domingo, novembro 03, 2013

Sequencia didática sobre Vinicius de Morais



SEQUENCIA DIDÁTICA SOBRE VINICIUS DE MORAIS

MOSTRA LITERÁRIA 2013


Série: 6ª     Turma: E, F e G

Objetivos

·        Refletir sobre a importância do legado de Vinicius de Moraes para a cultura brasileira,
·        Refletir sobre a importância e a diversidade das obras de Vinicius de Morais
·        Discutir a hibridização entre gêneros literários, em especial crônica, prosa e poesia
·        Conhecer a  obra do autor;
·        Desenvolver a capacidade de pensamento crítico;
·        Despertar nos alunos o gosto pela poesia e texto literário;
·        Trabalhar as músicas compostas por Vinicius de Morais sensibilizando os alunos pelos diversos ritmos musicais;
·        Apresentar obras de Vinicius de Morais para a comunidade escolar em formato de varal
·        Oportunizar  aos alunos o acesso ao universo literário de Vinícius de Moraes, mobilizado pela poesia, música, encenações, recitações de poesias
·        Desenvolver a oralidade;
·        Produzir vídeos
·        Ilustrar poemas

Conteúdos 
 
·       Análise de texto
·        Biografia Vinicius de Moraes
·        Poesia/ poema
·        Música


Procedimentos


1º momento

·        Roda da conversa  (  conhecem a obra de Vinicius de Moraes? O que já leram? Quais músicas já ouviram? )
·        Apresentação do livro A arca de Noé para a turma e alguns  textos do poeta Vinicius de Morais. Convidando um aluno para fazer a leitura de uma das obras.
·        Leitura da biografia de Vinicius de Morais
·        Questionamentos escritos sobre a biografia lida
·        Explicação pelo professor sobre a obra de Vinicius de Moraes que não se prende a algum gênero específico, pois,Vinicius era capaz, de escrever simultaneamente com traços românticos, simbolistas, parnasianos e modernos


2º Momento

·        Explicação sobre o gênero  poesia/poema
·        Leitura dos sonetos de fidelidade e de separação para melhor explicação sobre o gênero e suas especificidades( rima, verso, estrofe... )
·        Discussão sobre os sonetos

3º momento

Produção textual:  Reescrita da biografia de Vinicius de Morais

4º momento

·        Escuta de áudio/ vídeos com composições feitas por Vinicius de Morais
·        Criação de um CD ou DVD pelos alunos com várias obras de Vinicius de Morais  (  esse material será executado no stand no dia da mostra literária)

5º momento 

·        Dividir a turma em grupos para que leiam os textos listados de Vinicius de Morais (Viagem à Sombra, A porta, A casa, Samba de Breque , soneto de fidelidade, balada do vivo morto, A mulher que passa, A morte,)
·  Questionamentos sobre os textos lidos ( São alegres? Tristes? tem personagens? São poesias? Crônicas?)
·        Escrita dos poemas nas peças de roupas ( papel) para serem colocados no varal literário
·        Ilustração dos poemas

Recursos

Papel metro, pincel atômico, lápis de cor, barbante, data show, áudio,  textos xerocados, livros paradidáticos, a internet

Avaliação

A avaliação  levará em consideração tanto a participação e o comprometimento dos alunos com o estudo, assim como o desempenho destes nas atividades solicitadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...