quinta-feira, agosto 15, 2013

Alimentando não só o corpo!

SEQUÊNCIA DIDÁTICA  DE CIÊNCIAS  - Alimentando não só  o  corpo!
           

ETAPAS
PROCEDIMENTOS

                                   1ª
Todos: Leitura de imagens para questionar a alimentação deles.
Análise da arcadia dentária para entender como funciona o processo de mastigação.
Leitura pelo professor: Dieta embarcada para investigar possíveis alimentos utilizados pelos antigos navegadores.
Atividade  para todos.
Todos: Leitura de imagens  a fim de identificar diversos alimentos e posteriormente conhecer as suas funções;
Leitura pelo professor: Alimentos e nutrientes: Comer para quê? E a origem dos alimentos.
Questionamentos orais pelo professor a fim de descobrir se os alunos possuem uma alimentação equilibrada.
Atividade coletiva das perguntas
Solicitar imagens de vários alimentos para a próxima aula.
Estudo  dirigido  sobre os nutrientes, enumerando no quadro os principais nutrientes e a sua ação no organismo. 
Montagem de cartaz coletivamente sobre os nutrientes, separando-os.
Leitura pelo professor sobre dieta com o intuito de descobrir quando há a necessidade de uma dieta alimentar e quais os riscos de fazê-la sem orientação, 
Explicaçao pelo professor sobre a pirâmide alimentar, destacando a quantidade de alimento necessário por dia ao ser humano com uma alimentação equilibrada.
Leitura em dupla de alunos alfabéticos sobre a alimentação e as doenças  com o objetivo de descobrir mais informações sobre obesidade e desnutrição, 
Leitura do professor com os alunos não alfabéticos dos conselhos para uma dieta saudável.
Socialização das leituras feitas pelos alunos alfabéticos e não alfabeticos.
Atividade coletiva 
 Leitura pelo professor do texto: aproveitando tudo  com  o intuito de mostrar como reaproveitar os alimentos que sobram de uma refeição para outra.
 Atividade  ( em dupla, um alfabético e um não alfabético) com a intenção de separar os alimentos mostrados na pirâmide
Todos: Enumerar 4 formas de evitar o desperdício de alimentos em mural

               4ª
Leitura pelo professor: Os dentes e o processo de digestão a fim de compreender como se faz a  digestão dos alimentos
Observação coletiva do esquema simplificado do sistema digestório,  a fim de conhecer os órgãos que formam o sistema digestório e como eles agem nesse processo;
Leitura pelo professor  sobre Diarreia para formar uma lista de atitudes que podem prevenidas com relação a nossa saúde e alimentação
Observação coletiva e leitura pelo professor do esquema das etapas da digestão
Atividade 1 para os alfabéticos e 2  para os não alfabéticos
          5ª
Leitura pelo professor: a importância das fibras 
Atividade coletiva 
Socialização com os alunos para o final da sequência
Sugestão de alimento ( pão, feijoada, salada de frutas ou outro a criterio) Combinar com a classe a  melhor maneira de apresentar e  demonstrar conhecimentos através desses alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...