domingo, dezembro 16, 2018

Um texto para chamar de seu



 Resumo 

O capítulo 4 aponta várias facetas de leitor que devemos sempre ter em mente ao compor nosso trabalho, deixa claro que o autor não pode se esquecer de que ele é também um de seus leitores e se assim fizermos podemos rever, retomar, e mais: aprender com nossas próprias palavras porque a escrita surpreende. Porém nem sempre é fácil usufruirmos dessa possibilidade, pois não raras vezes nos transformamos em um leitor extremamente rígido, num verdadeiro  tirano a exigir perfeição acima de tudo, sempre pronto a nos acusar de pouco aprofundamento, de incapacidade de ir além. O autor acaba se afastando do próprio texto, ou então evita relê-lo, perdendo a chance de torná-lo mais bem acabado. Percebe-se que há também autores que releem o texto, porém o fazem de tal maneira que não enxergam as falhas, simplesmente não conseguem entrar em contato com as palavras materializadas diante de si e seguem acreditando ter dito algo que na realidade, ainda não disseram. Sabemos que há um risco na releitura que vários autores relataram que é o de decorar o texto, que se torna um problema, pois dificulta a localização de problemas, as reformulações, os acréscimos necessários, já que, assim que começa a reler, o autor-leitor excessivamente apegado às próprias palavras já adivinha a sequência do fluxo verbal para isso uma estratégia possível é oferecer a cria a outro leitor de confiança que possa dar outra visão do texto. O autor é seu próprio leitor e para isso é preciso observar nas releituras tanto os aspectos positivos quanto os negativos, ou seja, tanto os trechos que ainda precisam ser trabalhados, pois ainda não correspondem ao que você pretende dizer, como aqueles que já estão finalizados, ou seja, mais próximos do seu pensar, e se não conseguimos mais avaliar o texto, é preciso distanciar-se dele por algum tempo e entregá-lo a um leitor de nossa confiança. Toda  pessoa que tem dedicação e amor ao seu texto, descobre nele inúmeras possibilidades de escrevê-lo e assim torna-se  apaixonado durante todo o decorrer de seu trabalho, porque o que faz com que o trabalhe ganhe em acabamento é a disposição do autor em dele se aproximar amorosamente, buscando suas qualidades, permitindo-se comemorá-las, bem como identificando suas falhas, permitindo-se, passando o sentimento de desânimo, ou a procura indignada por culpados, superá-las. È preciso tomar cuidado com o resumo, experimentar o poder de síntese. Não se alongar, mas também não se esquecer de seduzir o leitor contando da abrangência e pertinência de seu trabalho. Ao fazermos a segunda releitura é preciso estar atentos se não há repetições de estruturas gramaticais, evitar excessos porque torna o texto lento e processual em momentos nos quais você pode e deve ser mais dinâmico, e o excesso de erros de um gênero  pode menosprezar a riqueza  de seu trabalho prejudicando o entendimento do conteúdo de suas idéias. Poucos erros de português não dificultam o entendimento do texto desde que ele esteja bem articulado, se isso ocorrer elabore erratas, porque é uma maneira de antecipar possíveis criticas. È preciso estar atento de que não existe necessariamente correspondências entre pausas da oralidade e sinais gráficos e que há mitos do bem escrever que acabam comprometendo o que se quer dizer. Diante de uma terceira releitura é preciso estar atento ao padrão de citações, pois estamos na esfera de construção de conhecimentos, portanto o, leitor precisa ter livre acesso a informações precisas do caminho percorrido na revisão de literatura, sendo fundamental oferecer ao leitor informações históricas, ainda é necessário estar atenta se não há mudanças desnecessárias de pessoa no decorrer do texto, a repetições de idéias, frase ou citações e as convenções acertadas com o orientador. È imprescindível a leitura  do texto por outras pessoas que não conhecem nada de sua área de atuação porque são elas que lembram você de colocar as notas de rodapé para completar informações, ou parênteses com o nome completo das siglas, que porventura, você fez referencia.  Todo bom leitor ativo procura em suas leituras cotidianas não só se  ater aos conteúdos dos textos, mas também à maneira como são apresentados, e identificar os autores de sua preferência recursos que utilizam intencionalmente para compartilhar ideias. Ao elaborar um texto passa-se por muita dificuldade, muita angústia e principalmente pelos conflitos próprios do escrever. É um texto extremamente necessário para todo acadêmico cheio de dúvidas que está no impasse com a escrita de seu texto, é de fácil compreensão, aborda uma linguagem característica de que gosta de escrever, além de sugeri livros para evitar erros primários, no entanto, nos desmotiva quando nos pede para abandonar o texto quando achamos que ele já não pode ser mais avaliado por nós mesmos, acredito ser difícil abandonar mesmo que por pouco tempo aquilo que aprendemos a amar, no caso, o texto produzido, o interessante seria sempre as releituras, cada vez que uma nova leitura é feita, mais detalhes descobrimos sobre o que escrevemos.


PERROTTA, Cláudia. Um texto para chamar de seu: preliminares sobre a produção do texto acadêmico. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

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