         Produção textual: resumo  do vídeo com leitura pelos alunos para socializarem as várias formas de se contar uma mesma história.

3° momento

·         Apresentação do livro Dona Flor e seus dois maridos
·         Leitura de trechos do livro
·         Comentários sobre os trechos lidos
·         Exibição do filme Dona Flor e seus dois maridos
·         Discussão sobre o vídeo   comparando a escrita do livro
·   Levantamento de aspectos abordados no livro e no filme como por exemplo religião, fidelidade, culinária, linguagem e cultura baiana.
·    Criação de mural abordando aspectos dos dois livros analisados ( autor,n° de páginas, editora,  temáticas envolvidas, principais personagens )

4° momento

·         Leitura de capítulos dos livros Gabriela cravo e canela, Tereza Batista cansada de guerra
·      Comparação dos capítulos lidos por escrito abordando as duas mulheres ( comportamentos, posição social que ocupa, rotina ... )
·         Discussão sobre os textos produzidos

5° momento

·         Exibição do filme Tieta
·         Levantamento de temas abordados no vídeo
·         Discussão em grupo com elaboração de cartaz
·         Produção textual abordando a figura feminina nas obras do autor
6° momento
·         Apresentação de uma escolinha em homenagem a Jorge Amado, abordando os principais personagens de Jorge Amado em seus livros.

Recursos

Obras literárias de Jorge Amado, DVD,data show,  caixa de som,  computador,papel metro, pincel atômico, cartolina.

Conclusão

 Durante todo o processo foi feita inúmeras leituras de obras literárias do autor com uma participação e comprometimento com as atividades propostas pela monitora, os alunos assistiram a vídeos e expressaram pontos de vistas em todos os momentos, como momento final aconteceu a Escolinha do professor Jorge Amado, em que os alunos eram os personagens dos livros estudados ( os alunos estavam a caráter do personagem e se comportavam como tal).
O trabalho foi gratificante. Acredito que Jorge Amado foi muito bem interpretado e que os alunos obtiveram êxito ao conhecer o estilo literário e as obras do autor.

Referencias

AMADO, Jorge. Tieta do Agreste. 26ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

___________. Capitães da Areia.  108ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2002

___________. Dona Flor e seus dois maridos. Rio de Janeiro/São Paulo, Record. 1996.   
___________. Gabriela, Cravo e Canela. Rio de Janeiro: Companhia das letras, 2012
____________.Tereza Batista cansada de guerra.   Rio de Janeiro:  Companhia das Letras, 2008.  

TAVARES, Paulo. O Baiano Jorge Amado e sua obra. São Paulo: Record. 1982.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...