Adolescência:
Dúvidas, questionamentos e reflexões, dialogar é preciso!
Justificativa
Esse projeto surgiu a partir da verificação das
necessidades e problemas enfrentados pelos nossos alunos em seu cotidiano
escolar, foi notado a inquietação e alguns comportamentos por parte deles que
muitas vezes são por causa de uma orientação adequada em casa ou na
própria escola.
A adolescência é um período de
transformação, no qual o jovem busca identidade e inserção no grupo social, o
que corresponde à fase da vida em que os direitos e privilégios da criança são
trocados pelos direitos e responsabilidades do adulto. Os distúrbios,
transtornos e problemas de comportamento do adolescente são influenciados pela
família, que, por sua vez, sofre influência, no seu desenvolvimento, de
problemas decorrentes da situação socioeconômica, do nível de escolaridade dos
pais, das complicações de saúde, dos nichos sociais, das causas genéticas e
culturais, bem como da política do país.
Quando o adolescente tem conhecimento
sobre as questões do adolescer, como situações de risco, cidadania, projeto de
vida, entre outros, pode ser o responsável por suas ações, pois terá maiores
possibilidades de escolha. Com isso, passa a ser o transmissor da informação no
seu grupo de convívio, podendo ser dentro da sua própria casa ou com seus
amigos.
A criança ao passar para a fase da adolescência e juventude se depara com
muitas transformações, tanto em seu corpo como em sua forma de agir e pensar,
há uma modificação em sua personalidade. Ocorrem também, brutais transformações
em suas relações sociais. O adolescente está se firmando perante a sociedade
como pessoa, como sujeito munido de direitos e deveres está passando por um
processo de formação de identidade que vem a ser segundo Sprinthall &
Collins (2003, p. 202) “A formação da identidade é encarada como um processo
integrador destas transformações pessoais, das exigências sociais e das
expectativas em relação ao futuro.”
O adolescente tem vários sonhos e desejos, anseia por respostas e
nessa busca nem sempre as encontra. Às vezes a escola, a sociedade e a própria
família não estão preparadas para dá-las, principalmente, nos dias atuais, em
que enfrentam a imposição do mundo moderno e a orientação necessária.
Também nessa fase a ideia que o
adolescente tem sobre o próprio corpo e suas experiências criam um referencial
do seu corpo. A mudança sugere comparações entre os colegas, favorecendo uma
avaliação da nova situação, o que gera uma mudança na sua imagem corporal. Entende-se
que o fato de ser gordo ou magro, alto ou baixo, negro ou branco deve ser muito
bem trabalhado, principalmente nessa fase da vida, de forma que haja orgulho e
satisfação nas características pessoais de cada indivíduo e estabilização da
autoestima.
Segundo Gunther (1999): “A adolescência, por sua vez, constitui uma
guerra interna e externa, cuja batalha central é a formação da identidade.”
Para Nascimento (2006, p. 59)
“As concepções sobre a adolescência, embora com algumas
nuances de diferenças entre si, evidenciam que este é um momento de crise, de
transformações que culmina com um processo de construção da identidade,
diferenciado do processo anterior ocorrido na infância. Novas buscas, papéis,
escolhas e relações estruturam-se, o que provoca, em grande parte dos
adolescentes, ansiedade, medo e insegurança.”
Embora o tema fosse específico, a partir dele vários
subtemas relacionados a atitudes,
comportamentos, costumes e problemas serão abordados.
Objetivo
Geral
Proporcionar aos alunos/as
o acesso amplo a informações e situações problemas
sobre a adolescência promovendo ações educativas e culturais a fim de
refletirem sobre comportamentos.
Objetivos específicos
·
Refletir sobre as
imagens que estão no nosso cotidiano dos adolescentes atuais;
·
Questionar-se sobre
atitudes e comportamentos dos
adolescentes;
·
Desenvolver
habilidades para a produção sobretudo de textos escritos, e eventualmente de
textos orais, de diferentes tipos e gêneros, adequados à situação comunicativa
sobre os adolescentes;
·
Melhorar a qualidade
na relação pais e filhos procurando minimizar as situações conflitantes, ao
mesmo tempo incentivar uma interação harmoniosa e saudável entre os mesmos;
·
Oferecer ao aluno
oportunidades de discussão e interação sobre a temática;
·
Relatar de maneira
objetiva situações cotidianas através de diários;
·
Conhecer a fase adolescência em que estão
ressaltando as diferenças físicas e
psicológicas como normais, e da diferença buscar respeito e beleza diversas;
·
Resgatar a infância, que a cada dia desaparece
mais, gerando nos adolescentes uma precocidade em busca da vida adulta que traz
como conseqüência as doenças dos adultos( ansiedade, depressão, síndrome do
pânico, etc);
·
Identificar as tribos adolescentes e suas
músicas promovendo uma série de ações como conhecer, respeitar, escolher,
preservar-se, criar a sua;
·
Conhecer o conceito Adolescência e identificá-lo
como uma construção histórica que passou por transformações diversas;
·
Promover
um clima de respeito às diferenças ( físicas, psicológicas, étnicas,
culturais);
- Propiciar o ensino de proteção a partir
de ênfase em valores e na família.
Procedimentos
Os procedimentos metodológicos dar-se-á através dos
subtemas escolhidos pelos professores, conforme tabela abaixo:
Disciplina
|
Subtema
|
Artes
|
O adolescente e as redes sociais.
|
Adolescentes e arte ( os famosos adolescentes ontem e hoje)
|
|
A arte na adolescência
|
|
Geografia
|
O adolescente e as drogas lícitas e ilícitas
|
Língua Portuguesa
|
O Adolescente e seus diários
|
Gravidez na
adolescência
|
|
Matemática
|
Estatística jovem: relações de gênero
|
Ciências
|
Gravidez na
adolescência
|
Educação Física
|
·
Conhecendo o corpo do adolescente
·
Abuso e ou excesso na alimentação feita pelos
adolescentes
·
Os jovens e a falta de atividade física
·
Uso de anabolizantes na adolescência
|
História
|
·
O adolescente e a situação de vunerabilidade
|
Inglês
|
·
O uso do celular pelos adolescentes
|
|
|
Desenho Geométrico
|
Ø
Os conflitos diários dos adolescentes
|
Ensino Religioso
|
|
E constará das seguintes estratégias metodológicas:
- Análises e comentários de imagens observadas;
- Reescrita e releitura através de desenhos;
- Músicas;
- Paródias;
- Teatro;
- Escrita de diários
- Palestras;
- Entrevistas
- Confecção de gráficos e tabelas
- Montagem de um noticiário em htlm
- Descrição de atividades e orientações aos professores, além da possibilidade de enriquecimento da proposta pelos mesmos de acordo com o desenvolvimento dos trabalhos.
Cronograma
Durante a I unidade letiva ( sendo de 03 de março a 14 de maio)
Recursos
TV,
computador, livro didático, revistas,
cartolinas, cola, jornais, data show, vídeos entre outros
Avaliação
A
avaliação é uma etapa fundamental no processo ensino/aprendizagem pois
possibilita verificar em que medida houve progresso do aluno, face às metas e
aos objetivos de ensino/ aprendizagem propostos, e oferece subsídios para rever
ações metodológicas. Para isso deve ser um processo contínuo que aparece em
cada atividade pela observação do desempenho dos alunos, como raciocinam e se adquirem novas habilidades.
Assim,
cada professor em sua disciplina buscará avaliar os alunos tendo esses
parâmetros e que primem pelas atividades diárias, pois os estudantes serão
observados quanto ao envolvimento, interesse, participação, assiduidade,
habilidade na solução dos problemas propostos, a postura construída diante do
novo conhecimento e as produções individuais e coletivas.
Referencias
GUNTHER, Isolda de Araújo. Adolescência e Projeto de Vida.
In: BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos da juventude, saúde e
desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde. 1999. P. 86-92.
NASCIMENTO, Ivany Pinto. Projeto de vida de adolescentes do
ensino médio: um estudo psicossocial sobre suas representações. Imaginario, jun. 2006,
vol.12, no.12, p.55-80. ISSN 1413-666X.
SPRINTHALL, Norman
A: COLLINS, W. Andrew. Psicologia
do Adolescente. Fundação Calouste Gulbenkian. 3. ed. Lisboa, 2003.
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