PROJETO: APRENDENDO COM A ARTE
Considerando as mudanças ocorridas no Brasil desde o século XIX no
campo sócio-político-econômico, podemos observar que transformações
substanciais influenciaram nas estruturas familiares e no surgimento de novas
leis referentes ao ensino no Brasil. Fez-se necessária uma re-organização das
práticas educacionais, na busca de uma educação de qualidade, tendo em vista
que o aluno hoje, questiona, discute, interage e está cada vez mais
conquistando seu espaço e construindo sua autonomia. Nesse contexto histórico,
a disciplina de Artes “começa” a conquistar o seu espaço.
Assim sendo, salientamos que o conteúdo de Artes é um componente fundamental no
desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Cabendo
ao professor proporcionar caminhos que possibilitem a reflexão, seja na sua
própria produção, na do colega ou do artista. É importante destacar, que o trabalho
educacional com Artes
Visuais não visa formar artistas, mas ampliar a capacidade criativa dos alunos
e possibilitar que eles conheçam a linguagem artística e tenham um olhar
sensível para o mundo, aprendendo a representá-lo.
Consideramos que o ensino de Artes, em sua amplitude de
conhecimento, é fundamental para a formação cultural, intelectual e social não
só do aluno como também do professor, pois favorece momentos de reflexão,
conscientização, interação, inter-relacionamento, além de trocas de
experiências e aquisição de conhecimentos.
A Arte como um todo, pode ser ensinada e aprendida, então é
preciso trabalhar a organização pedagógica das relações artísticas e estéticas
com os alunos. Sua importância na sociedade e na educação é devido a sua função
indispensável na vida dos seres humanos, pois, representa, também, um
determinado tempo histórico-cultural, expresso através de quadros, estátuas,
esculturas, museus entre outros.
É necessário que tenhamos conhecimento sobre a Arte para poder se
fazer arte. Ferraz e Fusari ( 1999) discute o contexto do ensino de artes, o
PCN de arte ( 1997) defende que a educação em Artes, propicia o desenvolvimento
artístico e Jorge Coli ( 2003 ),questiona a Arte e afirma que ela é supérflua,
porém essencial para a sensibilidade. Analisando e refletindo tais pensamentos
percebemos que a Arte é complexa e só entende o que ela é quando realmente a
fazemos, e para fazê-la precisamos praticar... E isso tentaremos fazer da
melhor forma possível através desse projeto e do apoio que será dado aos nossos
alunos.
De acordo com os PCN’s de Arte (1997), a educação em
arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um
modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o
aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender
arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir
sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da
natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas
culturas e épocas.
Ainda afirma que uma função igualmente importante que
o ensino da arte tem a cumprir diz respeito à dimensão social das manifestações
artísticas. A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e
articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações
entre os indivíduos na sociedade. A arte solicita a visão, a escuta e os demais
sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das
questões sociais. Essa forma de comunicação é rápida e eficaz, pois atinge o
interlocutor por meio de uma síntese ausente na explicação dos fatos.
Pensando e acreditando assim a equipe gestora do
Colégio Municipal Nossa Senhora do Carmo juntamente com a professora de Arte
Renilza de Jesus Souza elaboraram um projeto que possibilite desenvolver o
potencial de nossos alunos, mas que conduzisse este aluno a ser mais receptivo,
mais aberto, com maior capacidade de interação e de realização de uma leitura
reflexiva do mundo, já que a pintura é uma reflexão, através dela fazemos uma
viagem ao nosso passado, vivemos o presente e podemos idealizar nosso futuro.
Esse projeto, titulado por nome “Aprendendo com a
arte”
atingirá aproximadamente 330 alunos, distribuídos em 14 turmas, sendo 7
no matutino, 4 no vespertino e 3 no noturno, num período de 30 ( trinta ) dias
e contará com o apoio de um profissional
como instrutor, toda a equipe da escola, além da professora responsável pela
disciplina para auxiliar no que for necessário na execução deste.
E por acreditar que o ser humano que não conhece arte
tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho,
da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da
poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que
buscam o sentido da vida é que plantamos essa semente para que possamos colher
o resultado da criatividade dos nossos alunos e da sua participação ativa nesse
processo de aprendizagem.
OBJETIVOS:
GERAL
Trabalhar em sala de aula a parte teórica e fora da sala
reproduzir fragmentos de obras próprias em muros da escola, para que o trabalho
seja visto pelos outros alunos, mas que também esteja ao alcance de toda a
comunidade oportunizando e compreendendo o real significado da arte.
ESPECÍFICOS
·
Aprender e
valorizar a arte brasileira, aprendendo com a obra feita, além de passarem a
preservar mais a escola;
·
Tornar a escola
mais bonita;
·
Cultivar a
sensibilidade e emoção tornando o aluno mais receptivo e capaz de interação com
o mundo;
·
Divulgar a
proposta de trabalho da escola;
·
Potencializar
habilidades e dons dos alunos;
·
Valorizar todas
e quaisquer manifestações artísticas e culturais;
·
Utilizar as
diferentes linguagens como meio para
produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das
produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes
intenções e situações de comunicação.
·
Compreender e
saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho
do artista, reconhecendo em sua própria experiência
de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
METODOLOGIA
Como Metodologia, serão
propostas práticas de trabalhos com
alguns materiais com os quais os alunos
já possuem um contato, embora não com muita freqüência – tinta e pintura diversas, serão discutidos
sobre alguns artistas que influenciaram no contexto histórico das Artes
Visuais, criação de esboços para futuros desenhos, escolha do desenho por
turma, execução propriamente dita do projeto no muro da escola.
PARCEIROS
Secretaria
Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Lajedinho, Alunos e professores.
CRONOGRAMA
ATIVIDADES PROPOSTAS
|
PERÍODO /
DIA
|
|
|
Discussão sobre o projeto
|
19/07/10
|
Elaboração do mesmo
|
20 a 26 / 07 /10
|
Divulgação entre os alunos e professores
|
28/07/10
|
Atividades em sala de aula envolvendo o projeto a
ser trabalhado como por exemplo: o
tema de cada sala, como se pinta, esboço do desenho, o que precisa
para uma boa pintura e etc.
|
29//07 a
10/08/10
|
Realização da pintura em todo o muro da escola
|
13 a 17/08/10
|
Avaliação pelo professor e equipe gestora do
projeto
|
20/08/10
|
RECURSOS
MATERIAIS:
Tintas látex branca, bisnagas diversas cores, pincéis, papel ofício, lápis de
cor etc.
HUMANOS: Professores, alunos, instrutor de pintura,
gestores da escola.
VIABILIDADE
FINANCEIRA
Necessidades
|
Custo
|
Instrutor
de pintura
|
510,00
|
Tinta
látex
|
120,00
|
Bisnagas
diversas
|
132,00
|
Papel
ofício
|
13,00
|
Pinceis
|
22,00
|
Lápis
de cor
|
8,00
|
total
|
805,00
|
Imprevistos 10%
|
80,50
|
AVALIAÇÃO
Durante a execução do projeto serão observados o
interesse e a participação dos alunos, o respeito pelo próprio trabalho e pelo
dos outros, a organização do espaço, o espírito curioso de investigar
possibilidades, a paciência para tentar várias vezes antes de alcançar
resultado, o respeito pelas diferenças entre as habilidades de cada aluno, o
saber escutar o que os outros dizem, a capacidade de concentração para
realização dos trabalhos, pois isso são atitudes necessárias para a criação e
apreciação artísticas. É importante que o professor descubra formas de
comunicação com os alunos em que ele possa evidenciar a necessidade e a
significação dessas atitudes durante o processo de trabalho dos alunos.
Além desses critérios será estabelecida uma
nota/conceito que fará parte da III unidade na disciplina de Arte
REFÊRENCIAS
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte
/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 130p.
COLI, Jorge. O
que é arte. São
Paulo – SP: Brasiliense, 2003.
FERRAZ, Maria Heloísa C. de
T. e FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do Ensino de Arte. Cortez, 1999.
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