domingo, novembro 03, 2013

Projeto Cidadania: Conhecendo e praticando direitos e deveres



Justificativa



Sabemos que a escola como formadora de cidadãos tem a função de antecipar e provocar sua comunidade de maneira consciente sobre os valores que o cidadão precisa possuir no cumprimento dos seus deveres, para usufruir de seus direitos perante a sociedade com respeito e compromisso de todos.

Assim, a presente proposta prevê  ações inter-relacionadas que tenham dupla direção, para “dentro” e para “fora” da escola. As ações para “dentro” da escola são aquelas que objetivarão  a  implementação da pedagogia de projetos, aliada aos princípios de transversalidade e interdisciplinaridade. Os conteúdos relacionados aos projetos, serão incorporados às disciplinas específicas da escola. As ações para “fora” da escola são aquelas que promovem a articulação entre a escola e os espaços de aprendizagem de seu entorno. Desse modo, partindo dos projetos interdisciplinares e transversais, elaborados em sala de aula, mas desenvolvidos fora dos muros escolares (nas praças, ruas e na zona rural), a escola se aproximará da comunidade, utilizando seus equipamentos e espaços como fontes de aprendizagem. 

Sabemos que temáticas de ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social, levadas para dentro da sala de aula e articuladas com os conteúdos tradicionalmente contemplados pelos  currículos e desenvolvidas com a comunidade , pressupõe uma nova maneira de pensar o papel da escola. Esta mudança de paradigma implica na revisão  dos papéis dos diferentes atores envolvidos na educação e uma abertura da escola para acolher a diversidade da população que a compõe. Assim concebida, a  escola não se encerrará em si mesma, mas se tornará parte integrante da vida de seus alunos e da comunidade onde está inserida.

 Esse é o sentido que podemos dar a uma educação em valores que incorpora em seus objetivos a escola, mas também a comunidade e o bairro onde ela se insere.

O projeto se desenvolverá de acordo com as ações previstas  em sala pelos professores realizando  ações como exemplo de cidadania visando alcançar os valores a serem trabalhados: justiça diante de qualquer situação, mantendo a ordem de acordo com direitos e deveres dos alunos, impondo respeito entre todos, incentivando os alunos, a saber, a hora de ouvir, de falar... adequando as atividades com os conteúdos previstos para a 1ª unidade, contextualizando assim com o cotidiano escolar.





Objetivo geral

Informar e conscientizar pais, alunos, comunidade em geral da importância de se desenvolver a cidadania na sociedade, conhecendo e exercendo o seu papel de cidadão de forma crítica.




Objetivos Específicos


ü     Conscientizar os educando e comunidade escolar da importância dos direitos e deveres do cidadão como forma compromissada e respeitosa;

ü     Reconhecer hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajudá-los a ser uma pessoa melhor com os outros;

ü      Pensar sobre a importância de estar sempre atento a tudo que o cerca;

ü      Perceber que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela;

ü     Valorizar o diálogo como forma de lidar com os conflitos;

ü     Perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de uma finalidade;

ü     Perceber que as boas maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos;

ü   Despertar atitudes simples de conservação dos ambientes públicos: não jogar papel na calçada; não derrubar latas de lixos de casas; não pichar muros; não quebrar vidros; não destruir os objetos da escola e nem mesmo ela; não rabiscar ou colocar os pés na parede;

ü  Aprimorar valores e atitudes, capacitando os alunos na busca e uso competente de informações no seu cotidiano;

ü     Desenvolver a habilidade de realizar pesquisa (levantamento de dados, delimitação do problema, levantamento de hipótese, das fontes de investigação, organização e tratamento dos dados levantados, apresentação do produto final);

ü     Ampliar os conteúdos conceituais, bem como os de procedimentos e de atitudes;

ü     Elevar a auto-estima dos alunos, colaborando para que se torne um cidadão atuante;

ü     Subsidiar e ampliar os conhecimentos dos alunos relativos aos riscos mais presentes na realidade em que vivem, para permitir atitudes adequadas aos interesses e expectativas de cada um.



Conteúdos


Tema Geral Cidadania - Tópicos a serem abordados:

ü     Identidade

ü     Boas Maneiras/ Valores

ü     Relações de Trabalho

ü     Tecnologia e sexualidade

ü     Meio ambiente

ü     Bullyng

ü     Comportamentos sociais

ü     Esporte e cidadania

ü     Alimentação

ü     Patrimônio público

ü     Função dos órgãos públicos

ü     Reciclagem

ü     Estatuto do Idoso

ü     Violência contra adolescente

ü     Música, cultura e cidadania

ü     Violência no trânsito

ü     Saúde preventiva

ü     Saneamento básico

ü     Autoestima



Procedimentos (Ações a serem desenvolvidas)



O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar e contínua, contando com a participação de toda a comunidade escolar, os professores em cada série adequará seus conteúdos de forma criativa com a cidadania e os valores a serem alcançados.  Algumas sugestões podem ser seguidas pelos professores para melhor desenvolvimento de suas aulas: vídeos, palestras, textos informativos, painéis, júri simulado, poemas, confecção de cartazes, dramatização, exposição de trabalhos, relatos de experiências vividas, roda da conversa, elaboração de textos espontâneos/ solicitados, estudos de  textos de diversos gêneros referentes a valores, boas maneiras, cidadania, orientação no trânsito e preservação do meio ambiente, bullyng, violência contra o adolescente, estatuto do idoso, alimentação, saúde pública, patrimônio público, saneamento básico...



Recursos


Data show, livros didáticos, textos diversos, revistas, jornais, pincel atômico, lápis de cor, vídeos, cartazes,



Avaliação



A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.  Neste sentido, espera-se que o (a) aluno(a) se torne um agente transmissor e multiplicador dentro da sua família, vizinhança e com os demais amigos, assuma seu papel como agente cultural, um cidadão que sabe o seu papel na comunidade com engajamento individual e social na solução de problemas.

A avaliação também estará no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade.








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