Justificativa
“A educação é uma poderosa arma para
combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor
do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya.” Aloizio Mercadante
De acordo com a fala acima do ministro
da Educação Aloizio Mercadante, o Brasil
tem enfrentado um sério problema de saúde causado pelo mosquito aedes aegypti.
E nós como educadores não podemos
ignorar essa situação, pois a cada momento que se passa a situação se agrava
mais. Pessoas e mais pessoas contaminadas
pela picada do
mosquito estão sendo
hospitalizadas e algumas
delas chegando à morte.
Assim, a população necessita de
informações sobre as doenças causadas por este mosquito bem como as formas de
prevenção, sintomas e como eliminar de vez esta ameaça, em parceria com a saúde
a educação pode fazer a diferença nesse processo.
Objetivo
geral
Chamar atenção da comunidade
escolar e comunidade
do entorno, visando
a conscientização quanto
à importância de combater
o mosquito Aedes
aegypti como principal
maneira de prevenir
doenças graves causadas
por este mosquito.
Objetivos
Específicos
- Sensibilizar
e Mobilizar os alunos no combate a dengue
- Conhecer
as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti
- Alertar
sobre os principais sintomas da dengue diferenciando-os das demais doenças
provocadas pelo aedes Aegypti
- Conhecer
a origem do mosquisto aedes aegypti
- Desenvolver
a cidadania;
- Identificar
as regiões brasileiras mais afetadas pela DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA
- Compreender
e evitar o ciclo de vida do mosquito
- Adquirir
hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito
e com a Aedes aegypti
- Aplicar
os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
PÚBLICO ALVO:
Toda comunidade escolar e comunidade
do entorno.
DISCIPLINA:
Ciências
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
- Conversas
informais
- Estudo
dirigido sobre a origem do mosquito e das doenças
- Análise
de charges que envolvam o mosquito e as doenças
- Exibição
de vídeos sobre as doenças dengue, zika e chikungunya e como evitá-las
- Pesquisas
na internet.
- Confecção
de cartazes, faixas, desenhos de forma coletiva
- Realização
de palestras com profissionais da saúde.
- Criação
de panfletos.
- Criação
ou reprodução de paródias sobre o mosquito
Recursos:
TV, cartolinas, lápis de cor, papel
metro, hidrocor, textos xerocados, panfletos, aparelho de som.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua mediante
abordagem do tema e da participação e execução do projeto e como culminância uma caminhada envolvendo todas as
escolas.
Referencias:
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