quinta-feira, agosto 15, 2013

PROJETO: APRENDENDO COM A ARTE

PROJETO: APRENDENDO COM A ARTE

 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



Considerando as mudanças ocorridas no Brasil desde o século XIX no campo sócio-político-econômico, podemos observar que transformações substanciais influenciaram nas estruturas familiares e no surgimento de novas leis referentes ao ensino no Brasil. Fez-se necessária uma re-organização das práticas educacionais, na busca de uma educação de qualidade, tendo em vista que o aluno hoje, questiona, discute, interage e está cada vez mais conquistando seu espaço e construindo sua autonomia. Nesse contexto histórico, a disciplina de Artes “começa” a conquistar o seu espaço.

Assim sendo, salientamos que o conteúdo de Artes é um componente fundamental no desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Cabendo ao professor proporcionar caminhos que possibilitem a reflexão, seja na sua própria produção, na do colega ou do artista. É importante destacar, que o trabalho educacional com  Artes Visuais não visa formar artistas, mas ampliar a capacidade criativa dos alunos e possibilitar que eles conheçam a linguagem artística e tenham um olhar sensível para o mundo, aprendendo a representá-lo.

Consideramos que o ensino de Artes, em sua amplitude de conhecimento, é fundamental para a formação cultural, intelectual e social não só do aluno como também do professor, pois favorece momentos de reflexão, conscientização, interação, inter-relacionamento, além de trocas de experiências e aquisição de conhecimentos.

A Arte como um todo, pode ser ensinada e aprendida, então é preciso trabalhar a organização pedagógica das relações artísticas e estéticas com os alunos. Sua importância na sociedade e na educação é devido a sua função indispensável na vida dos seres humanos, pois, representa, também, um determinado tempo histórico-cultural, expresso através de quadros, estátuas, esculturas, museus entre outros.

É necessário que tenhamos conhecimento sobre a Arte para poder se fazer arte. Ferraz e Fusari ( 1999) discute o contexto do ensino de artes, o PCN de arte ( 1997) defende que a educação em Artes, propicia o desenvolvimento artístico e Jorge Coli ( 2003 ),questiona a Arte e afirma que ela é supérflua, porém essencial para a sensibilidade. Analisando e refletindo tais pensamentos percebemos que a Arte é complexa e só entende o que ela é quando realmente a fazemos, e para fazê-la precisamos praticar... E isso tentaremos fazer da melhor forma possível através desse projeto e do apoio que será dado aos nossos alunos.


 JUSTIFICATIVA


De acordo com os PCN’s de Arte (1997), a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.

Ainda afirma que uma função igualmente importante que o ensino da arte tem a cumprir diz respeito à dimensão social das manifestações artísticas. A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade. A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais. Essa forma de comunicação é rápida e eficaz, pois atinge o interlocutor por meio de uma síntese ausente na explicação dos fatos.

Pensando e acreditando assim a equipe gestora do Colégio Municipal Nossa Senhora do Carmo juntamente com a professora de Arte Renilza de Jesus Souza elaboraram um projeto que possibilite desenvolver o potencial de nossos alunos, mas que conduzisse este aluno a ser mais receptivo, mais aberto, com maior capacidade de interação e de realização de uma leitura reflexiva do mundo, já que a pintura é uma reflexão, através dela fazemos uma viagem ao nosso passado, vivemos o presente e podemos idealizar nosso futuro.

Esse projeto, titulado por nome “Aprendendo com a arte”                                             atingirá aproximadamente 330 alunos, distribuídos em 14 turmas, sendo 7 no matutino, 4 no vespertino e 3 no noturno, num período de 30 ( trinta ) dias e  contará com o apoio de um profissional como instrutor, toda a equipe da escola, além da professora responsável pela disciplina para auxiliar no que for necessário na execução  deste.

E por acreditar que o ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida é que plantamos essa semente para que possamos colher o resultado da criatividade dos nossos alunos e da sua participação ativa nesse processo de aprendizagem.

  

OBJETIVOS:

GERAL


Trabalhar em sala de aula a parte teórica e fora da sala reproduzir fragmentos de obras próprias em muros da escola, para que o trabalho seja visto pelos outros alunos, mas que também esteja ao alcance de toda a comunidade oportunizando e compreendendo o real significado da arte.


ESPECÍFICOS


·        Aprender e valorizar a arte brasileira, aprendendo com a obra feita, além de passarem a preservar mais a escola;

·        Tornar a escola mais bonita;

·        Cultivar a sensibilidade e emoção tornando o aluno mais receptivo e capaz de interação com o mundo;

·        Divulgar a proposta de trabalho da escola;

·        Potencializar habilidades e dons dos alunos;

·        Valorizar todas e quaisquer manifestações artísticas e culturais;

·        Utilizar as diferentes linguagens  como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.

·        Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho
do artista, reconhecendo em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;



METODOLOGIA

Como Metodologia, serão propostas  práticas de trabalhos com alguns materiais com os quais os alunos  já possuem um contato, embora não com muita freqüência  – tinta e pintura diversas, serão discutidos sobre alguns artistas que influenciaram no contexto histórico das Artes Visuais, criação de esboços para futuros desenhos, escolha do desenho por turma, execução propriamente dita do projeto no muro da escola.



PARCEIROS


Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Lajedinho, Alunos e professores.



CRONOGRAMA

ATIVIDADES PROPOSTAS
 PERÍODO / DIA


Discussão sobre o projeto
  19/07/10
Elaboração do mesmo
   20  a 26 / 07 /10
Divulgação entre os alunos e professores
  28/07/10
Atividades em sala de aula envolvendo o projeto a ser trabalhado como por exemplo: o  tema de cada sala, como se pinta, esboço do desenho, o que precisa para uma boa pintura e etc.

  29//07 a 10/08/10
Realização da pintura em todo o muro da escola
13  a  17/08/10
Avaliação pelo professor e equipe gestora do projeto
20/08/10



RECURSOS

MATERIAIS: Tintas látex branca, bisnagas diversas cores, pincéis, papel ofício, lápis de cor etc.


HUMANOS:  Professores, alunos, instrutor de pintura, gestores da escola.

VIABILIDADE FINANCEIRA


Necessidades
Custo

Instrutor de pintura
 510,00
Tinta látex
 120,00
Bisnagas diversas
 132,00
Papel ofício
   13,00
Pinceis
   22,00
Lápis de cor
     8,00
total
  805,00

 Imprevistos 10%

    80,50


AVALIAÇÃO


Durante a execução do projeto serão observados o interesse e a participação dos alunos, o respeito pelo próprio trabalho e pelo dos outros, a organização do espaço, o espírito curioso de investigar possibilidades, a paciência para tentar várias vezes antes de alcançar resultado, o respeito pelas diferenças entre as habilidades de cada aluno, o saber escutar o que os outros dizem, a capacidade de concentração para realização dos trabalhos, pois isso são atitudes necessárias para a criação e apreciação artísticas. É importante que o professor descubra formas de comunicação com os alunos em que ele possa evidenciar a necessidade e a significação dessas atitudes durante o processo de trabalho dos alunos.

Além desses critérios será estabelecida uma nota/conceito que fará parte da III unidade na disciplina de Arte


REFÊRENCIAS


BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 130p.


COLI, Jorge. O que é arte São Paulo – SP: Brasiliense, 2003.

FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. e FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do Ensino de Arte. Cortez, 1999.   



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