O objetivo principal do planejamento é possibilitar um trabalho mais significativo e transformador, consequentemente, mais realizador, na sala de aula.
Antes de qualquer coisa, fazer planejamento é refletir sobre os desafios da realidade da escola e da sala. Perceber as necessidades, re-significar o trabalho, buscar formas de enfrentamento e comprometer-se com a transformação da prática.
O projeto de Ensino-aprendizagem pode ser subdividido basicamente, quanto ao nível de abrangência, em Plano de Curso e Plano de aula.
O Projeto de Curso é a sistematização da proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área de estudo, numa dada realidade. Pode ser anual ou semestral, dependendo da modalidade em que a disciplina é oferecida.
A elaboração de um bom projeto requer um trabalho do educador, num primeiro momento ( fazer mais pesquisa, integrar, replanejar, etc).No entanto, a médio e longo prazo, tornar-se compensador, pois facilita todo o trabalho no decorrer do ano, levando a um menor desgaste, tanto pela organização, como pela melhor qualidade do trabalho.
O planejamento é um processo contínuo, porém momentos mais intensos, como os de final e início de ano, são importantes, visto que alterações mais substanciais podem ser elaboradas. A rigor, como melhor roteiro, existem as três dimensões essenciais ao processo de elaboração do projeto didático: Análise da realidade, Projeção de Finalidade e Elaboração de Formas de Mediação.
O plano de aula é a proposta de trabalho do professor para uma determinada aula ou conjunto de aulas ( por isto chamado também de plano de unidade). Corresponde ao nível de maior detalhamento e objetividade do processo de planejamento. É a orientação para o que fazer cotidiano. Muitos professores consideram que “este é o planejamento que importa mesmo”
O trabalho de projeto, na sua forma mais radical, é construído pelos alunos, com a supervisão do professor. É interessante porque é feito pelos próprios alunos, e tem um ganho muito grande em termos de aprendizagem porque os alunos participam ativamente, aumentando a probabilidade de uma aprendizagem significativa.
A avaliação, como sabemos, é um dos grandes desafios na prática pedagógica: de elemento de referencia do andamento do processo para a cooperação com o educando no seu desenvolvimento, tornou-se elemento de controle e dominação, porque o professor, com dificuldade de mobilizar os alunos, passa a usar a nota como instrumento de pressão.
A avaliação visa informar alunos, professores e comunidade em que direção o desenvolvimento do aluno e do processo de ensino-aprendizagem está se realizando, captar as necessidades a fim de serem trabalhadas e superadas, garantindo a aprendizagem e desenvolvimento por parte de todos os alunos, assim como favorecer, em especial, aluno e professor possam refletir conjuntamente sobre esta realidade e selecione as formas apropriadas de dar continuidade aos trabalhos.
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