SEQUENCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA – COMPARANDO AS ZONAS DO
MUNICÍPIO
ETAPAS
|
PROCEDIMENTOS
|
1
|
Leitura de imagens
com questionamentos orais a fim de identificarem como
vive a população de um município;
Leitura do
trecho do texto que fala sobre a
inauguração de Belo Horizonte com o
intuito de identificar fatores
responsáveis pelo crescimento da população urbana no Brasil.
Comparação de dados na tabela observando a zona rural e zona
urbana.
Atividades para
todos os alunos com o objetivo de analisar dados da tabela da
população brasileira.
|
2
|
Explicação e leitura pelo professor “ Do campo para a cidade” a fim de abordar
conceitos sobre migração e êxodo rural;
Exploração de imagens
Apontar/ listar fatores que contribuem para a migração/
êxodo rural.
|
3
|
Leitura de imagens com o objetivo de reconhecer a existência
de desigualdades sócio-espaciais em cidades brasileiras e no município onde
vive;
Leitura pelo professor “ Cidade: espaço de diferenças
sociais” com questionamentos orais sobre as dificuldades da população dos baixos afastados do centro
urbano.
Identificar dificuldades enfrentadas pela população que
habita os municípios brasileiros através do texto lido e no seu dia-a-dia;
|
4
|
Leitura pelo professor “ Ações de governos e da
população” a fim de conhecer relações/ações relacionadas ao
problema da habitação, analisando a influência nas condições de vida dos
moradores;
Leitura pelos alunos de um trecho sobre os problemas de
uma comunidade a fim de comparar as realidades existentes no nosso
país/município.
Explicação sobre os movimentos existentes em prol de uma
boa comunidade “ associações”, incluir o MST, sem teto...
|
5
|
Atividades de socialização dos conteúdos trabalhados para
todos os alunos
Vídeo: Vida Maria com o intuito de conhecer
uma parte da população e analisar como vive boa parte da população
do campo e como se pode alterar essa situação;
Socialização do vídeo oralmente.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário