quinta-feira, agosto 15, 2013

Como trabalhar receita culinaria

LEITURA DO ALUNO DE RECEITA CULINÁRIA

Org. Mácia Mascarenhas


OBJETIVO - O que os alunos podem aprender nesta atividade?
Comportamentos de leitor – buscar no portador correto, localizar no índice, avaliar se a informação está de acordo com o que deseja etc., apoiando-se em informações sobre o sistema, ilustrações, diagramação, entre outras.

PLANEJAMENTO
Como organizar o grupo? Coletivamente, em roda.
Quais materiais serão necessários? Vários portadores de texto – livros e revistas de receitas, guias de endereço, livros de contos de fadas, jornais etc.

Duração: 45 minutos aproximadamente.

ENCAMINHAMENTO
  1. Coloque todos os portadores expostos.
  2. Conte aos alunos que eles deverão encontrar uma receita de bolo de milho (ou alguma outra) entre aquelas publicações que ali estão.
  3. Solicite que, primeiro, eles descartem aqueles portadores que acham que não devem conter a receita e explicitem o porquê.
  4. Depois que tiverem sido eliminados os guias, livros de história e outros portadores, peça que alguém escolha, entre os materiais que ali estão, um que possa conter a receita. Ele deve justificar sua escolha.
  5. Quando alguém escolher um livro ou revista de receitas, pergunte a todos como podem tentar descobrir se ele tem a receita que procuram sem precisar folhear todas as páginas. Se ninguém se referir ao sumário, você pode mostrar como utilizá-lo.
  6. Depois de encontrar a receita, peça que algum aluno já alfabético leia com você a lista de ingredientes e, na seqüência, o modo de fazer. Converse com eles a respeito da pertinência ou não da receita e, se possível, prepare-a com eles. Se a receita não for adequada, procure outras.

O QUE MAIS FAZER?

Toda vez que for consultar algum material escrito ou procurar uma informação, compartilhe com os alunos os seus procedimentos: em que portadores você busca que tipo de informação (lista telefônica para telefones, guias e mapas para endereços, livros de receitas, embalagens e revistas para receitas, livros para histórias, enciclopédias e outras publicações para informações científicas e curiosidades etc.); como você acha o que quer em cada um deles (pelo sumário, folheando, utilizando informações que podem estar nas margens das páginas, como no caso das listas telefônicas etc.); como você faz a leitura, dependendo do tipo daquilo que você está buscando (leitura rápida, para achar um telefone, leitura por extenso de histórias etc.) – isso tudo comunica aos alunos comportamentos de leitor. Na medida do possível, coloque-os para ajudar você nessas situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...