domingo, abril 17, 2016

Atividade sobre música

JUSTIFICATIVA

A análise de música têm sido uma forte aliada na ampliação do vocabulário e na reflexão dos alunos, sob essa perspectiva trabalharemos  o estrangeirismo introduzidos em nossa fala e escrita levando a estes à percepção deste fenômeno como e porque este acontece, sendo assim professores buscam recursos que os apóiem em sua jornada de formação de alunos críticos. Um destes recursos é trabalhar o grau de informação dos alunos, disponibilizando-os textos informativos, debatendo temas com base em músicas que possibilitam a exploração dos temas em questão,  ampliando esse olhar para as palavras cognatas fornecendo-lhes conhecimentos sobre essa temática para que estes desenvolvam textos ricos, munidos de argumentação e conhecimento.
Esta sequência didática tem por finalidade atender às exigências para cumprimento de carga horária do curso de Letras do Programa de Formação de Professores – Plataforma Freire da Universidade Campus XIII da disciplina de Inglês  instrumental.



OBJETIVOS


Ø   Fazer leitura de letras de músicas e reconhecer suas características     principais; 
Ø   Reconhecer palavras ao ouvir a música e saber grafá-las; 
Ø   Avaliar a influência da cultura local em uma produção musical; 
Ø   Ampliar o vocabulário, relacionando léxico com contexto de produção da canção. 


CONTEÚDOS 

Ø    Leitura. 
Ø   Vocabulário.
Ø    Escrita

Ø   Falsos cognatos
 
 
PÚBLICO ALVO 

5º e 6º. 




Desenvolvimento: 


1º Momento 


Conversação sobre  uma canção de Bob Marley - Is this love
Conhecimentos prévios sobre a música
Breve resumo da vida do cantor e compositor jamaicano.
Questionamentos  sobre o país de origem do compositor bem como a língua falada neste país ( inglês)
Leitura pelo professor de  informações  sobre o país (o território foi colônia britânica de 1670 a 1838).
Questionamentos sobre as características (rimas, repetições, analogias...) presentes na música. E o que eles esperam de uma música com esse título. Leitura pelo professor do histórico da música.
Distribuição da cópia da música com a escuta da mesma

2º Momento 

Preenchimento de lacunas sobre a música  observando a grafia das palavras
Explicação sobre religião e música como elementos culturais,
Localização de palavras na música relacionada ao universo religioso

3º Momento 

Análise do texto com grifos pelos alunos de palavras que saibam o significado e suas relações.
Explicação sobre falsos cognatos

4º Momento 

Reflexão com os alunos sobre o uso de palavras estrangeiras em nosso vocabulário quais as conseqüências trazidas por essa inserção.
Levantamento sobre em quais situações se deparam com palavras em inglês e quais as dificuldades que encontram e se encontram  como fizeram para compreender a função da palavra ou expressão (contextualização).


Avaliação


Verificação do desempenho  com relação aos conteúdos abordados nas leituras analíticas e participação .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...