domingo, novembro 29, 2009

Enganos- evite dizer

UTILIDADE PÚBLICA - (Prof Pascoal)

Evite dizer:

Menas (sempre menos).

Iorgute (iogurte).

Mortandela (mortadela).

Mendingo (mendigo).

Trabisseiro (travesseiro).

Trezentas gramas (é O grama e não A grama = trezentos gramas).

De menor, de maior (é simplesmente maior ou menor de idade).

Cardaço (cadarço).

Asterístico (asterisco).

Beneficiente (beneficente - lembre-se do Hospital Beneficência Portuguesa)

E lembre-se também:

Mal - Bem / Mau - Bom

A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar) e não GERMINADA nascer,brotar;

O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas têm espinhos.

Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA

O certo é HAJA VISTA (tendo em VISTA, que se oferece à vista) e não HAJA VISTO.

"FAZ dois anos que não o vejo" e não " FAZEM dois anos".

POR ISSO e não PORISSO.

"HAVIA (HOUVE, HAVERÁ) muitas pessoas no local" e não " HAVIAM" (HOUVERAM,HAVERÃO).
"PODE HAVER problemas" e não "PODEM HAVER...."

PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA (deixe isso para o Zéé Dirceu).

A PARTIR e não ÀÀ PARTIR.

A FIM DE (PARA, FINALIDADE) e não AFIM DE (afim: AFINIDADE: "almas afins").

Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para MIM fazer, comprar ou comer.
(mim não conjuga verbo; apenas "eu, tu eles, nós, vós, eles").

E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING:

Não é "Eu vou ESTAR mandando, vou ESTAR passando, vou ESTAR verificando" e sim
"Eu vou MANDAR, vou PASSAR e vou VERIFICAR" (muito mais simples, mais elegante e CORRETO).
Acrescento:

O certo é CUSPIR e não GOSPIR.

O certo é BASCULANTE e não VASCULHANTE, aquela janela do banheiro ou da cozinha.

Fora os que falam estou "soando" referindo-se ao calor...O certo é suando, com "u", pois quem "soa" é sino!!!

O certo é "precisamos nos encontrar", e NUNCA "precisamos nos encontrarmos"!!!

Só mais uma: Por favor, arranquem os malditos SEJE e ESTEJE do seu vocabulário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...