SEQUENCIA
DIDÁTICA SOBRE VINICIUS DE MORAIS
MOSTRA
LITERÁRIA 2013
Série: 6ª Turma: E, F e G
Objetivos
·
Refletir sobre a importância do legado de Vinicius
de Moraes para a cultura brasileira,
·
Refletir
sobre a importância e a diversidade das obras de Vinicius de Morais
·
Discutir a hibridização
entre gêneros literários, em especial crônica, prosa e poesia
·
Conhecer a obra do autor;
·
Desenvolver a capacidade de pensamento crítico;
·
Despertar nos alunos o gosto pela poesia e texto
literário;
·
Trabalhar as músicas compostas por Vinicius de
Morais sensibilizando os alunos pelos diversos ritmos musicais;
·
Apresentar
obras de Vinicius de Morais para a comunidade escolar em formato de varal
·
Oportunizar
aos alunos o acesso ao universo literário de Vinícius de Moraes,
mobilizado pela poesia, música, encenações, recitações de poesias
·
Desenvolver a oralidade;
·
Produzir vídeos
·
Ilustrar poemas
· Análise de texto
·
Biografia Vinicius
de Moraes
·
Poesia/ poema
·
Música
Procedimentos
1º momento
·
Roda da
conversa ( conhecem a obra de Vinicius de Moraes? O que
já leram? Quais músicas já ouviram? )
·
Apresentação do
livro A arca de Noé para a turma e alguns
textos do poeta Vinicius de Morais. Convidando um aluno para fazer a
leitura de uma das obras.
·
Leitura da
biografia de Vinicius de Morais
·
Questionamentos
escritos sobre a biografia lida
·
Explicação pelo
professor sobre a obra de Vinicius de Moraes que não se prende a algum gênero
específico, pois,Vinicius era capaz, de escrever simultaneamente com traços
românticos, simbolistas, parnasianos e modernos
2º Momento
·
Explicação sobre o
gênero poesia/poema
·
Leitura dos sonetos
de fidelidade e de separação para melhor explicação sobre o gênero e suas
especificidades( rima, verso, estrofe... )
·
Discussão sobre os sonetos
3º momento
Produção textual: Reescrita da biografia de Vinicius de Morais
4º momento
·
Escuta de áudio/ vídeos com
composições feitas por Vinicius de Morais
·
Criação de um CD ou DVD pelos
alunos com várias obras de Vinicius de Morais
( esse material será executado no
stand no dia da mostra literária)
5º momento
·
Dividir a turma em grupos para
que leiam os textos listados de Vinicius de Morais (Viagem à Sombra, A porta, A casa, Samba de Breque , soneto de fidelidade, balada do vivo morto,
A mulher que passa, A morte,)
· Questionamentos sobre os textos
lidos ( São alegres? Tristes? tem personagens? São poesias? Crônicas?)
·
Escrita dos poemas nas peças de
roupas ( papel) para serem colocados no varal literário
·
Ilustração dos poemas
Recursos
Papel metro, pincel atômico, lápis de cor,
barbante, data show, áudio, textos
xerocados, livros paradidáticos, a internet
Avaliação
A avaliação levará em
consideração tanto a participação e o comprometimento dos alunos com o estudo,
assim como o desempenho destes nas atividades solicitadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário