quinta-feira, agosto 15, 2013

De onde vem nosso Alimento?

SEQUENCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA –     De onde vem nosso Alimento?



ETAPAS
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS





      1
 Leitura de imagem do quadro com o intuído de diferenciar os alimentos de origem animal e vegetal.
Leitura pelo professor sobre agricultura e os principais problemas ambientais ocorridos na zona rural a fim de listar os ocorridos em seu município.
Montagem de cartaz com alimentos de origem vegetal e animal com o objetivo de diferenciar e qualificar um do outro.






      2
Leitura de mapa  por todos os alunos a fim de identificar e reconhecer a legenda presente nos mapas.
Listar os estados e os seus principais produtos agrícolas baseando-se na legenda identificando o produto mais produzido em seu estado.
Leitura pelo professor sobre pecuária  listando quais os principais rebanhos envolvidos nessa atividade econômica.
Lista pelos alunos dos rebanhos encontrados em seu município pelos não alfabéticos e atividade 3 e 4 para os alunos alfabéticos.




     3
Relembrar agricultura e pecuária a fim de caracterizar cada um.
Leitura pelo professor a fim de informar como a atividade é realizada no país e como ele se divide.
Questionamento: Por que as indústrias se instalam nas áreas rurais? A fim de levantar hipóteses sobre o assunto.
Leitura de imagens a fim de compreender e responder as atividades propostas.
Atividade coletivamente



     4

Leitura pelo professor , a fim de levantar problemas enfrentados pelo MST e a reforma agrária.
Listar produtos agrícolas cultivados por pequenas e médias propriedades rurais.






     5

Relato pelos alunos sobre as condições de trabalho existente em seu município com o intuito de socialização de conhecimentos e opiniões.
Divulgar alguns direitos trabalhistas existentes.
Leitura pelo professor dos depoimentos 
Leitura pelo aluno do trecho que fala da grande parte das pessoas que vivem no meio rural brasileiro.

    6
Pesquisa sobre as atividades econômicas da área rural do seu município e dos municípios vizinhos
Atividades 1,2 e 3 para todos os alunos com leitura de mapas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...