segunda-feira, maio 18, 2009

Analise sobre os fundamentos da ADM na Empresa Aspen


Hoje, podemos dizer que vivemos em uma sociedade eminentemente organizacional. Nas sociedades complexas, o homem, em todas as etapas de sua vida, desde o nascimento até a morte, depende das organizações, é controlado por organizações e nelas passa a maior parte de seu tempo.

Toda organização há uma pessoa ou um grupo de pessoas cuja tarefa principal é administrar: sua especialidade e responsabilidade consistem em tomar decisões sobre os objetivos e a utilização dos recursos da organização. Os responsáveis pela administração podem ser designados de diferentes formas. As pessoas que, em determinado período, estejam ocupando o posto de responsáveis pela administração, desempenham um mandato e constituem uma estrutura de poder - elas formam um grupo que tem a capacidade de tomar decisões e fazê-las serem seguidas, mas qual a melhor forma de administrar sem ser autoritário e sem passar despercebido por todas as situações de uma empresa?

Sendo a Aspen uma organização que tem uma combinação de esforços individuais com a finalidade de realizar propósitos coletivos é fundamental que as pessoas sejam consideradas o elemento essencial para que os outros recursos envolvidos venham em segundo plano tais como máquinas e equipamentos, dinheiro, tempo, espaço e conhecimentos.

Devemos ser capazes então de compreender o porquê da existência e da importância da administração, afinal é somente por intermédio de uma boa administração que as organizações conseguem ter um excelente desempenho. É por meio da administração que as organizações tornam-se capazes, produtivas e obtêm sucesso.


A administração é o processo que tem como finalidade garantir a eficiência e a eficácia de um sistema, tendo um processo de decisões baseando-se em quatro tipos: planejamento, organização, direção e controle.

Por meio de uma organização, é possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. As organizações têm características importantes que as diferenciam de outros grupos sociais, como a família, as multidões, os passageiros de um veiculo coletivo e a massa de consumidores de determinado produto. As principais são: propósito, divisão do trabalho e coordenação.

Na sociedade Organizacional muito produtos e serviços essenciais para a simples sobrevivência somente se tornam disponíveis quando há organizações empenhadas em realizá-los. A qualidade de vida depende delas em grande parte: serviços de saúde, preocupação com o meio ambiente - tudo depende de alguma empresa ou organização pública. Assim, o desempenho das organizações que a servem ou a afetam de alguma forma é um assunto do interesse de qualquer coletividade.

Todo o crescimento de Apsen é o resultado dos esforços e competência dos diretores que desenvolveu um modelo de gestão de negócios que é a intervenção, não autorizada, das pessoas na direção de negócio alheio, feita no interesse e por conta do respectivo dono, e tem como ponto fundamental a qualidade e a valorização de políticas de melhoria contínua e satisfação do cliente, além dos esforços de implementar inovadoras práticas de Gestão de pessoas, a área que tem sido a responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano.

As organizações são deliberadamente orientadas para a realização de objetivos que podem ser classificados em duas categorias principais: produtos e serviços. Uma organização em particular pode produzir diferentes produtos e ao mesmo tempo prestar diferentes serviços, ou dedicar-se a apenas uma missão onde cada pessoa e cada grupo de pessoas tem um papel especifico que converge para a realização da missão. Assim como as organizações são especializadas em determinadas missões, as pessoas e os grupos que nelas trabalham também são especializados em determinadas tarefas. E a divisão do trabalho que permite superar as limitações individuais. Quando se juntam as pequenas contribuições de cada um, realizam-se produtos e serviços que ninguém conseguiria fazer sozinho.

A administração é um processo inerente a qualquer situação em que haja recursos que procuram atingir algum tipo de objetivo e nesse processo de administrar compreende inúmeras decisões para isso as diversas tarefas especializadas numa organização precisam combinar-se e integrar-se porque elas são interdependentes - para realizar uma, é preciso realizar outra, ou nada acontece.

Não apenas as necessidades humanas e as necessidades das organizações exigem continuamente novos serviços, produtos e processos, como também o avanço do conhecimento, por si só, tende a gerar inovações tecnológicas.

Muitas investem em tecnologias para fazerem o diferencial sendo a tecnologia resultante do volume de conhecimentos, que é cada vez maior, é natural que as empresas e a sociedade estejam constantemente solicitando e produzindo inovações tecnológicas: há, portanto, uma oferta constante de conhecimentos que se transformam em produtos e serviços cada vez mais aprimorados - cada vez mais capazes de atender às necessidades de comunicação, transporte, alimentação, saúde, diversão, educação e muitas outras que constituem os inúmeros mercados de produtos e serviços em que as organizações atuam.

Por outro lado há a necessidade também de investir em benefícios como a empresa em questão que adota programas para os seus funcionários visto que com todas essas mudanças o fator humano nas organizações passa a ser mais importante do que já é hoje, e ter um funcionário motivado, trabalhando com vontade, passa a ser um fator a mais, e muito importante para o desenvolvimento e o crescimento da organização. As organizações dependem das pessoas para dirigi-las, organizá-las, controlá-las, e fazê-las funcionar. Quanto melhor e mais motivadas estiverem essas pessoas, melhor estarão funcionando essas organizações.

Nota-se que o clima organizacional na Apsen era muito difícil, havia muita “panelas” dentro da própria equipe, sendo necessário conhecer melhor as pessoas, redefinir as atribuições de seus respectivos departamentos, redistribuírem as tarefas e reorganizar as atividades melhorando assim o ambiente interno.

O nome de clima organizacional dado ao ambiente interno existente entre os membros da organização (Fleury & Fischer, 1989). O clima organizacional está intimamente relacionado com o grau de motivação de seus participantes. Quando há elevada motivação entre os membros, o clima motivacional se eleva e se traduz em relações de satisfação, de animação, interesse, colaboração etc. Todavia, quando há baixa motivação entre os membros, seja por frustração ou barreiras à satisfação das necessidades, o clima organizacional tende a abaixar-se, caracterizando-se por estados de depressão, desinteresse, apatia, insatisfação etc., podendo, em casos extremos, chegar a estados de agressividade, tumulto, inconformidade etc., típicos de situações em que os membros se defrontam abertamente com a organização ( como nos casos de greves, piquetes etc).

As teorias sugerem que produtividade alta e bom desempenho no trabalho conduzem a atingir objetivos pessoais, quando temos recompensa. Organizações raramente distribuem recompensas, e quando o fazem dão a mesma recompensa para todos, mas os desempenhos individuais tendem a diferir muito. O resultado é recompensar em demasia a incompetência e recompensar de menos o desempenho superior por isso se faz necessário uma avaliação de desempenho, que a Apsen pretende desenvolver que se adapte às peculiaridades da empresa, que seja capaz de avaliar além das competências técnicas, as competências humanas, principalmente, aspectos mais subjetivos como a capacidade da pessoa de interagir com os colegas e através dessa boa interação atender os resultados que a empresa espera dela.

Analisando a empresa Apsen são evidentes algumas caracteristicas da teorira da Relacões humanas e da Teoria Comportamental. A Teoria das Relaçoes Humanas criou novas perspectivas para a administração, visto que buscava conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos e partir de então que começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisões e na disponibilização das informações acerca da empresa a qual eles trabalhavam.

As principais críticas a essa escola é de que ela apresenta uma visão inadequada dos problemas de relações industriais, alguns estudiosos acreditam que a origem esteja no fato de ser a teoria das relações humanas em produto da ética e do princípio democrático então existente nos Estados Unidos; Oposição cerrada à teoria clássica - Tudo aquilo que esta preconizava, a teoria das relações humanas negava; imitação no campo experimental e parcialidade nas conclusões levaram gradualmente a teoria a um certo descrédito; A concepção ingênua e romântica do operário - as pessoas que seguiram demonstraram que nem sempre isto ocorreu; a ênfase exagerada nos grupos informais colaboraram rapidamente para que esta teoria fosse repensada e o seu enfoque manipulativo e certamente demagogo não deixou de ser descoberto e identificado pelos operários e seus sindicatos.
Ao receber tantas críticas, a Teoria das Relações Humanas precisou de uma reestruturação que deu origem a Teoria Comportamental que é o processo decisorial. Todo indivíduo é um tomador de decisão, baseando-se nas informações que recebe do seu ambiente, processando-as de acordo com suas convicções e assumindo atitudes, opiniões e pontos de vista em todas as circunstâncias. A organização neste sentido é vista como um sistema de decisões.
Para trabalhar a força humana de modo que todos dêem o máximo de si, é necessário ter pessoas motivadas e satisfeitas com aquilo que fazem, assim desenvolverão com melhor qualidade suas atividades e perseguirão objetivos com maior eficácia, portanto, torna-se indispensável a qualquer empresa, independentemente do seu porte, empreender esforços para possibilitar que as pessoas sintam-se motivadas.[...] as suas pessoas. Estas quando bem geridas tornam-se o diferencial que alavanca bons resultados e prosperidade para ambas as partes, empregador e empregado.
A receita para grandes resultados está justamente nas pequenas coisas, dependendo, é claro, do foco que olharmos, do nosso grau de dedicação, esforço e da qualidade das nossas ações.

Outro aspecto que mostra a irreverência da Apsen em relação as práticas de Gestão de Pessoas é o plano de carreira que é definido pelo próprio funcionário e apresenta uma planejamento estratégico para os próximos cinco anos, que tem como objetivo, não só o crescimento do faturamento, mas também o amadurecimento e fortalecimento da empresa oferecendo aos colaboradores condições de remuneração, benefícios, desenvolvimento, capacitação e ambiente de trabalho que sejam totalmente diferenciados e mantenham a empresa com um das melhores para se trabalhar.

A eficácia varia com o tempo, porque os ambientes não são estáticos. A empresa que é capaz de fabricar um produto competitivo ou resolver um problema no presente poderá não ter a mesma capacidade no futuro. Ser eficaz no presente e preparar-se para ser eficaz no futuro são coisas diferentes. Para ser eficaz, um sistema deve alcançar e manter um estado de equilíbrio dinâmico, que é a capacidade de antecipar-se e ajustar-se às mudanças do ambiente. Por meio do equilíbrio dinâmico, a organização eleva sua probabilidade de sobrevivência a longo prazo. A sobrevivência de uma organização é uma medida de eficácia quando se consideram longos períodos, significando que suas missões encontram receptividade no ambiente ao longo do tempo. Assim, uma organização é eficaz quando consegue cumprir seus objetivos no presente, e também está preparada para cumpri-los no futuro como é o caso da Apsen.

É Através do planejamento estratégico que podemos determinar a melhor maneira de associar os recursos disponíveis com a necessidade da sociedade, pondo em prática mudanças contínuas que levem à maior produtividade e à melhor qualidade dos serviços jurisdicionais. Os planos estratégicos refletem a capacidade de fazer o que tem de ser feito, obtendo a melhor relação entre recursos, processos e resultados. São guias, não dogmas e devem ser flexíveis, passíveis de re-planejamento.

O homem passa a maior parte de sua vida nas organizações. Existem três razões que explicam a existência das organizações: As pessoas necessitam se relacionar. É través das organizações que os indivíduos satisfazem-se socialmente o que chamamos de razão social, as pessoas se organizam para aumentar suas habilidades, comprimir o tempo requerido para atingir um objetivo e adquirir conhecimento através do compartilhamento de informações chamada de razão material e duas ou mais pessoas conseguem produzir mais atuando conjuntamente do que individualmente o que chamamos de razão sinergístico.

Estando a atento que o homem passa a maior parte de sua vida nas organizações por inúmeras razoes é necessário que haja treinamentos para que elas possam desempenhar tais funções cada vez melhor. A Apsen além de investir constantemente em treinamento e atualização profissional, procura proporcionar um ambiente de trabalho agradável, produtivo e enriquecedor, ideal para troca de experiências e conhecimento, aumentando ainda mais o envolvimentos de seus colaboradores procurando também manter um canal aberto de comunicação buscando que todos os membros de sua equipe se desenvolvam através do relacionamento aberto e sincero desenvolvendo um espírito de comunidade.

A falta de preparo dentro de uma empresa pode provocar sérios prejuízos. Pensando em melhorar a qualidade do resultado esperado, a Apsen investe constantemente mostrando que um treinamento é mais do que um simples custo, é um grande investimento.

De acordo com a Coordenadora de Desenvolvimento Organizacional , Rosely Tavares, a cultura de treinamento é um processo educativo que leva tempo. "As empresas precisam investir constantemente no desenvolvimento de suas lideranças para que as mesmas entendam da importância em promover o treinamento contínuo, tanto técnico quanto comportamental.

Segundo Rosely Tavares o treinamento não pode ser visto como custo, pois na realidade ele é um investimento que dá excelente retorno quando bem feito e voltados para as pessoas corretas. "Todas as empresas de sucesso continuam investindo na preparação de seus colaboradores, pois este é reconhecidamente um grande diferencial de competitividade", como resultado disso temos o alto índice de funcionários satisfeitos e dedicados ao trabalho.

Com todo treinamento e desenvolvimento em uma empresa cria-se também normas, que variam entre os interesses e as necessidades, além das normas de conduta, que podem nascer da conveniência das pessoas que as criam, a cultura compreende ainda os comportamentos que os membros de uma organização concordam em adotar porque julgam correto, bem como seus ‘usos e costumes”. Isto pode ser exemplificado com a atitude em relação à autoridade, em diferentes organizações.

Os novos funcionários que chegam adquirem a cultura daqueles que já se encontram na organização. Além disso, a cultura é renovável: cada novo conceito que surge é incorporado. A cultura das organizações e sua natureza burocrática, são responsáveis pela capacidade que as organizações têm de sobreviver a seus integrantes.

Todo indivíduo é colaborador da empresa. Entretanto, como as funções individuais encontram-se diluídas pela organização, em alguns casos, fica muito difícil para o funcionário observar a importância do seu trabalho para a consecução dos objetivos. Portanto, cabe ao administrador salientar junto aos seus subordinados, que por mais insignificante que seja o trabalho executado, ele é de grande importância para a empresa (Claret, 1998).


É bastante notável que as empresas têm uma natureza competitiva - elas concorrem entre si, disputando a preferência dos mesmos clientes e consumidores. O sucesso de uma pode significar o fracasso de outra. Muitas organizações, no entanto, competem unicamente com seu próprio objetivo como é o caso da Apsen e seu sucesso é medido exclusivamente pela capacidade de resolver o problema para o qual foram criadas.

Seu sucesso é totalmente invejável, os profissionais estão totalmente satisfeitos com o trabalho que realizam, além de terem uma estabilidade eles vêem na empresa muito mais que um trabalho e por mais que venhamos a citar melhorias, elas serão sempre bem colocadas em pratica porque todos procuram se empenharem cada vez mais.

Como a s empresas buscam cada vez mais sistemas de gerenciamento mais produtivos, evidenciando a redução dos desperdícios e visualizando a capacitação técnica das pessoas, têm investido nos mais diversos programas de qualidade total.Sendo a preocupação com a qualidade, condição de pré-existência das organizações e não somente um diferencial, tornou-se indispensável prever as necessidades exigidas pelo mercado e para isso faz-se necessário que haja atitudes de colaboração e iniciativa por parte de todos os envolvidos e o compromisso com os resultados.

De acordo com a empresa analisada que apresenta sempre melhorias em todos os seus aspectos principalmente os humanos, uma outra melhoria que poderia ser incluída e ou ampliada nela seria uma das ferramentas de qualidade total que é o Programa 5S, e com a sua implantação e ou ampliação na organização acredita-se poder gerar um ambiente saudável, o crescimento da harmonia na empresa, contribuição para o clima organizacional e a motivação elevada dos colaboradores.

5 S é uma ferramenta administrativa que auxilia na implantação da qualidade, organização e otimização nas empresas. Criado no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de auxiliar na reestruturação do País, que necessitava reorganizar suas industrias, melhorando a produção por causa da alta competitividade do pós-guerra. O programa 5 S visa conscientizar a todos da importância da qualidade no ambiente de trabalho. É a implantação de uma nova cultura que necessita contar com o comprometimento das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados, ambientes limpos, organizados, asseio e bem estar que proporciona condições para uma maior produtividade. O Programa baseia –se em 5 conceitos: 1.º S - Seiri - Senso De Utilização E Descarte Conceito: "Separar O Útil Do Inútil, Eliminando O Desnecessário". 2.º S - Seiton - Senso De Arrumação E Ordenação Conceito: "Identificar E Arrumar Tudo, Para Que Qualquer Pessoa Possa Localizar Facilmente". 3.º S - Seiso - Senso De Limpeza Conceito: "Manter Um Ambiente Sempre Limpo, Eliminando As Causas Da Sujeira E Aprendendo A Não Sujar". 4.º S - Seiketsu - Senso De Saúde E Higiene Conceito: "Manter Um Ambiente De Trabalho Sempre Favorável A Saúde E Higiene". 5.º S - Shitsuke - Senso De Auto-Disciplina Conceito: "Fazer Dessas Atitudes, Ou Seja, Da Metodologia, Um Hábito, Transformando Os 5s's Num Modo De Vida". Cada uma das etapas acima se complementam.

É necessário que todos conheçam e percebam a importância dos 5S e de seus resultados e que entendam, concordem e cumpram os procedimentos e as regras solicitadas. Pois só existe dedicação quando as pessoas compreendem e se comprometem com aquilo que estão fazendo. Para isso o ideal seria que todos participassem das decisões tomadas o que se percebe claramente na empresa Aspen onde os funcionários também tem grande influência nas decisões.

As regras e procedimentos observadas são claras e de fácil entendimento, visto que as pessoas incorporam regras quando percebem que é para o seu bem-estar e de todos e assim as praticam constantemente. Quando pessoas falham deve-se verificar se as instruções foram claras, pois muitas vezes erros ocorrem por falhas na comunicação.

O sistema 5S precisa ser cultivado todo dia, na empresa, em casa e na coletividade. Invariavelmente as alternativas mais simples são as melhores soluções para diversos conflitos.
REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto . Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. São Paulo, Ed. Campus . 2005

CLARET, Martin. A essência da Motivação. Ed. Martin Claret, 1998.

FLEURY, Maria Tereza Lima & FISCHER, Rosa Maria. Cultura e Poder nas Organizações.São Paulo, Atlas, 1989.

KOETZ, Lucianae Soutello. Fundamentos de Administração. São Paulo. Pearson Education do Brasil, 2009



http://www.fw.uri.br/~tibola/arquivos/fund_adm.pdf. acesso em 25/04/09

Tavares, Rosely . A importância do treinamento nas empresas.:. [ s.l ] disponível em www.administradores.com.br acesso em 25/04/09

Um comentário:

  1. Esse texto foi elaborado para a disciplina de Fundamentos da ADM, na UNOPAR, tendo como conceito excelente.

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