domingo, setembro 23, 2018

Filme Quase Deuses


O filme  Quase Deuses narra à história de dois homens que através de pesquisas práticas mudaram os conceitos sobre cirurgias cardiovasculares, tendo como cenário inicial a cidade de Nascheville, ano de 1930. Um deles carpinteiro chamado Vivien Thomas (1910-1985), afro-americano, que sonhava em ser médico.  É contratado como auxiliar de serviços gerais em um laboratório  que usava cães como cobaia. O outro, um médico, Dr. Alfred Blalock   reconhecido no meio cientifico.
Vivian além de ser um ótimo carpinteiro possuía uma mente privilegiada, aprendia com extrema facilidade e era bastante habilidoso com as mãos e isso não passou despercebido pelo seu chefe o Dr. Blalock. Percebendo que lhe seria útil em suas pesquisas colocou-o como ajudante de laboratório.
Vivian comenta com seu chefe sobre seu sonho de se tornar médico, Dr. Blalock estranha tamanha ambição, pois acreditava que o normal seria ele continuar a profissão de seu pai. Porém as circunstancias como: a falência do banco em que ele depositava suas economias de sete anos, o nascimento de suas duas filhas e a falta de apoio do seu chefe fizeram com Vivian não realizasse seu sonho.
O jovem rapaz se mostrava cada vez mais capaz fazendo com que as pesquisas evoluíssem bastante, tornando-se indispensável ao médico pesquisador, mas isso não mudou sua vida para melhor, pois naquela época os negros eram segregados os salários eram diferenciados e sem escolaridade não evoluíam de função de forma burocrática, isso significava que Vivian exercia uma função e recebia por outra duas vezes abaixo da sua, mudou-se para Baltimore em 1943, com seu chefe e a casa que passou a morar com esposa e filhos não era boa, motivo de constantes queixas de sua esposa, além disso, ele tinha que fazer diversos serviços para o seu locador a fim de obter descontos nos aluguéis.
Outro grande exemplo da segregação racial estava na própria família de Vivien, seu irmão Harold, professor, que travava batalha judicial para igualar seu salário aos dos brancos, não contava com o apoio de seu pai, pois o mesmo acreditava que Harold deveria se conformar e esperar que as coisas mudassem com o tempo. Doze anos depois ele venceu a batalha, porém decepcionado com seus colegas de trabalho abandonou a profissão.
Dr. Blalock sempre requisitava Vivien para outros serviços, mais estes eram de cunho doméstico que não davam a Vivien a oportunidade de evoluir socialmente. Um destes serviços foi o de garçom na festa do Dr. E ao presenciar uma conversa em que uma médica pede a Blalock, que direcione os estudos para a cura da doença conhecida como síndrome do bebe azul Vivien se mostra interessado dando palpites bastante pertinentes intrigando aos presentes e conquistando o respeito da Dr. Que questiona quem seria aquele rapaz, e os convida a analisar um bebe que ela já acompanhava a algum tempo.Vevien e Blalock aceitam o desafio e passam a estudar a doença praticando nos cães do laboratório.Vale salientar que quem pensasse em cirurgia cardíaca era tido como louco,pois era visto como impossível essa prática.Entre avanços e fracassos da pesquisa Vivien por fim descobre a cura através de uma cirurgia bastante complicada.Esse feito proporcionou a Vivien o poder de reivindicar por melhorar seu salário e mudar sua qualificação. Para surpresa de todos a cirurgia no bebe foi um sucesso e teve a participação de Vevien não como cirurgião mas como direcionador da prática.
A todos até a quem não participou da pesquisa foi dado o mérito desse avanço cientifico menos ao principal responsável Vivien que por diversas vezes pelo Dr. foi comparado a sua incrível habilidade ao que só Deus poderia fazer.Sentido-se humilhado pelo desprezo de Blalock Vivien se demite do hospital Hopinks, a quem prestou serviço por mais de doze anos, acreditando que com sua experiência lhes seriam abertas as portas da universidade para negros e que conseguiria créditos para concluir o curso de medicina antes do normal,porém lhe foi negado e mais essa decepção levou-lhe a vender medicação cirúrgica para outros hospitais dando o Hopinks como referencia.
Após algum tempo e de conversa com sua esposa Vivien percebe que apesar da falta de reconhecimento não conseguia viver sem explorar seu talento por que era o que ele mais gostava de fazer e decide procurar o Blalock e retomar o seu trabalho. Trinta anos depois ele ressurge como diretor da sua área, e após morte do Dr.Blalock,Vivien então tem o seu merecido reconhecimento com o diploma de doutorado a ele concedido e sua foto na galeria dos médicos mais importantes do hospital recebido das mãos da atual colega e diretora responsável  pelo hospital
O filme Quase Deuses  nos permite fazer uma reflexão  nas possibilidade de superação de um negro que acreditou em seu sonho mesmo diante de tanto preconceito e dificuldades. A presença de humildade, persistência, dedicação e sacrifícios pessoais em prol do bem comum por parte de Vivien  nos faz pensar que o “ eu” não deve ser pensado individualmente e sim coletivamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...