domingo, dezembro 16, 2018

Análise da tecnologia móvel nas escolas

Com bases nos textos para estudo percebe-se que as ferramentas da web, a aprendizagem online e as potencialidades dos dispositivos móveis trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de reconfigurar ambientes (virtuais) de aprendizagem que respondam às necessidades das “mentes móveis” dos estudantes desta sociedade digital e em rede.

A escola de hoje não é nem deve ser a mesma de alguns anos atrás, mas, para tal, é preciso enfrentar alguns desafios e um deles é o uso de novas tecnologias em sala de aula, em especial a tecnologia móvel, vista muitas vezes pelo professor como algo que atrapalha e chama a atenção dos alunos desviando o sentido da aula.

Talvez, as velhas práticas, as ferramentas ultrapassadas e as metodologias retrógradas já não são suficientes para suprir as necessidades do atual cenário educacional brasileiro sendo  preciso considerar que as informações se tornaram mais rápidas e acessíveis, que os estudantes estão cada vez mais autônomos e conectados e  que  as novas tecnologias e mídias sociais estão revolucionando a forma de ensinar e aprender.
É preciso criar estratégias inovadoras de ensino para auxiliar no desenvolvimento dos alunos, incluindo o uso de novas tecnologias.  Existem várias maneiras de introduzir essas práticas em sala de aula - em atividades pedagógicas, a gamificação, na aplicação de avaliações e simulados e na proposta de leituras, o uso didático do celular pode auxiliar e motivar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

Com efeito, as salas de aula virtuais, nos LMS, nas redes sociais ou nestas plataformas de  instant messaging, possibilitam diversos níveis  de interação que vão desde o um para um até de muitos para muitos. As interações, não só com o  professor,  mas também  com  os  colegas,  configuram-se, pois,  como  a  base prática  da  aprendizagem  em  ambiente  virtual  e  tais  interações  estão fundamentadas pelas teorias de carácter construtivista e sociointeracionista, uma vez  que  exigem  a  negociação  de conflitos  e  a  partilha  de  significados (MONTEIRO; MOREIRA; LENCASTRE, 2012).

Portanto,  nas sociedades contemporâneas a importância da educação digital e em rede tem vindo a acentuar-se por via do desenvolvimento no domínio tecnológico e da sua cada vez maior presença no quotidiano social. Os avanços das tecnologias digitais, e em particular da Internet, têm estimulado de forma decisiva a aprendizagem para além das estruturas educativas formais, sendo que hoje a aprendizagem em espaços informais na web, como as redes, constitui um desafio para esta sociedade conectada, na medida em que estes ambientes reúnem experiências de vida e aprendizagens autênticas (DOWNES, 2005).

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