segunda-feira, maio 18, 2009

Experiëncias diversas para aula de ciências

Propriedades do Ar

* Material: seringa de injeção
*Procedimento: Coloque o êmbolo a uns 5 cm do orifício de saída da seringa. Feche esse com o dedo. Agora pressione o êmbolo com força. Ele avança um pouco e pára.
* Conclusão: O ar ocupa lugar dentro da seringa e impede o êmbolo de ir para a frente. Observou-se um fenômeno de compressão do ar.

Material: Frasco de vidro e ovo
Procedimento: O ar do frasco de vidro, ao ser aquecido, aumenta de volume e em grande parte sai do frasco se torna maior e empurra e ovo para dentro.
Conclusão: O ar dentro do frasco se torna rarefeito e a esse processo se dá o nome de rarefação.
Obs: Para retirar o ovo vire o frasco de boca para baixo e sopre fortemente pelo gargalo

Peso do Ar
Material: Balança, balões e prato
Procedimento: Coloque numa balança dois balões de ar, um em cada prato. Equilibre a balança e fure um dos balões com a agulha. A balança tombará ao lado do balão cheio de ar.
Conclusão: Uma vez cheio, o segundo balão e vazio, o primeiro, o vazio perde seu peso, logo o ar tem peso,

Pressão do ar
Material: Copo e folha de papel
Procedimento: Pegue um copo e encha-o de água. Cubra-o com uma folha de papel e sobre a folha coloque um pedaço de papelão. Coloque sua mão de modo firme, sobre o papelão e inverta o copo; retire a mão e o papelão.
Conclusão: A água não deverá cair por causa da pressão.


Umidade do ar
Material: Uma garrafa
Procedimento: Retire da geladeira uma garrafa de água gelada. Depois enxugue a parte externa da garrafa e deixe-a sobre a mesa . O que aconteceu com a parte externa da garrafa? Ela tornou-se úmida, condensando-se nela gotículas de água.
Conclusão: O vapor d’água que existe no ar, ao encontrar-se com a superfície fria da garrafa, condensou-se.

Medida de temperatura
Material: Uma moeda e arame
Procedimento: Amarre uma moeda de qualquer valor com um arame, esquente-a e tente colocá-la novamente com a pinça. O que aconteceu com a moeda? Ela não cabe mais no laço de arame.
Conclusão: Isso ocorreu porque com a temperatura recebida ela dilatou.


Utilidade do ar
Material: Nariz, boca e mão
Procedimento: Tape o seu nariz e sua boca ao mesmo tempo com a mão. Após ter feito tal experimento o que você observou? Observou que é impossível parar de respirar por vários minutos, porque dependemos do ar para viver.
Conclusão: O ar é indispensável à vida.


Estados da água
Material: Um copo, água
Procedimento: Coloque a água no copo e observe em que estado se encontra a mesma
Conclusão: A água se encontra no estado líquido.

Material: Uma barra de gelo
Procedimento: Coloque no congelador uma cuba de água. Após ter passado algum tempo verifique a cuba tirando-a do congelador. O que aconteceu com a água?
Conclusão: A água se transformou em gelo. ( estado sólido)

Material: Uma panela
Procedimento: Leve a panela ao fogo e deixe-a por alguns instantes. Logo depois retire dela a tampa. O que você observa no interior da tampa? Em que estado a água se encontra?
Conclusão: No interior da tampa contém vapores de água, no qual formam o estado gasoso.


Evaporação e condensação
Material: Uma chaleira ou bule
Procedimento: leve ao fogo uma chaleira com água e deixe-a evaporar. Logo após retire a tampa da chaleira e observe. O que há no interior da tampa da chaleira?
Conclusão: Há vapores de água que se condensaram, passando do estado gasoso para o estado líquido. A passagem da água do estado líquido para o gasoso chama-se evaporação e do estado gasoso para o líquido chama-se condensação.

Solidificação e fusão
Material: lata e gelo
Procedimento: Observe que aos poucos, a parede da lata fica suando do lado de fora. Isso, depois
de ter colocado o gelo dentro da lata e esperado alguns instantes; poderá se observar que algumas gotinhas de água começam a escorrer. De onde veio essa água?
Conclusão: Essa água resulta da fusão do gelo no interior da lata.

Propriedades da água
Material: Prato, colher e sal
Procedimento: Coloque uma certa quantidade de água dentro do prato e logo após derrame sobre ele uma colher de sal, leve ao sol e observe. O que acontece com a água?
Conclusão: A água evaporou e o sal ficou no fundo do prato. Caso queira experimente com a ponta do dedo.


Purificação da água
Material: 2 copos ( um com água, um com areia) e um recipiente
Procedimento: Pegue os dois copos apresentados abaixo e misture. Após misturar, coloque em um recipiente e deixe a mistura em repouso durante várias horas. O que acontecerá?
Conclusão: Houve uma separação entre os elementos água e areia, onde o segundo elemento ficou no fundo do recipiente.

Solo e subsolo
Material: martelo e uma pedra
Procedimento: Pegue uma pedra e um martelo. Bata com o martelo na pedra. O que aconteceu?
Conclusão: Ao continuar batendo a pedra se reduzirá em pedaços menores e se transformará em areia.

Material: Pedra, chaleira e água
Procedimento: Coloque uma pedra no fogo e deixe-a esquentar. Depois retire-a do fogo com cuidado e jogue água fria sobre ela. O que aconteceu?
Conclusão: A pedra ira se quebrar e com o tempo, pouco a pouco ela se transformará em areia ou terra.


Solo Permeável
Material: Funil, papel filtro, algodão e garrafa
Procedimento: Jogue a água sobre a areia e observe. A areia também retém a água ou a deixa passar rapidamente?
Conclusão: A areia permite que a água passe, porque o solo é permeável
Solo impermeável
Material: Copo, funil, algodão, garrafa, papel filtro
Procedimento: No funil, dentro do papel filtro, foi colocada argila e algodão. Derramada a água observe.. A argila retém a água ou a deixa passar?
Conclusão: A argila retém a água porque ela é impermeável a água.


Combustão
Material: Um copo, uma vela
Procedimento: Acenda a vela e logo depois coloque o copo sobre ela e observe. O que aconteceu com a vela?
Conclusão: A vela se apagou, porque para haver combustão é necessário o oxigênio.


Calor
Material: Um prato e gelo
Procedimento: Pegue um prato e coloque pedaços de gelo e exponha ao sol e observe. O que aconteceu com o gelo?
Conclusão: O gelo derreterá devido ao calor do sol.

Eletricidade
Material: Um pente e papel de seda picado
Procedimento: Pegue um pente e o papel de seda. Passe o pente em seus cabelos com força, várias vezes e sempre no mesmo lugar. Agora aproxime o pente dos pedaços de papel. O que aconteceu?
Conclusão: O papel foi atraído pelo pente, porque com o atrito do pente no cabelo, se carregou de eletricidade e ficou eletrizado.


Magnetismo
Material: Um imã e pregos
Procedimento: Atraia com um imã, um prego e aproxime o imã perto dos demais pregos. O que aconteceu?
Conclusão: Os outros pregos serão também atraídos pelo imã devido à atração magnética

Som
Material: Uma bola e um colchão
Procedimento: pegue a bola e jogue contra o colchão, ela bate, faz um barulho e volta. Agora jogue a bola sobre o colchão e observe que este absorve o golpe e o som, assim, a bola não faz barulho, nem volta. O que podemos concluir?
Conclusão: O som é resultante do encontro brusco entre dois corpos. Existem corpos ( como por exemplo, o colchão ou espuma ) que absorvem o golpe e consequentemente o som.

Luz
Material: três anteparos de papelão, uma vela acesa
Procedimento: Dobre os anteparos e faça um buraco no centro de cada. Coloque-os em cima da mesa a uns 30 cm de distância um do outro, enfileirados de modo que você possa ver através dos três orifícios. Acenda a vela e coloque-a atrás do último anteparo, no lado oposto a você. Olhe através do oríficio, de modo a focalizar a vela. Observe que se você mudar de posição um dos anteparos, deixará de ver a luz.
Conclusão: A luz existe e se propaga em linha reta.


Germinação:
Material: Um prato, algodão, água e sementes de feijão
Procedimento: Coloque o algodão no prato, depois coloque as sementes sobre o algodão. Jogue água sobre o algodão e as sementes. Observe. No 1º dia, a semente incha. No 2º dia, aparece a raiz. No
3º dia, a raiz fica mais comprida. No 4º dia aparecem outras raízes que saem da raiz principal. No 5º dia, o feijão fica suspenso no ar, partindo em dois. No 6º dia, aparecem duas folhinhas verdes. No 7º dia, as duas partes do feijão começam a muchar. No 11º dia, as partes do feijão caem e está formada a plantinha.
Conclusão: Observamos a germinação e o desenvolvimento de uma plantinha.

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