domingo, abril 24, 2011

MIne projeto viajando nas canções

TEMA: Conhecendo as músicas e o seu contexto
PÚBLICO: Alunos do 6º ao 9º ano
DURAÇÃO: 05h/aulas

JUSTIFICATIVA

A Música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo, desde a pré-história. E, desde os primórdios, a Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.
Na verdade, é praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir, cantar e dançar. Desde a mais tenra idade vivenciamos muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em tantos outros lugares, com os mais diversos fins. Assim, é patente em todas as esferas de nossa sociedade que a Música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a Música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de idéias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado.
Baseando-se nesse enorme conhecimento do papel que a Música possui em nossa sociedade, elaboramos esse projeto com objetivo de possibilitar o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, o poder do senso crítico, a integração cultural e artística do aluno a fim de melhorar o seu aprendizado, e seu conhecimento a respeito de música.
Este projeto cuja temática “ Viajando nas canções – conhecendo as músicas e o seu contexto” destina-se ao cumprimento da carga horária exigida para o Curso de Letras da Plataforma Freire que objetiva a articulação da teoria/prática e despertar o interesse do aluno para a literatura a partir do estudo do gênero lírico através de letras de canções desde as mais antigas até as atuais.
O projeto será desenvolvido no Instituto Municipal de Educação Ministro Carlos Santana ( INSME), pelos professores alunos, em formato de oficina, sendo 5 horas aulas no período matutino e vespertino no dia 24 de março de 2011.



OBJETIVO GERAL
Promover momentos nos quais o aluno possa interagir com a música demonstrando sensibilidade por meio do gênero lírico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical;
Conhecer usos e funções da Música produzida em diferentes épocas e por sociedades distintas;
Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais do Brasil;
Desenvolver a criatividade e a sociabilidade dos alunos;
Despertar o interesse pela música;
Trabalhar a pluralidade cultural;
Deleitar-se com letras de canções de diferentes épocas;
Contextualizar as letras das canções com temas abordados por elas;
Desenvolver a questão da sensibilidade através da música.

CONTEÚDOS PROPOSTOS A SEREM ELABORADOS
Oralidade (discussões);
Leitura;
Gênero Lírico

METODOLOGIA
•Sensibilização: Apresentação de música ( apresentação de um cantor/ aluno da escola)
•Questionamentos sobre a apresentação: Se gostaram? O que eles apreciaram durante a apresentação? Qual o estilo de música apresentado pelo convidado? O que eles sabem sobre esse estilo?
•Explicação pelos professores sobre música ( origem, relação com a literatura, importância ) em forma de slides.
•Fazer um paralelo entre a música e sua relação com as pessoas através de uma linha de tempo oralmente desde a época dos cancioneiros até os dias atuais;
•Mostrar e discutir com a turma um email vinculado na internet sobre a música e a relação dela com a conquista da mulher desde a década de 40 até o ano de 2010, registrando a opinião dos alunos.
•Pedir aos alunos que cantem o trecho das músicas citadas no email, quando o professor fizer a leitura do contexto em que ela será usada.
•Dividir a turma em dois grupos para a confecção de mural, sendo um mural usando a dinâmica tempestade de palavras com o título Música é... ( os alunos escreverão em tarjetas e colarão no cartaz), e o outro os alunos usarão imagens para expressar o que para eles significam música.
•Dinâmica final: Não erre a letra. ( o professor colocará trechos de várias músicas para os alunos ouvirem uma a uma, a certo momento desliga o som e pede para o grupo que se manifestar primeiro que continue cantando sem errar a letra. Repete-se o trecho para confirmar se o aluno acertou ou não). Segue-se a dinâmica até que haja interesse e participação da maioria dos alunos.

RECURSOS DIDÁTICOS
Data Show;
Papel metro branco;
Pincel atômico;
Computador;
Fita adesiva;
Revistas para recortes;
Cola;
Aparelho de som;
Cd diversos;
Papel ofício

AVALIAÇÃO
Será feita através da observação, do interesse, participação, realização das atividades, discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...