Alguns pontos que devem ser analisados
1.
Gestão de materiais e suprimentos
O coordenador tem:
- Computador. Com
quantas pessoas ele compartilha.
- Acesso à
internet.
- Livros de
formação e obras literárias à disposição.
- Exemplares dos
livros didáticos e paradidáticos adotados na escola.
- Outros livros
didáticos e paradidáticos.
- Materiais de
consumo (canetas e cartolinas, entre outros) e aparelhos audiovisuais
(filmadora, DVD e televisor).
- Acesso a formações disponibilizadas pela escola ou secretária?
2.
Gestão do espaço
- O coordenador
tem sala própria?
- Onde se localiza?
- Como é mobiliada?
- Onde guarda seu material?
- O espaço é compartilhado com quantas pessoas?
- Tem liberdade para interferir nos espaços comunicativos como murais, paredes e os informativos da escola?
- Pode sugerir
alterações na configuração da sala de aula, em benefício da aprendizagem.
3.
Gestão do tempo
O coordenador tem horários
reservados para:
- A formação
própria.
- Participar de
cursos externos de capacitação.
- Circular pelos
espaços da escola.
- Visitar as
classes e fazer observação de sala de aula.
- Planejar ações
institucionais.
- Planejar
reuniões pedagógicas.
- Reunir-se
coletiva e individualmente com os docentes.
- Atender pais com
dúvidas sobre a aprendizagem.
- Reunir-se com o
diretor com regularidade.
- Esses horários são
respeitados.
4.
Gestão da aprendizagem
O coordenador tem condições de
acompanhar:
- O planejamento
dos professores.
- O
desenvolvimento de algumas atividades nas classes.
- Os resultados de
avaliações internas e externas.
- Os Parâmetros
Curriculares Nacionais e propostas curriculares locais.
- As avaliações feitas pelos professores para os alunos?
- O desenvolvimento pedagógico da escola e dos alunos?
Tem acesso:
- Ao projeto
político-pedagógico.
- Ao regimento
interno.
- Às fichas de
matrícula.
- Tem apoio do
Atendimento Educacional Especializado (AEE) para ajudar os professores na
flexibilização das aulas?
5.
Gestão de equipe
- O coordenador
tem assegurado o horário para realizar as reuniões pedagógicas?
- Está legitimado
pela equipe como o parceiro mais experiente?
- Há parceria com demais profissionais da escola?
6. Gestão
financeira e administrativa
- O coordenador
pode opinar sobre a compra dos materiais pedagógicos?
- Tem apoio para
organizar e realizar eventos e passeios relacionados com o PPP?
- Tem autonomia por parte da gestão da escola?
7.
Gestão da comunidade
- O coordenador
participa das reuniões de pais, do planejamento à realização?
- Pode sugerir e
participar da organização de eventos que envolvam as famílias na vida
escolar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário