quinta-feira, novembro 22, 2018

Educação Aberta

O termo educação aberta é usado atualmente no contexto dos chamados Recursos Educacionais Abertos e trazem novas práticas de ensino-aprendizagem que se popularizaram com o surgimento e crescimento das tecnologias educacionais. Esse termo é utilizado em contextos diferentes envolvendo diversas práticas, sendo algumas mais tradicionais e outras mais recentes, de modo que a utilização desses recursos educacionais abertos é mais uma maneira de se fazer educação aberta.
Lewis e Spencer (1986) definiram a educação aberta como um termo utilizado para descrever cursos flexíveis que são desenvolvidos para atender necessidades individuais; objetivando remover as barreiras de acesso à educação tradicional, e sugerem uma filosofia de aprendizagem centrada no aluno.
Gourley e Lane (2009) apontam dois fatores que contribuíram imensamente para oferecer novas maneiras de como o usuário pode interagir com o conteúdo em educação aberta. Esses fatores são, em primeiro lugar, o progresso  da tecnologia na transformação de plataformas unilaterais de provisão de conteúdo em plataformas multidirecionais, interativas e colaborativas; e ainda nesse âmbito tecnológico, a ubiquidade da internet e a sofisticação da telefonia moderna, que permitiram que a aprendizagem aberta se tornasse algo global. Em segundo lugar, a emergência de novas formas de licenciamento para conteúdo digital, que abriu novos horizontes para a distribuição e a utilização de materiais educacionais.
A era das comunicações em rede  permite uma melhoria na  educação quando define o cenário para uma cultura de aprendizado necessária. Na era digital, as comunidades se auto-organizaram ao redor da internet, criando  uma “plataforma” global com acesso vastamente expandido para todos os tipos de recursos,  incluindo materiais educacionais formais e informais. A internet também  adotou uma nova cultura de compartilhamento, no qual o conteúdo é livremente contribuído e distribuído com poucas restrições.
Uma das evoluções da internet é a chamada Web 2.0,  que desviou a atenção do acesso à informação para o acesso a outras pessoas. Novos tipos de recursos on-line – como sites de redes sociais, blogs, wikis e comunidades virtuais – têm permitido que as pessoas com interesses comuns possam se encontrar, compartilhar ideias e colaborar de forma inovadora. Assim Web 2.0 criou um novo tipo de mídia participativa para apoiar múltiplos modos de aprendizagem. Dois desses incluem a aprendizagem social, com base na premissa de que nossa compreensão do conteúdo é socialmente construída através de conversas sobre esse conteúdo e através de interações em torno de problemas ou ações. O foco não é tanto sobre o que aprender, mas em como nós aprendemos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...