domingo, dezembro 16, 2018

Tecnologia


A necessidade de expressão de sentimentos e opiniões nos acompanha desde os tempos remotos viabilizando a comunicação entre os seus semelhantes, sendo necessário o uso da tecnologia de inteligência, essa tecnologia é imaterial porque não existe como máquina, mas como linguagem que é utilizada em tempos e espaços diferentes desenvolvidas através de processos e produtos.
O processo de produção industrial da informação trouxe nova realidade porque surgiram profissões que tem como foco de ação a comunicação de informação e entretenimento citando, por exemplo, os meios de comunicação de massa, que são aqueles que atingem várias pessoas ao mesmo tempo.
Esse avanço tecnológico garantiu novas formas de uso da informação e comunicação ampliando assim nossas formas de linguagem, diante disso temos:
a)    A linguagem oral como construção particular de cada grupo feita através de signos para a comunicação e aprendizagem dos membros do mesmo grupo. A fala é vista como meio para facilitar e possibilitar o estabelecimento de diálogos nessas transmissões de informações, dando origem aos idiomas. A fala como uso regular define a cultura e a forma de transmissão de conhecimentos de um povo que nomeia, define e delimita o mundo a sua volta criando uma concepção de espaço e tempo.
b)    A criação e o uso da escrita surgiram quando os homens deixaram de ser nômades e passaram a ocupar de forma mais permanente um espaço, deixando assim a sociedade oral que predominava a repetição e a memorização como única forma de aquisição de conhecimento. Temos como um dos primeiros registros gráficos a escrita encontradas em paredes de cavernas, ossos, pedras e pele de animais, que assim como outros foram ferramentas antes de surgir o papel. Posteriormente surgiu o papiro e mais tarde o pergaminho, muito usado por nobres para o registro de seus bens.
A tecnologia da escrita, interiorizada como comportamento humano interage com o pensamento, libertando-o da obrigatoriedade de memorização permanente. A tecnologia da escrita, torna-se uma ferramenta para a  comunicação, a pessoa que escreve e que lê, ela interpreta o escrito, auxilia o pensamento e possibilita a exposição de suas idéias e amplia sua capacidade de reflexão.
c) A linguagem digital é considerada como terceira e articula-se com as tecnologias eletrônicas de informações, é também a nova forma de comunicação utilizada pela juventude de nosso país. É uma linguagem simples, baseada em códigos binários, linguagem de síntese que engloba aspectos da oralidade e da escrita em novos contextos. Tem por base os hipertextos, que é uma evolução do texto linear na forma como o conhecemos e a hipermídia, que é um documento em forma de mídia. Ambas reconfiguram as formas como lemos e acessamos as informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...