domingo, abril 24, 2011

MINE PROJETO “EU, AFRO DESCENDENTE”

TEMA/PROBLEMA: “História e Cultura Afro-Brasileira“
PÚBLICO: Alunos do 6º ao 9º ano
DURAÇÃO: 05h/aula

JUSTIFICATIVA
Este projeto cuja temática “História e Cultura Afro-Brasileira“ destina-se ao cumprimento da proposta do Seminário Temático coordenado pela professora Hélida Indaara que objetiva a articulação da teoria/prática e despertar no aluno o interesse pelo reconhecimento e afirmação de sua identidade e descoberta dos feitos históricos de seus antepassados assumindo um olhar mais sensível para as atitudes preconceituosas e discriminatórias.
Visa também o cumprimento da Lei 10.639/03 e sua aplicabilidade na educação, que deixa nítida a obrigatoriedade do ensino de conteúdos sobre a matriz negra africana na constituição da nossa sociedade no âmbito de todo o currículo escolar.
O projeto será desenvolvido nas escolas em que atuam os professores alunos, cuja clientela é composta por alunos do ensino fundamental, oriunda da zona rural e urbana, a partir do que é peculiar a cada grupo e na riqueza das relações estabelecidas com seus semelhantes dentro da escola que deverão ser contagiados pela proposta de combate ao preconceito e discriminação racial.
OBJETIVO GERAL
Discutir a história e cultura afro brasileira a partir das conquistas, participação e luta do negro ao longo da história através de ações afirmativas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Despertar o interesse pessoal para o reconhecimento da própria identidade;
Reconhecer a participação do povo afro na construção do Brasil;
Deleitar-se com as diversas estratégias de leitura em diferentes gêneros textuais que abordam a temática;
Posicionar-se criticamente sobre a mensagem do texto buscando elementos de apoio ou de contradição a um determinando ponto de vista;
Introduzir uma ilustração a partir de um texto escolhido.
Reconhecer a importância do respeito a diversidade;

CONTEÚDOS PROPOSTOS A SEREM ELABORADOS
Oralidade (discussões);
Leitura;
Produção.

METODOLOGIA
Orientação didática
01.Apresentação da música de Edson Gomes ...
•Leitura, Escuta e reflexão
02.Leitura da história “Cabelo de Lelê” em slides
•Abordagem sobre a importância do reconhecimento da identidade e valorização dos traços característicos da raça
03.Mostra do vídeo “Vista minha pele”
•Questionamentos sobre a temática presente no vídeo
Qual o perfil dos personagens principais?
Há exemplos desse perfil apresentado na sociedade?
O que mais lhe chamou atenção? Por quê?
04.Confecção de painel temático envolvendo os negros em seu contexto no dia a dia

RECURSOS DIDÁTICOS
Data Show;
Papel metro;
Pincel atômico;
Cartolina;
Lápis de cor;
Vídeo;
Computador;
Lápis de hidrocor;
Fita crepe;
Revistas;
Cola;
Tesouras sem ponta;

AVALIAÇÃO
Será feita através da observação direta, da participação, do interesse do aluno e de discussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...