domingo, abril 17, 2016

PROJETO SOBRE ADOLESCÊNCIA

Adolescência: Dúvidas, questionamentos e reflexões, dialogar é preciso!


Justificativa

Esse projeto surgiu a partir da verificação das necessidades e problemas enfrentados pelos nossos alunos em seu cotidiano escolar, foi notado a inquietação e alguns comportamentos por parte deles  que  muitas vezes são por causa de uma orientação adequada em casa ou na própria escola.
A adolescência é um período de transformação, no qual o jovem busca identidade e inserção no grupo social, o que corresponde à fase da vida em que os direitos e privilégios da criança são trocados pelos direitos e responsabilidades do adulto. Os distúrbios, transtornos e problemas de comportamento do adolescente são influenciados pela família, que, por sua vez, sofre influência, no seu desenvolvimento, de problemas decorrentes da situação socioeconômica, do nível de escolaridade dos pais, das complicações de saúde, dos nichos sociais, das causas genéticas e culturais, bem como da política do país.
Quando o adolescente tem conhecimento sobre as questões do adolescer, como situações de risco, cidadania, projeto de vida, entre outros, pode ser o responsável por suas ações, pois terá maiores possibilidades de escolha. Com isso, passa a ser o transmissor da informação no seu grupo de convívio, podendo ser dentro da sua própria casa ou com seus amigos.
A criança ao passar para a fase da adolescência e juventude se depara com muitas transformações, tanto em seu corpo como em sua forma de agir e pensar, há uma modificação em sua personalidade. Ocorrem também, brutais transformações em suas relações sociais. O adolescente está se firmando perante a sociedade como pessoa, como sujeito munido de direitos e deveres está passando por um processo de formação de identidade que vem a ser segundo Sprinthall & Collins (2003, p. 202) “A formação da identidade é encarada como um processo integrador destas transformações pessoais, das exigências sociais e das expectativas em relação ao futuro.”
 O adolescente tem vários sonhos e desejos, anseia por respostas e nessa busca nem sempre as encontra. Às vezes a escola, a sociedade e a própria família não estão preparadas para dá-las, principalmente, nos dias atuais, em que enfrentam a imposição do mundo moderno e a orientação necessária.
Também nessa fase a ideia que o adolescente tem sobre o próprio corpo e suas experiências criam um referencial do seu corpo. A mudança sugere comparações entre os colegas, favorecendo uma avaliação da nova situação, o que gera uma mudança na sua imagem corporal. Entende-se que o fato de ser gordo ou magro, alto ou baixo, negro ou branco deve ser muito bem trabalhado, principalmente nessa fase da vida, de forma que haja orgulho e satisfação nas características pessoais de cada indivíduo e estabilização da autoestima.
Segundo Gunther (1999): “A adolescência, por sua vez, constitui uma guerra interna e externa, cuja batalha central é a formação da identidade.”
Para Nascimento (2006, p. 59)
“As concepções sobre a adolescência, embora com algumas nuances de diferenças entre si, evidenciam que este é um momento de crise, de transformações que culmina com um processo de construção da identidade, diferenciado do processo anterior ocorrido na infância. Novas buscas, papéis, escolhas e relações estruturam-se, o que provoca, em grande parte dos adolescentes, ansiedade, medo e insegurança.”
Embora o tema fosse específico, a partir dele vários subtemas relacionados a  atitudes, comportamentos, costumes e problemas serão abordados.


Objetivo Geral

Proporcionar aos  alunos/as  o  acesso  amplo a informações e situações problemas sobre a adolescência promovendo ações educativas e culturais a fim de refletirem sobre comportamentos.




Objetivos específicos

·        Refletir sobre as imagens que estão no nosso cotidiano dos adolescentes atuais;
·        Questionar-se sobre atitudes e comportamentos  dos adolescentes;
·        Desenvolver habilidades para a produção sobretudo de textos escritos, e eventualmente de textos orais, de diferentes tipos e gêneros, adequados à situação comunicativa sobre os adolescentes;
·        Melhorar a qualidade na relação pais e filhos procurando minimizar as situações conflitantes, ao mesmo tempo incentivar uma interação harmoniosa e saudável entre os mesmos;
·        Oferecer ao aluno oportunidades de discussão e interação sobre a temática;
·        Relatar de maneira objetiva situações cotidianas através de diários;
·        Conhecer a fase adolescência em que estão ressaltando  as diferenças físicas e psicológicas como normais, e da diferença buscar respeito e beleza diversas;
·        Resgatar a infância, que a cada dia desaparece mais, gerando nos adolescentes uma precocidade em busca da vida adulta que traz como conseqüência as doenças dos adultos( ansiedade, depressão, síndrome do pânico, etc);
·         Identificar as tribos adolescentes e suas músicas promovendo uma série de ações como conhecer, respeitar, escolher, preservar-se, criar a sua;
·        Conhecer o conceito Adolescência e identificá-lo como uma construção histórica que passou por transformações diversas;
·         Promover um clima de respeito às diferenças ( físicas, psicológicas, étnicas, culturais);
  •  Propiciar o ensino de proteção a partir de ênfase em valores e na família.


Procedimentos

             
Os procedimentos metodológicos dar-se-á através dos subtemas escolhidos pelos professores, conforme tabela abaixo:
Disciplina
Subtema

Artes
O adolescente e as redes sociais.
Adolescentes e arte ( os famosos  adolescentes ontem e hoje)
A arte na adolescência

Geografia
O adolescente e as drogas lícitas e ilícitas

Língua Portuguesa
O Adolescente e seus diários

Gravidez na adolescência
Matemática
Estatística jovem: relações de gênero
Ciências
Gravidez na adolescência
Educação Física
·         Conhecendo o corpo do adolescente
·         Abuso e ou excesso na alimentação feita pelos adolescentes
·         Os jovens e a falta de atividade física
·         Uso de  anabolizantes na adolescência


História
·         O adolescente e a situação de vunerabilidade
Inglês
·           O uso do celular pelos adolescentes

Desenho Geométrico
Ø  Os conflitos diários dos adolescentes
Ensino Religioso


E constará das seguintes estratégias metodológicas:

  • Análises e comentários de imagens observadas;
  • Reescrita e releitura através de desenhos;
  • Músicas;
  • Paródias;
  • Teatro;
  • Escrita de diários
  • Palestras;
  • Entrevistas
  • Confecção de gráficos e tabelas
  • Montagem de um noticiário em htlm
  • Descrição de atividades e orientações aos professores, além da possibilidade de enriquecimento da proposta pelos mesmos de acordo com o desenvolvimento dos trabalhos.


Cronograma

 Durante a I unidade letiva  ( sendo de 03 de março a 14 de maio)



Recursos

TV, computador, livro didático, revistas,  cartolinas, cola, jornais, data show, vídeos entre outros


Avaliação


A avaliação é uma etapa fundamental no processo ensino/aprendizagem pois possibilita verificar em que medida houve progresso do aluno, face às metas e aos objetivos de ensino/ aprendizagem propostos, e oferece subsídios para rever ações metodológicas. Para isso deve ser um processo contínuo que aparece em cada atividade pela observação do desempenho dos alunos, como raciocinam  e se adquirem novas habilidades.
Assim, cada professor em sua disciplina buscará avaliar os alunos tendo esses parâmetros e que primem pelas atividades diárias, pois os estudantes serão observados quanto ao envolvimento, interesse, participação, assiduidade, habilidade na solução dos problemas propostos, a postura construída diante do novo conhecimento e as produções individuais e coletivas.



Referencias

GUNTHER, Isolda de Araújo. Adolescência e Projeto de Vida. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos da juventude, saúde e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde. 1999. P. 86-92.

NASCIMENTO, Ivany Pinto. Projeto de vida de adolescentes do ensino médio: um estudo psicossocial sobre suas representações. Imaginario, jun. 2006, vol.12, no.12, p.55-80. ISSN 1413-666X.

  
SPRINTHALL, Norman A: COLLINS, W. Andrew. Psicologia do Adolescente. Fundação Calouste Gulbenkian. 3. ed. Lisboa, 2003.




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