domingo, novembro 29, 2009

Seminário

SEMINÁRIO


O seminário é um gênero textual público, produzido oralmente, de maneira individual ou em grupo, com graus de formalidade que variam conforme a situação. Sua finalidade principal é transmitir conhecimentos específicos – científicos ou técnicos – de determinada área. Por isso, é um gênero textual da família dos gêneros expositivos.

Como preparar um seminário?

Apesar de o seminário ser um gênero oral, ele geralmente se baseia em um texto escrito, produzido previamente, que serve de roteiro para o apresentador ou os apresentadores.
Como a finalidade do gênero é transmitir para os ouvintes determinados conhecimentos, o apresentador deve se colocar numa posição de “especialista ” no assunto em foco. Isso quer dizer que ele deve demonstrar conhecer o tema mais do que os ouvintes, pois é essa condição que lhe confere autoridade para discorrer sobre o assunto.
Para conquistar a condição de especialista no assunto e ganhar o respeito do público, o apresentador deve adotar os seguintes procedimentos:
• Pesquisar em bibliotecas, na Internet e em locadoras quais livros, jornais, revistas especializadas, enciclopédias, vídeos, etc. poderão servir como fontes de informação sobre o tema.
• Tomar notas, copiar ou reproduzir textos verbais e não verbais que possam ser lidos, resumidos ou expostos durante a exposição.
• Planejar os passos da exposição, tendo em vista: como introduzir, desenvolver e concluir a exposição; quais subtemas serão abordados no desenvolvimento; quais exemplos ou apoios ( gráficos, dados estatísticos) serão utilizados para fundamentar a exposição; que materiais e recursos audiovisuais ( cartazes, apostilas, lousa, retroprojetor, microfone, etc) serão necessários.
Nesse planejamento, devem-se ser levadas em conta as características do público-alvo, como faixa etária, tipo de interesse, expectativas e conhecimentos prévios em relação ao tema abordado, etc. Convém dar à exposição um encaminhamento que a torne interessante, como por exemplo, intercalar o uso da voz com o uso dos recursos audiovisuais.
Redigir um roteiro que possa ser consultado durante a exposição. Esse roteiro deve conter informações-chave que orientem o pensamento do apresentador, formuladas por meio de tópicos, esquemas, palavras-chaves, citações de outras pessoas para leitura durante a exposição. Além do roteiro, muitos apresentadores, para sentirem-se seguros, preferem redigir previamente tudo o que será exposto. Esse texto pode ajudar as pessoas que têm dificuldades para se ater ao tema. Mas atenção: ele não deve ser lido integralmente durante o seminário.
O seminário é produzido para uma platéia. Logo, é importante levar em conta o modo de apresentar o seminário e a relação do publico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...