quinta-feira, agosto 15, 2013

COMPARANDO AS ZONAS DO MUNICÍPIO

SEQUENCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA – COMPARANDO AS ZONAS DO MUNICÍPIO
 PARA  TURMAS DA EJA

ETAPAS
                   PROCEDIMENTOS

1

Leitura de imagens   com questionamentos orais a fim de identificarem  como  vive a população de um município;
Leitura  do trecho  do texto que fala sobre a inauguração de Belo Horizonte  com o intuito de  identificar fatores responsáveis pelo crescimento da população urbana no Brasil.
Comparação de dados na tabela   observando a zona rural e zona urbana.
Atividades  para todos os alunos  com o objetivo de analisar dados da tabela da população brasileira.

2
Explicação e leitura pelo professor  “ Do campo para a cidade” a fim de abordar conceitos sobre migração e êxodo rural;
Exploração de imagens  a fim de conhecer a obra Retirantes de Candido Portinari  relacionando-a a questão do êxodo rural.
Apontar/ listar fatores que contribuem para a migração/ êxodo rural.

3
Leitura de imagens   com o objetivo de reconhecer a existência de desigualdades sócio-espaciais em cidades brasileiras e no município onde vive;
Leitura pelo professor “ Cidade: espaço de diferenças sociais”  com questionamentos orais sobre as dificuldades  da população dos baixos afastados do centro urbano.
Identificar dificuldades enfrentadas pela população que habita os municípios brasileiros através do texto lido e no seu dia-a-dia;



4
Leitura pelo professor “ Ações de governos e da população”  a fim  de conhecer relações/ações relacionadas ao problema da habitação, analisando a influência nas condições de vida dos moradores;
Leitura pelos alunos de um trecho sobre os problemas de uma comunidade a fim de comparar as realidades existentes no nosso país/município.
Explicação sobre os movimentos existentes em prol de uma boa comunidade “ associações”, incluir o MST, sem teto...

5
Atividades de socialização dos conteúdos trabalhados para todos os alunos  a fim de analisar as condições de vida da população, realizando a leitura de tabelas, fotografias e gravuras,
Vídeo: Vida Maria com o intuito de  conhecer  uma parte da  população  e analisar como vive boa parte da população do campo e como se pode alterar essa situação;
Socialização do vídeo oralmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...