domingo, setembro 23, 2018

Resumo do filme pro dia nascer feliz


O diretor inicia o documentário “Pro dia nascer feliz” com declarações de estudantes e manchetes de jornais que chamam à atenção para o futuro da juventude exibindo alguns depoimentos de alunos a cerca das expectativas que têm em relação a educação/escola, de instituições localizadas em diferentes regiões do país,. Mostra a realidade das escolas, a relação professor/aluno, aluno/aluno entre outros aspectos. No nordeste, ele apresenta escolas das cidades de Manarí e Inajá - interior de Pernambuco. Evidencia a realidade típica dessa região, onde os aspectos culturais e sócio-econômicos se refletem na escola assim como a credibilidade que a comunidade deposita na educação escolar para mudar de vida e veem a escola como única alternativa para tal. Na primeira escola uma aluna reclama da falta de interesse dos próprios estudantes, do descaso deles com a merenda escolar, mas vê no professor o compromisso com a educação. Enquanto isso em outra escola uma estudante depõe que os professores são descompromissados para com os alunos, que não valorizam a produção do aluno, não acreditam no seu potencial, não há cumprimento do calendário escolar, isso se dá também em conseqüência da falta d’água, falta de transportes,  a ausência de professores que deixam de ir à aula sob alegação de fazerem cursos de pós-graduação, resultando assim, em aulas vagas Na região sudeste,  ele visitou escolas do Rio de Janeiro e São Paulo. No Rio, visitou a Escola Estadual Guadalajara, em Duque de Caxias, exibindo a estrutura física da escola, salas vazias, outras cheias e apertadas, método tradicional, alunos dispersos durante a aula e a realização do Conselho de Classe, momento em que discutiam o desempenho/ aprendizagem dos alunos. Em São Paulo, mostrando escolas que atendiam alunos de camadas populares, de periferia, que mesmo compromissados com a educação, não tinham garantias de aulas regulares devido a falta de professores, a queixa de uma professora que alegava a falta de dignidade e respeito das pessoas para com esta profissão e questionava sobre o papel do professor na sociedade, o lamento da diretora com relação a possibilidade de mudanças significativas. Expõe a estrutura do Colégio Santa Cruz - freqüentado por alunos de classe média - a metodologia da professora, a participação dos alunos na aula, relação professor/aluno, salas amplas e arejadas,  atendendo alunos de classe média de famílias consideradas estruturadas e presentes na educação de seus filhos.

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