domingo, fevereiro 14, 2010

TRABALHANDO COM FOTOGRAFIA

Uma boa maneira de verificar o processamento de textos por seus alunos é trabalhar com imagens. A linguagem visual trabalha no nível da conotação, é altamente metafórica na medida em que lida com símbolos que sugerem o perfil do personagem e ajudam a compor o enredo.
Possibilitando as leituras múltiplas, amplia a faixa de interesse leitor, abrindo novas perspectivas sem se restringir às fronteiras do idioma.
Cada aluno irá compreendê-las de acordo com as suas experiências sobre o assunto .

Sugestão:

Se sua escola tem computador é perfeito pra fazer um ótimo trabalho com os alunos. Se não há computadores na escola, como na maioria delas, é só recortar fotos de jornais e revistas, distribuí-las entre os alunos, peça para eles criar uma legenda sobre as fotos e depois monte um mural com as legendas produzidas.

Depois da produção da legenda você deve mostrar a legenda original das fotos para que os alunos comparem com aquelas que escreveram. Se tiverem conhecimento prévio sobre determinado assunto, isto ficará claro nos textos produzidos. Então aproveite para trabalhar temas transversais, discutindo diferentes assuntos, mesmo se os alunos forem bem pequenos é possível fazer um bom trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...