SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE
CIÊNCIAS - Alimentando não
só o
corpo!
ETAPAS
|
PROCEDIMENTOS
|
1ª
|
Todos: Leitura de imagens para questionar a alimentação deles.
Análise da arcadia dentária
para entender como funciona o processo de mastigação.
Leitura pelo professor:
Dieta embarcada para investigar possíveis alimentos utilizados pelos antigos
navegadores.
Atividade para todos.
Todos: Leitura de imagens
Leitura pelo professor:
Alimentos e nutrientes: Comer para quê? E a origem dos alimentos.
Questionamentos orais pelo
professor a fim de descobrir se os alunos possuem uma alimentação
equilibrada.
Atividade coletiva das
perguntas
Solicitar imagens de vários
alimentos para a próxima aula.
|
2ª
|
Estudo dirigido
sobre os nutrientes, enumerando no quadro os principais nutrientes e a
sua ação no organismo.
Montagem de cartaz
coletivamente sobre os nutrientes, separando-os.
Leitura pelo professor
sobre dieta com o intuito de descobrir quando há a necessidade de uma dieta
alimentar e quais os riscos de fazê-la sem orientação,
Explicaçao pelo professor
sobre a pirâmide alimentar, destacando a quantidade de alimento necessário
por dia ao ser humano com uma alimentação equilibrada.
Leitura em dupla de alunos
alfabéticos sobre a alimentação e as doenças
com o objetivo de descobrir mais informações sobre obesidade e
desnutrição,
Leitura do professor com os
alunos não alfabéticos dos conselhos para uma dieta saudável.
Socialização das leituras
feitas pelos alunos alfabéticos e não alfabeticos.
Atividade coletiva
|
3ª
|
Leitura pelo professor do texto:
aproveitando tudo com o intuito
de mostrar como reaproveitar os alimentos que sobram de uma refeição para
outra.
Atividade ( em dupla, um alfabético
e um não alfabético) com a intenção de separar os alimentos mostrados na
pirâmide
Todos: Enumerar 4 formas de
evitar o desperdício de alimentos em mural
|
4ª
|
Leitura pelo professor: Os
dentes e o processo de digestão a fim de compreender como se faz a digestão dos alimentos
Observação coletiva do
esquema simplificado do sistema digestório,
Leitura pelo professor sobre Diarreia para formar uma lista de
atitudes que podem prevenidas com relação a nossa saúde e alimentação
Observação coletiva e
leitura pelo professor do esquema das etapas da digestão
Atividade 1 para os
alfabéticos e 2 para os não alfabéticos
|
5ª
|
Leitura pelo professor: a
importância das fibras
Atividade coletiva
Socialização com os alunos
para o final da sequência
Sugestão de alimento ( pão,
feijoada, salada de frutas ou outro a criterio) Combinar com a classe a melhor maneira de apresentar e demonstrar conhecimentos através desses
alimentos
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário