domingo, abril 24, 2011

Mine Projeto sobre folclore

JUSTIFICATIVA


Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, o sistema político, contexto econômico, além de outros. O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura. Dessas relações extraímos os valores em que acreditamos, como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore é riquíssimo, é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade.

Toda pessoa é um produtor de cultura e nada melhor que os alunos das séries iniciais que vivem num período de enriquecimento de seu universo cultural para começar a descobrir esses valores. Nesta fase, amplia-se o leque de seus interesses e de suas possibilidades de compreensão, além de sentir necessidade de fantasiar situações. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o folclore, pois é um conjunto de grandes manifestações culturais de imaginação e fantasia, um grande brinquedo em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, adivinhas, cantigas, e outros. Essas são as peças que formam esse conjunto chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse conjunto mais se conhece e dissemina a cultura de nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar e Ensino Fundamental.
O folclore brasileiro é muito variado, e as diversas regiões costumam apresentar manifestações específicas, de acordo com a formação cultural de seu povo. Basicamente, o folclore brasileiro apresenta três heranças culturais principais: a dos povos indígenas, a dos colonizadores portugueses e a dos negros africanos trazidos para o País como escravos. Embora em menor escala, são também importantes as contribuições dos imigrantes europeus que começaram a chegar ao Brasil. O folclore brasileiro abrange vários tipos de manifestação, desde as crendices, lendas e superstições até os folguedos e as festas populares, passando por danças e comidas típicas.
A palavra folclore foi utilizada pela primeira vez pelo professor inglês William John Thoms, em 22 de agosto de 1846, data considerada Dia Internacional do Folclore. Folk, em inglês, significa povo, e lore, conhecimento. Folclore, então, seria um conhecimento emanado do povo.
Para a educadora Lívia Mercês, “Folclore é o que podemos chamar de cultura popular é parte principal na identidade de um povo, pois, na maioria das vezes, são conhecimentos que têm sua origem na parcela mais comum da população”. O folclore está tão incluso em nossa vida que, segundo Toninho Macedo, presidente da Comissão paulista de folclore, é normal não percebermos sua presença. “Quando uma criança convida a outra para brincar na rua, quando vão soltar pipa, jogar bola ou bolinha de gude, estão vivendo o folclore, a cultura popular.”
Portanto, é imprescindível que conheçamos esse universo que faz parte do nosso dia a dia para que possamos valorizar esse rico patrimônio que cada um tem e muitos desconhecem.
O projeto terá uma duração de uma semana e realizar-se-á através de atividades mimeografada, leituras de imagens, vídeos, lendas, dramatização de música folclórica, confecção do livro com o reconto da lenda, pinturas entre outros tendo como principal objetivo a exploração do gênero Manifestações Culturais.
O Projeto visa atender a alunos da Pré-Escola Solidária Cantinho do Saber e da Escola Municipal Lagedo de Cima, atenderá uma clientela de 45 alunos, sendo uma faixa etária de cinco a quatorze anos.
1.OBJETIVOS PROPOSTOS:



•Leitura de texto informativo sobre cultura, tendo como base o folclore;
•Conhecer a pluralidade cultural “folclore”;
•Utilizar como suporte o DVD e livros de algumas lendas;
•Repassar valores culturais.
•Resgatar a importância do Folclore.
•Conhecer cantigas de roda, lendas, parlendas, adivinhas, trava–língua e brincadeiras.
•Desenvolver a linguagem oral e escrita.
•Desenvolver a criatividade.
•Conhecer as principais lendas e personagens (Saci-pererê, Iara, Negrinho do Pastoreio, Curupira, Boto, Boitatá, Lobisomem, etc.), tradições culturais, comidas típicas e rituais religiosos;
•Incentivar a capacidade de produção e criação;
•Estimular a leitura pelo prazer;
•Propiciar o raciocínio e a compreensão contextualizada;
•Despertar a atenção e observação;
•Identificar as características dos ambientes que aparecem nas lendas;
•Desenvolver estratégias de leitura/produção de textos.
•Conhecer e entender melhor a estrutura dos diversos gêneros textuais como uma nova dimensão da linguagem verbal.
•Confeccionar livrinho com o reconto da lenda “Lobisomem”.




2.DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES


•Roda da conversa para verificação do conhecimento prévio do aluno sobre o tema em foco;
•Leitura de texto informativo sobre pluralidade cultural, tendo como base o folclore;
•Comentários sobre o que foi lido: O que podemos saber através do texto? O que é cultura? O que é folclore?
•Explicação dos gêneros textuais que fazem parte do folclore: parlenda, adivinhas, lendas, trava-línguas, cantigas de roda e brincadeiras;
•Escrita de uma parlenda escolhida pelo aluno tendo o professor como escriba para os alunos não alfabéticos e para os alunos alfabéticos reescrita de lenda a partir do seu entendimento;
•Atividade mimeografada sobre parlenda ( em anexo);
•Exposição de livros que contenham lendas para escolherem a de preferência da turma;
•Leitura da lenda do lobisomem com exibição de vídeo posteriormente sobre a mesma lenda, porém em outra versão;
•Atividade de escrita sobre os personagens das lendas trabalhadas nesse período sendo para os não alfabéticos necessário letras móvel e para os alfabéticos imagem sobre as lendas para caracterizá-los;
•Desafios sobre adivinhas utilizando a mímica como recurso;
•Estudo dirigido de provérbios e frases de pára-choque;
•Concurso de trava-línguas tendo o prêmio: pirulito para a turma toda, a professora falava e os alunos repetiam o mais rápido que podiam sem errar;
•Escuta de áudio com músicas folclóricas;
•Confecção de um instrumento para ser usado em uma brincadeira, a peteca;
•Divisão da turma em grupos para a realização de diversas brincadeiras tais como: chicotinho queimado, amarelinha, peteca e pula corda;
•Confecção do livrinho com o reconto da lenda do lobisomem.
3. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Leitura pelo professor do texto informativo sobre pluralidade cultural, “folclore”, roda de conversa explicando os gêneros textuais que fazem parte do folclore, cartaz da parlenda “Um, dois feijão com arroz”. 09-08- 10
Atividade mimeografada relacionada à parlenda, apresentação de outra parlenda “Hoje é domingo”. 10-08-10
Atividade relacionada à parlenda “Hoje é domingo”, leitura de algumas lendas, ditado de palavras no caderno de classe, Adivinha e trava-línguas. 11-08-10
DVD da lenda do Lobisomem, escuta de músicas, brincadeiras, confecção da peteca. 12-08-10
Confecção do livrinho com o reconto da Lenda do Lobisomem. 13-08-10


4.CONCLUSÃO



O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, sendo necessário assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a interessarem sobre o tema em questão, por isso o projeto foi desenvolvido com a participação ativa de todos os alunos da sala, tendo ótimo desempenho. Houve um aproveitamento total onde os objetivos foram alcançados gerando um livro de reconto da lenda com escrita e ilustrações feitas pelas próprias crianças. A avaliação ocorreu de forma coletiva, com a participação dos alunos na rodinha, que se posicionaram sobre os pontos positivos e negativos do projeto, e com o registro da participação feito pela professora.

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