domingo, novembro 29, 2009

COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS

TECER UM TEXTO: COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS


A palavra texto provém do latim textum, que significa “tecido, entrelaçamento”. Há, portanto, uma razão etimológica para nunca esquecermos que o texto resulta da ação de tecer, de entrelaçar unidades e partes a fim de formamos um todo inter-relacionado. Daí podemos falar em textura ou tessitura de um texto: é a rede de relações que garantem sua coesão, sua unidade. Esse trabalho de tecelã que o produtor de textos escritos executa pode ser avaliado considerando quatro elementos centrais: a repetição, a progressão, a não-contradição e a relação. Para estudá-los, devemos ter sempre em mente que um texto se desenvolve de maneira linear, ou seja as partes que o formam surgem uma após a outra, relacionando-se com o que já foi dito ou com o que se vai dizer . Esses quatro itens vão ajudá-lo a avaliar o grau de coesão e de coerência dos textos que você lê e dos que produz. Integrando-os, você adquire um conceito bastante prático do que um texto deve ser: uma seqüência de dados não-contraditórios e relacionáveis, apresentados gradativamente por meio de um movimento que combina repetição e progressão.

REPETIÇÃO

Ao longo de um texto coerente, ocorrem repetições, retomadas de elementos( palavras, frases e seqüências que exprimem fatos ou conceitos), que normalmente são feitas por pronome( e pelas terminações verbais que os indicam) ou por palavras e expressões equivalentes ou sinônimas. Também podemos repetir a mesma palavra ou expressão, o deve ser feito com cuidado, a fim de que o ritmo não seja prejudicado.

PROGRESSÃO

Num texto coerente, o conteúdo deve progredir, ou seja, devemos sempre acrescentar novas informações ao que já foi citado. A progressão complementa a repetição: esta garante a retomada de elementos passados, aquela assegura que o texto não se limite a repetir indefinidamente o que já foi exposto. Dessa forma, equilibrando o que já foi dito com o que se vai dizer, garantindo a continuidade do tema e a progressão do sentido.

NÃO-CONTRADIÇÃO

Num texto coerente, não devem surgir elementos que contradigam informações já apresentadas. O texto não deve destruir a si mesmo, tomando como verdadeiro o que já foi considerado falso, ou vice-versa. Esse tipo de contradição só é tolerado se for intencional.
Não se deve confundir a contradição com contraste. A aproximação de idéias e fatos contrastantes é um recurso muito freqüente no desenvolvimento da argumentação. Dizer, por exemplo que o Brasil tem uma economia comparável a dos maiores países do mundo para, a seguir, declarar que a distribuição de renda no país é a pior do mundo não é uma contradição. É um contraste, que pode servir ao desenvolvimento de uma linha argumentativa.

RELAÇÃO

Num texto coerente, os fatos e conceitos devem estar relacionados. Essa relação deve ser suficiente para justificar sua inclusão num mesmo texto. Para avaliar o grau de relação dos elementos que vão construir seu texto, é importante organizá-los esquematicamente antes de escrever. Feito o esquema, deve-se verificar se a aproximação de idéias que se quer fazer é realmente eficaz.
Um texto pode ser incoerente em ou para determinada situação se seu autor não consegue inferir um sentido ou uma idéia através da articulação de suas frases e parágrafos e por meio de recursos lingüísticos (pontuação, vocabulário, etc.).
A coerência textual é a relação lógica entre as idéias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não-contradição entre as partes do texto.
A coerência de um texto inclui fatores como o conhecimento que o produtor e o receptor têm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo, o conhecimento que esses têm da língua que usam e intertextualidade Pode-se concluir que texto coerente é aquele do qual é possível estabelecer sentido, é entendido como um princípio de interpretabilidade.

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