domingo, abril 24, 2011

Mine Projeto com rótulos e embalagens

JUSTIFICATIVA

Este projeto “ Brincando com as palavras”, que tem como tema o estudo e a formação das palavras através de rótulos e embalagens será desenvolvido com alunos do 6º ao 9º ano, com duração de 20 horas/aulas, destina-se ao cumprimento da carga horária exigida para o Curso de Letras da Plataforma Freire que objetiva a articulação da teoria/prática e despertar no aluno o interesse pelo estudo da Língua Portuguesa na escola através da análise da formação da estrutura das palavras existentes em rótulos.
Sabemos que os rótulos e as embalagens são suportes textuais que cumprem a função de informar, contribuindo de forma significativa para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal. Entretanto, vale ressaltar que rótulo e embalagem não são a mesma coisa. O rótulo é toda inscrição, legenda, imagem ou toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada em relevo ou litografada, colada ou fundida sobre o recipiente e ou sobre a embalagem do produto. Em outras palavras, o rótulo é o impresso para identificar e caracterizar o produto.
A embalagem é o recipiente, o pacote ou o envoltório destinado a garantir conservação e facilitar o transporte e manuseio dos produtos. Às vezes a identificação vem impressa na própria embalagem, como é o caso das latinhas de refrigerantes e das caixas de leite. Estes suportes textuais informam aos leitores e leitoras a composição do produto, os cuidados que são exigidos para seu funcionamento e manutenção, a data de validade, modo de usar e de armazenar, dentre outras informações.
A opção pelo rótulo/embalagem não se justifica apenas por esse suporte lingüístico possuir ampla circulação social, mas por potencializar situações de comunicação real e apresentar um funcionamento sistematizado de seus elementos verbais e não-verbais. Trata-se, pois, de um gênero discursivo constituído de variados subsistemas semióticos, que, em virtude de sua natureza funcional, presta-se, em sala de aula, como ferramenta no ensino da dinâmica comunicativa. Ou seja, neste gênero de discurso, evidenciam-se, através da relação informacional e comunicativa que se estabelece entre o produto e o consumidor, os fatores pragmáticos. No processo comunicativo, os fatores pragmáticos têm papel determinante na produção e recepção dos sentidos e significados dos textos: a intencionalidade, as intenções do produtor (se é informar e, ou, impressionar e, ou, persuadir etc), a aceitabilidade (cooperação do recebedor em adquirir o conhecimento), a situacionalidade (adequação à situação, pertinência e relevância do texto), a informatividade (suficiência de dados, em parte novos, outra parte já conhecidos pelo recebedor) e a intertextualidade (um texto sempre depende do conhecimento de outro(s) texto(s), mesmo que implicitamente); além da coerência e coesão. (VAL, 1991)

OBJETIVO GERAL
Analisar a formação das palavras atentando para sua estrutura como afixos e radical para garantir um melhor entendimento do seu sentido.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Investigar os elementos formadores das palavras para melhor compreensão da sua estrutura;
Coletar rótulos de produtos diversos para análise;
Produzir textos a partir de informações coletadas.;
Apresentar as produções para o grupo.

CONTEÚDOS PROPOSTOS A SEREM ELABORADOS
Oralidade;
Leitura;
Análise linguística;
Produção.

METODOLOGIA
•Apreciação de uma propaganda atentando para o produto anunciado;
•Comentários pelo professor e alunos sobre os aspectos observados na propaganda;
•Coleta de rótulos para análise e confecção de cartaz;
•Exposição oral e leitura sobre a formação das palavras;
•Criação de produtos com rótulos fictícios;
•Exposição e apresentação dos produtos através de propagandas fictícias comentando em seguida o significado atribuído as palavras que formaram.


CRONOGRAMA

1ºDistribuição de revistas e jornais para apreciação dos alunos de propagandas diversas sobre produtos alimentícios, limpeza e outros
Pesquisa de embalagens, propagandas e rótulos.

2ºExplicação pelo professor sobre a estruturação das palavras ( composição: aglutinação e justaposição ) e derivação ( prefixal, sufixal e parassíntese)
3ºRecorte de embalagens, propagandas e rótulos já pesquisados anteriormente para a confecção de cartazes.
4ºIdentificação pelos alunos em equipe dos elementos formadores das palavras nos rótulos, embalagens e propagandas colados no cartaz.
5ºSocialização dos cartazes elaborados pelos alunos com discussões com a classe.
6ºProdução escrita: Criação de um produto fictício usando a formação de palavras
7ºApresentação individual dos alunos dos produtos fictícios criados
8ºComentário geral sobre os produtos criados pelo professor e pelos alunos.

RECURSOS DIDÁTICOS
Data Show;
Papel metro;
Pincel atômico/hidrocor
Cartolina;
Computador;
Fita adesiva
Rótulos/embalagens
Propagandas;
Livros didáticos;
Gramática.
 Cola

AVALIAÇÃO
Será feita através da observação direta, da participação, do interesse do aluno e de suas produções escritas e apresentação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Elaborar este projeto foi bastante gratificante, pois aprendemos com as teorias como abordar de forma dinâmica e mais objetiva com os alunos. A prática nos possibilitou uma aprendizagem significativa, observamos que os alunos participaram ativamente demonstrando interesse e prazer, resultando um aprendizado de qualidade.
Durante a execução do projeto as atividades foram se desdobrando para além do que foi planejando, graças a grande participação dos alunos, que demonstraram entender a formação das palavras quando foram solicitados a retirar os elementos formadores da palavra do cartaz confeccionado por eles, demonstrando entendimento e confiança ao transmitir as informações para os colegas.
Além da satisfação pelo resultado do projeto, consideramos também gratificante a abordagem do tema.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais :
Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília ,1997.

CAMPEDELLI, Samira Yousseff, SOUZA, Jesus Barbosa. Gramática do texto, Texto da Gramática. São Paulo: Saraiva, 1999

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