Reportagem
Texto jornalístico amplamente
divulgado nos meios de comunicação de massa, a reportagem informa, de modo mais
aprofundado, fatos de interesse público. Ela situa-se no questionamento de
causa e efeito, na interpretação e no impacto, somando as diferentes versões de
um mesmo acontecimento.
A reportagem não
possui uma estrutura rígida, mas geralmente costuma estabelecer conexões com o
fato central, anunciado no que chamamos de lead. A partir daí, desenvolve-se a
narrativa do fato principal, ampliada e composta por meio de citações, trechos
de entrevistas, depoimentos, dados estatísticos, pequenos resumos, dentre
outros recursos. É sempre iniciada por um título, como todo texto jornalístico.
O objetivo de uma
reportagem é apresentar ao leitor várias versões para um mesmo fato,
informando-o, orientando-o e contribuindo para formar sua opinião.
A linguagem utilizada
nesse tipo de texto é objetiva, dinâmica e clara, ajustada ao padrão
lingüístico divulgado nos meios de comunicação de massa, que se caracteriza
como uma linguagem acessível a todos os públicos, mas pode variar de formal
para mais informal dependendo do público a que se destina. Embora seja
impessoal, às vezes é possível perceber a opinião do repórter sobre os fatos ou
sua interpretação.
Para se produzir uma
boa reportagem, é fundamental que o repórter ouça todas as versões de um fato,
a fim de que a verdade apurada seja realmente a verdade que possa ser
comprovada, não aquela que se imagina que é a verdade.
Fontes
CEREJA, William Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Texto e interação. São Paulo, Atual Editora, 2000, p.158-68.
CEREJA, William Roberto & MAGALHÃES, Thereza Cochar. Texto e interação. São Paulo, Atual Editora, 2000, p.158-68.
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