domingo, abril 24, 2011

Mine projeto sobre violência doméstica

1.Justificativa

Este projeto cuja temática “Violência Doméstica” destina-se ao cumprimento da carga horária exigida para o Curso de Letras que objetiva a articulação da teoria/prática.
Sabemos que no Brasil, atualmente, a violência exercida por pais ou responsáveis contra suas crianças e adolescentes é considerada pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública de tamanha expressividade que a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências deste Ministério determina como devem ser tratadas e notificadas as ocorrências deste fenômeno, endossando as preocupações daqueles que, em função das atividades que exercem, deparam-se cotidianamente com seus efeitos e conseqüências.
Com o intuito de divulgar essas informações e outras relacionadas a violência contra a mulher, elaboramos este projeto que será desenvolvido no INSME (Instituto Municipal de Educação Ministro Carlos Santana)cuja clientela é composta por alunos do ensino fundamental, oriunda da zona rural e urbana, no período de 30 de março à 01 de abril de 2011.

2. Objetivos propostos;

Objetivo Geral

Sensibiliza-los através da palestra quanto a gravidade do problema, bem como a necessidade de participar a sociedade o mal que está lhe acometendo e/ou a outrem.

Objetivos Específicos

•Diferenciar os tipos de violência domestica;
•Conscientizar-se da importância da denuncia para evitar maiores problemas para a vítima;
•Saber que a violência doméstica favorece o crescimento do numero de meninos de rua;

3.Desenvolvimento das atividades

•Sensibilização a partir da exibição do vídeo Menino de rua

•Leitura de imagens relacionadas ao vídeo e a temática abordada

•Leitura informativa referentes a dados estatísticos, divulgados pela UNICEF.

•Questionamentos e discussões acerca da negligência familiar

4.Cronograma de atividades;

A palestra foi desenvolvida no auditório do INSME ( Instituto Municipal de Educação Ministro Carlos Santana), no dia 29 de março de 2011, no turno matutino.


5.Conclusão

Para nós a realização da Palestra sobre “Violência Doméstica foi de suma importância, dada a relevância de termos abordado sobre essa temática, primeiro devido ao sofrimento, indescritível que imputa às suas vítimas, muitas vezes silenciosas, em segundo porque, comprovadamente, a violência doméstica, incluindo aí a negligência precoce e o abuso sexual, podem impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima.
Além, de termos percebido que a temática em foco despertou a curiosidade e a atenção dos educandos, que se fizeram presentes, promovendo a participação de todos de forma interativa, onde alguns relataram sobre experiências vivenciadas por eles, que veio enriquecer a palestra.Dessa forma demonstraram interesse pelo tema, tornando nosso trabalho mais prazeroso.
Acreditamos, que a palestra contribui muito para o enriquecimento, ampliação de conhecimento da turma bem como a conscientização sobre a gravidade do problema. Sendo assim saberão como se defender e ajudar ao próximo se porventura virem a sofrer qualquer tipo de violência. Afinal a violência doméstica é considerada um dos fatores que mais estimula crianças e adolescentes a viver nas ruas.
O que mais nos motivou foi fazê-los entender que as crianças e os adolescentes necessitam de segurança e estabilidade em suas próprias casas para que possam turma visão diferenciada de homem, de mundo e de sociedade

2 comentários:

  1. muito bom! está bem resumido e explicativo, gostaria de saber quais as atividades que vc realizou dentro da sala de aula e este modelo serve para dar aula para alunos do EJA?
    OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  2. Além do ponto alto do projeto que foi a palestra, foram feitas atividades de pesquisas em revistas, jornais, em que os alunos destacaram imagens que eles consideraram que tivesse sofrido algum tipo de violência, foi feita também um estudo da lei Maria da Penha, ja que o tema tratava de violência doméstica.Essa atividade foi feita com alunos de 8ª série( uma faixa etaria de 13 a 17 anos no período matutino e de 14 a 25 anos no período vespertino. Não vejo problema em aplicá-lo no EJA, devemos apenas tomar cuidado com algumas palavras na hora da palestra, pq podemos ter alguém presente no momento que sofra de maus tratos...para que nao se sinta inibida. No mais bom trabalho!

    ResponderExcluir

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...