domingo, abril 17, 2016

COMPETÊNCIA TEXTUAL “CAPACIDADE TRANSFORMATIVA” (ESCRITA)

JUSTIFICATIVA

 A competência textual é um conceito da sociocrítica e da semiótica textual que traduz o nível de preparação do leitor/falante/ouvinte perante o texto, para além do conhecimento imediato do código linguístico. As operações que realizamos perante um texto – distinguir entre texto e não-texto, distinguir diferentes tipos de texto, fazer a paráfrase de um texto, fazer o resumo de um texto, etc. – resultam da competência que exibimos para o compreendermos. Do ponto de vista da estética recepção, entende-se que o leitor interiorizou um determinado conjunto de regras que lhe permite produzir, explicar e compreender qualquer texto. Uma estética da recepção não colocará limites a este conhecimento apriorístico do leitor, mas entender-se-á sempre que a leitura dos textos, e em particular dos textos literários, exige uma competência específica, não universal, não partilhada por todos os falantes/ouvintes, e susceptível de ser treinada e aperfeiçoada.
É possível desdobrar a competência textual em subgêneros como competência narrativa, competência dramática e competência poética, mas, na prática, não se altera o conceito original. As competências narrativa, poética ou dramática possuem a mesma natureza e as mesmas condições de realização da competência textual, apenas se diferenciando pelo tipo de objeto produzido, pelo que as podemos considerar conceitos inconsequentes. O que se disser para cada uma delas terá que vir da fundamentação geral da competência textual: se a competência narrativa é a capacidade intuitiva para produzir textos narrativos (cf. T. A. van Dijk, 1972), é exatamente a mesma coisa que dizer que a competência textual é a capacidade intuitiva para produzir textos, incluindo os narrativos.
Sabemos que precisamos desenvolver as competências em nossos alunos, a sequência didática em questão visa a competência textual, abordando a Capacidade transformativa que tem por objetivo  transformar um texto já existente em outro, modificando, reformulando, resumindo.

PÚBLICO ALVO

Alunos do 6º e 7º ano do turno matutino do INSME.

OBJETIVO GERAL


ü  Construir  a competência textual a partir do desenvolvimento da capacidade transformativa de um texto imagético em um texto escrito.          


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Criar texto baseado nas telas do artista Cândido Portinari;
ü  Respeitar a estrutura do texto descritivo;
ü  Discutir os temas abordados nas telas apresentadas;
ü  Conhecer as biografias de Cândido Portinari e Luiz Gonzaga;
ü  Estabelecer relação entre as telas de Cândido Portinari e as letras de algumas Músicas de Luiz Gonzaga.


CONTEÚDOS

ü  Biografia de Cândido Portinari e Luiz Gonzaga;
ü  Leitura imagética;
ü  Competência textual “capacidade transformativa;
ü  Tipologia textual (descrição)


PROCEDIMENTOS


1º Momento

ü  Apreciação de telas de Portinari em vídeo com o áudio Triste partida de Luiz Gonzaga;
ü  Levantamento prévio a respeito da vida de Portinari e Luiz Gonzaga
ü  Leitura do resumo biográfico


2º Momento

ü  Questionamentos orais sobre o vídeo;
·         O que vocês observaram nas telas e sentiram ao ouvir esta canção?
·         Nos primeiros versos o eu lírico deixa claro que tem esperanças de mudanças? O que ele espera mudar? Por quê?
·         Há alguma semelhança da canção com a obra de Cândido Portinari?
·         Você acha justo as pessoas viverem desta forma?
·         Por que será que essas pessoas vivem desse jeito?
·         O quê poderia ser feito para amenizar este problema? E quem poderia ajudar?

3º Momento

Ø    Informar para os alunos as características do gênero descritivo

Ø  Divisão da turma em pequenos grupos  para a produção de um texto descritivo sobre as telas analisadas,
Ø  Socialização  das produções (troca entre os colegas)
Ø  Discussão final das produções.


CRONOGRAMA

 ( 5 aulas )



RECURSOS

Data show, caixa amplificada, obras de Portinari, papel ofício.

  

AVALIAÇÃO


As produções escritas e a participação ativa dos alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...