Justificativa
Sabemos que a escola como formadora de cidadãos
tem a função de antecipar e provocar sua comunidade de maneira consciente sobre
os valores que o cidadão precisa possuir no cumprimento dos seus deveres, para
usufruir de seus direitos perante a sociedade com respeito e compromisso de
todos.
Assim, a presente proposta prevê ações inter-relacionadas que tenham dupla
direção, para “dentro” e para “fora” da escola. As ações para “dentro” da
escola são aquelas que objetivarão
a implementação da pedagogia de
projetos, aliada aos princípios de transversalidade e interdisciplinaridade. Os
conteúdos relacionados aos projetos, serão incorporados às disciplinas
específicas da escola. As ações para “fora” da escola são aquelas que promovem
a articulação entre a escola e os espaços de aprendizagem de seu entorno. Desse
modo, partindo dos projetos interdisciplinares e transversais, elaborados em
sala de aula, mas desenvolvidos fora dos muros escolares (nas praças, ruas e na
zona rural), a escola se aproximará da comunidade, utilizando seus equipamentos
e espaços como fontes de aprendizagem.
Sabemos que temáticas de ética, convivência
democrática, direitos humanos e inclusão social, levadas para dentro da sala de
aula e articuladas com os conteúdos tradicionalmente contemplados pelos currículos e desenvolvidas com a comunidade ,
pressupõe uma nova
maneira de pensar o papel da escola. Esta mudança de paradigma implica na
revisão dos papéis dos diferentes atores
envolvidos na educação e uma abertura da escola para acolher a diversidade da
população que a compõe. Assim concebida, a
escola não se encerrará em si mesma, mas se tornará parte integrante da
vida de seus alunos e da comunidade onde está inserida.
Esse é o sentido que
podemos dar a uma educação em valores que incorpora em seus objetivos a escola,
mas também a comunidade e o bairro onde ela se insere.
O projeto se desenvolverá de acordo com as ações
previstas em sala pelos professores
realizando ações como exemplo de
cidadania visando alcançar os valores a serem trabalhados: justiça diante de
qualquer situação, mantendo a ordem de acordo com direitos e deveres dos
alunos, impondo respeito entre todos, incentivando os alunos, a saber, a hora
de ouvir, de falar... adequando as atividades com os conteúdos previstos para a
1ª unidade, contextualizando assim com o cotidiano escolar.
Objetivo geral
Informar e conscientizar pais, alunos, comunidade em geral da
importância de se desenvolver a cidadania na sociedade, conhecendo e exercendo
o seu papel de cidadão de forma crítica.
Objetivos Específicos
ü Conscientizar os educando e
comunidade escolar da importância dos direitos e deveres do cidadão como forma
compromissada e respeitosa;
ü Reconhecer hábitos
importantes da vida cotidiana, que vão ajudá-los a ser uma pessoa melhor com os
outros;
ü Pensar sobre a
importância de estar sempre atento a tudo que o cerca;
ü Perceber que em uma série de situações da vida
real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam
ter confiança nela;
ü Valorizar o diálogo como
forma de lidar com os conflitos;
ü Perceber que as normas devem
ser respeitadas por causa de uma finalidade;
ü Perceber que as boas maneiras
são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para
todos;
ü Despertar atitudes simples de
conservação dos ambientes públicos: não jogar papel na calçada; não derrubar
latas de lixos de casas; não pichar muros; não quebrar vidros; não destruir os
objetos da escola e nem mesmo ela; não rabiscar ou colocar os pés na parede;
ü Aprimorar valores e atitudes,
capacitando os alunos na busca e uso competente de informações no seu
cotidiano;
ü Desenvolver a habilidade de
realizar pesquisa (levantamento de dados, delimitação do problema, levantamento
de hipótese, das fontes de investigação, organização e tratamento dos dados
levantados, apresentação do produto final);
ü Ampliar os conteúdos
conceituais, bem como os de procedimentos e de atitudes;
ü Elevar a auto-estima dos
alunos, colaborando para que se torne um cidadão atuante;
ü Subsidiar e ampliar os
conhecimentos dos alunos relativos aos riscos mais presentes na realidade em
que vivem, para permitir atitudes adequadas aos interesses e expectativas de
cada um.
Conteúdos
Tema Geral Cidadania - Tópicos a serem abordados:
ü Identidade
ü Boas Maneiras/ Valores
ü Relações de Trabalho
ü Tecnologia e sexualidade
ü Meio ambiente
ü Bullyng
ü Comportamentos sociais
ü Esporte e cidadania
ü Alimentação
ü Patrimônio público
ü Função dos órgãos públicos
ü Reciclagem
ü Estatuto do Idoso
ü Violência contra adolescente
ü Música, cultura e cidadania
ü Violência no trânsito
ü Saúde preventiva
ü Saneamento básico
ü Autoestima
Procedimentos (Ações a serem desenvolvidas)
O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar e
contínua, contando com a participação de toda a comunidade escolar, os
professores em cada série adequará seus conteúdos de forma criativa com a
cidadania e os valores a serem alcançados.
Algumas sugestões podem ser seguidas pelos professores para melhor
desenvolvimento de suas aulas: vídeos, palestras, textos informativos, painéis,
júri simulado, poemas, confecção de cartazes, dramatização, exposição de
trabalhos, relatos de experiências vividas, roda da conversa, elaboração de
textos espontâneos/ solicitados, estudos de
textos de diversos gêneros referentes a valores,
boas maneiras, cidadania, orientação no trânsito e preservação do meio
ambiente, bullyng, violência contra o adolescente, estatuto do idoso,
alimentação, saúde pública, patrimônio público, saneamento básico...
Recursos
Data show, livros didáticos, textos diversos, revistas,
jornais, pincel atômico, lápis de cor, vídeos, cartazes,
Avaliação
A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante
observação; considerando o processo e não apenas o produto. Neste
sentido, espera-se que o (a) aluno(a) se torne um agente transmissor e
multiplicador dentro da sua família, vizinhança e com os demais amigos, assuma
seu papel como agente cultural, um cidadão que sabe o seu papel na comunidade
com engajamento individual e social na solução de problemas.
A avaliação também estará no próprio resultado do trabalho.
Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e
desenvolvimento da oralidade e da expressividade.
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