domingo, abril 24, 2011

SUGESTÕES DE ATIVIDADES EM GRUPO

As sugestões apresentadas a seguir devem ser adaptadas pelos professores, que levarão em conta as condições de aprendizagem dos alunos, o ambiente e os objetivos para a aula. A própria prática irá sugerindo variações, aumentando a variedade de propostas e incentivando a participação do aluno.
É importante analisar o processo de formação dos grupos. Existem várias possibilidades, que devem ser alternadas. A livre escolha entre colegas é interessante, mas exige a atenção dos professores para lidar com os que não costumam ser escolhidos.
Por outro lado, é necessário que os alunos aprendam a trabalhar com quem for preciso, ainda que prefiram escolher os companheiros – nem sempre isso vai ser possível na vida real. Quanto maior a variedade de pessoas com quem eles dividam tarefas na escola, maiores serão as possibilidades de adaptação à diversidade do mundo lá fora.
E agora, quanto à avaliação. Como avaliar o trabalho em grupo? O que precisa ser avaliado?
Toda avaliação procura medir, de alguma forma, até que ponto o objetivo foi alcançado. Se o objetivo for estimular a curiosidade em relação a um tema, por exemplo, os participantes devem avaliar em que medida isso foi conseguido. Quando o objetivo é conhecer melhor um assunto, através de pesquisa em materiais extraclasse, a avaliação deve medir se o nível desse conhecimento mudou, no final da atividade.
Notas, conceitos, graus, a medida pode variar. O importante é desenvolver a capacidade de análise e julgamento dos alunos, oferecendo-lhes oportunidades de criticar e avaliar o trabalho realizado.

EXEMPLOS DE ATIVIDADES;

1.PHILLIPS 66 - Para aquecer o ambiente e levar a focalizar o tema da aula forme grupos de seis alunos. Faça uma pergunta. Eles terão 5 minutos para discutir e 1 minuto para redigir a resposta. O segredo do sucesso dessa atividade é a formulação da pergunta, que deve ser curta, muito clara e provocativa. Alem de motivador, esse exercício é muito indicado para desenvolvera capacidade de síntese e a organização dos grupos.
2.PAINEL SIMPLES – Organize cinco ou seis grupos. Proponha um tema para cada grupo pesquisar e apresentar uma semana depois para a classe toda. Combine o tempo de apresentação ( cerca de 20 minutos) e ofereça ajuda para a preparação. No dia marcado, sorteio o aluno que fará a exposição em cada crupo. Os demais ficam na platéia, prestando atenção, fazendo perguntas e comentários. Faça um breve resumo das principais colocações.
3. PAINEL INTEGRADO – Divida a classe em cinco grupos de cinco alunos – por exemplo A, B, C.D e E. Dentro de cada grupo, atribua um numero a cada participante ( 1,2,3,4 e 5 ). Proponha um tema e deixe conversarem por 10 minutos. Reorganize então os grupos: seunindo todos os números 1 de cada grupo, e assim sucessivamente, formando cinco novos grupos. Diga para apresentarem as conclusões da primeira fase dos interlocutores. Passados 10 minutos, abra a discussão para o coletivo, destacando pontos de concordância e divergência.
4.PERGUNTAS E RESPOSTAS – Divida a classe em cinco grupos e peça para elaborarem quatro perguntas sobre determinado tema. Escreva cada pergunta em uma folha separada e identifique o grupo que a fez. Depois, encaminhe as questões formuladas pelo grupo A aos demais grupos e assim sucessivamente. Cada grupo deve responder, por livre escolha, uma das questões recebidas. Finalmente, volte a reunir a classe, lendo as questões escolhidas e as respostas. Estimule as discussões, observando qual equipe teve mais perguntas escolhidas pelos colegas.
5.VERBALIZAR E OBSERVAR – Divida a classe em dois grupos e arrume as carteiras em dois círculos concêntricos. O grupo que se sentar no circulo interno será o GV e no circulo externo fica o GO. Explique bem os papeis de cada grupo. O GV deverá discutir, no prazo combinado ( 10 minutos por exemplo) o tema indicado, e chegar a uma conclusão com a qual todos concordem. O GO ficará observando e registrando quais atitudes ajudam a alcançar o objetivo e quais atrapalham. Terminado o prazo, forme um só circulo e peça para o GO fazer seus comentários, permitindo que a turma do GV, acrescente suas próprias observações. Faça um quadro resumo das atitudes que mais ajudam e das que mais atrapalham uma discussão em grupo e converse sobre isso com a classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...