sábado, maio 02, 2009

Ensinar para a compreensão e os múltiplos caminhos para a aprendizagem

Slide 1 Jornada Pedagógica 2008

Slide 2 Educaçao: Compromisso de Todos

Slide 3 Ensinar para a compreensão e os múltiplos caminhos para a aprendizagem

Slide 4 No marco didático ensinar para a compreensão, o critério de êxito é o desempenho dos alunos, definido a partir de uma concepção de aprendizagem que significa compreender, ou seja, pensar, agir e sentir flexivelmente.

Slide 5 As decisões sobre como ensinar que o professor toma ao enfrentar a complexidade do universo de uma sala de aula refletem suas concepções, seus preconceitos, sua visão de mundo.

Slide 6 Essas decisões respondem a questões como:Slide 7 * Para que serve a escola?* Qual a importância daquilo que ensino?* Como o sujeito aprende?* Todos aprendem?

Slide 8 Os processos de ensino são uma conseqüência – consciente ou não – das crenças sobre o processo de aprendizagem, a partir de uma concepção sobre inteligência, e como isso tem um impacto na prática pedagógica.

Slide 9 Como organizar a prática pedagógica considerando as Inteligências Múltiplas ?

Slide 10 Este é um dos grandes desafios da escola contemporânea: assumir que diferenças nos estilos de aprendizagem não são problemas, mas forças e possibilidades.

Slide 11 Princípios para nortear a prática:
Slide 12
1. Torne os alunos conscientes de suas forças e habilidades.2. Estimule a cooperação e autonomia dos alunos.3. Compartilhe as metas de aprendizagem.
4. Elabore atividades (desempenhos) que vão além da informação, sejam diversificadas e apresentem níveis progressivos de profundidade.Utilize diferentes estratégias e recursos de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...