sábado, setembro 22, 2018

Sociedade e consumo


Texto 1- Educação e Consumo


Segundo Aristóteles ( 384 a.C), “ o homem é um animal social por natureza, nasceu para viver em sociedade, e como tal ser educado”.
Para esse pensador, ao vivermos em sociedade, produzimos para consumir. Quando o produzimos, criamos novos desafios que são solucionados pela educação e pelo pensamento.
A educação, segundo Aristóteles, busca o equilíbrio entre o excesso de consumo e a satisfação natural do prazer.
A palavra consumo adquiriu diversos significados ao longo da história humana. Do latim consumere, significa “ gastar ou corroer até a destruição, devorar, extinguir, aniquilar, enfraquecer, etc. Também foi utilizada para se referir à tuberculose – doença que consumia o organismo.
Para  Thorstein Veblen, “ a riqueza provocava um tipo de consumo ostentatório, comprando mercadorias que serviam apenas para demonstrar o status dos ricos[...]. Esse consumo provocava a imitação dos pobres, que,por sua vez, passavam, dentro das suas possibilidades, a consumir objetos desnecessários, mas que lhes davam aparência de ‘ classe superior’.”
Já Karl Marx chamou o consumo de fetichismo da mercadoria, para ele em determinado momento surge a ilusão de que as mercadorias tem vida própria. Elas poderão influir no destino das pessoas. Ele relaciona esse fetichismo da mercadoria ao sentimento religioso do selvagem, que diviniza os objetos por ele produzidos.


1. Segundo o texto por que o homem é considerado um animal social por natureza?

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2. Para Aristóteles produzimos e criamos sempre novos desafios, o que pode mudá-los?
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3. Relacione os pensadores ao seu entendimento sobre o consumo.

(  a ) Thorstein Verblen                      (       )  o consumo é chamado de fetichismo
(  b ) Aristóteles                                 (       ) o consumo é pura ostentação
(  c ) Karl Marx                                  (       )  a educação muda o excesso de consumo



Texto 2 – Consumir ou não consumir

            A troca de produtos, sua comercialização e os valores para o que se vende e compra são uma criação humana.
            Assim, o debate entre marxistas e capitalistas recai não só no valor do trabalho, mas também no valor dado aos objetos que desejamos ou que o mercado consumir nos faz desejar.
            Ambos os grupos concordam que a produção e o consumo crescentes são a base do capitalismo tal qual o conhecemos hoje. Caso contrário,  existirá o excesso de produção, o que pode significar menos lucro na visão capitalista. O consumo é estimulado para que esse excesso de produção ( e portanto, uma crise) não aconteça. Essa é a dinâmica do desenvolvimento da sociedade de consumo.
            Na nossa sociedade as pessoas são insistentemente, levadas às compras desnecessárias. Esse tipo de situação é mais comum em países industrializados, que se caracterizam pela produção e pelo consumo ilimitado de bens, sobretudo os que  duram pouco tempo. Dessa forma, as pessoas compram mais e mais.


1.De acordo com a visão capitalista, qual é o real interesse deles no mercado consumidor?
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2.Marque  ( V ) para verdadeiro  e ( F ) para falso as afirmativas 

(       ) o consumo e a produção crescente são tendências capitalistas.
(       ) A compra, a venda e a troca fazem partes de ações do comércio.
(       ) Ser consumidor consciente é comprar apenas o necessário.
(       ) Ostentação é quando você compra sem necessidade apenas pelo prazer de ter/ser.
(       ) os marxistas e os capitalistas querem nos ver sempre comprando.
                                                                                                                                 

3.Qual o assunto principal dos dois textos?
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