JUSTIFICATIVA
A análise de música têm sido uma forte
aliada na ampliação do vocabulário e na reflexão dos alunos, sob essa
perspectiva trabalharemos o
estrangeirismo introduzidos em nossa fala e escrita levando a estes à percepção
deste fenômeno como e porque este acontece, sendo assim professores buscam
recursos que os apóiem em sua jornada de formação de alunos críticos. Um destes
recursos é trabalhar o grau de informação dos alunos, disponibilizando-os
textos informativos, debatendo temas com base em músicas que possibilitam a
exploração dos temas em questão,
ampliando esse olhar para as palavras cognatas fornecendo-lhes
conhecimentos sobre essa temática para que estes desenvolvam textos ricos,
munidos de argumentação e conhecimento.
Esta sequência didática tem por
finalidade atender às exigências para cumprimento de carga horária do curso de
Letras do Programa de Formação de Professores – Plataforma Freire da
Universidade Campus XIII da disciplina de Inglês instrumental.
OBJETIVOS
Ø Fazer leitura de letras de músicas e
reconhecer suas características principais;
Ø Reconhecer palavras ao ouvir a música e saber
grafá-las;
Ø Avaliar a influência da cultura local em uma
produção musical;
Ø Ampliar o vocabulário, relacionando léxico com contexto de
produção da canção.
CONTEÚDOS
Ø Leitura.
Ø
Vocabulário.
Ø
Escrita
Ø
Falsos cognatos
PÚBLICO ALVO
5º
e 6º.
Desenvolvimento:
1º Momento
Conversação
sobre uma canção de Bob Marley - Is this love
Conhecimentos prévios
sobre a música
Breve resumo da vida do
cantor e compositor jamaicano.
Questionamentos sobre o país de origem do compositor bem como
a língua falada neste país ( inglês)
Leitura pelo professor
de informações sobre o país (o território foi colônia
britânica de 1670 a
1838).
Questionamentos sobre as
características (rimas, repetições, analogias...) presentes na música. E o que
eles esperam de uma música com esse título. Leitura pelo professor do histórico
da música.
Distribuição da cópia da
música com a escuta da mesma
2º Momento
Preenchimento
de lacunas sobre a música observando a
grafia das palavras
Explicação
sobre religião e música como elementos culturais,
Localização
de palavras na música relacionada ao universo religioso
3º Momento
Análise
do texto com grifos pelos alunos de palavras que saibam o significado e suas
relações.
Explicação
sobre falsos cognatos
4º Momento
Reflexão com os alunos sobre o uso de palavras estrangeiras em nosso vocabulário quais as conseqüências trazidas por essa inserção.
Levantamento sobre em
quais situações se deparam com palavras em inglês e quais as dificuldades que
encontram e se encontram como fizeram
para compreender a função da palavra ou expressão (contextualização).
Avaliação
Verificação do desempenho com relação aos conteúdos abordados nas
leituras analíticas e participação .
Nenhum comentário:
Postar um comentário