LEITURA DO ALUNO DE RECEITA
CULINÁRIA
Org. Mácia Mascarenhas
OBJETIVO - O que os alunos podem aprender nesta atividade?
Comportamentos de
leitor – buscar no portador correto, localizar no índice, avaliar se a
informação está de acordo com o que deseja etc., apoiando-se em informações
sobre o sistema, ilustrações, diagramação, entre outras.
PLANEJAMENTO
Como organizar o grupo? Coletivamente, em roda.
Quais materiais serão necessários? Vários portadores de texto –
livros e revistas de receitas, guias de endereço, livros de contos de fadas,
jornais etc.
Duração: 45 minutos aproximadamente.
ENCAMINHAMENTO
- Coloque todos os portadores expostos.
- Conte aos alunos que eles deverão encontrar uma
receita de bolo de milho (ou alguma outra) entre aquelas publicações que ali
estão.
- Solicite que, primeiro, eles descartem aqueles
portadores que acham que não devem conter a receita e explicitem o porquê.
- Depois que tiverem sido eliminados os guias,
livros de história e outros portadores, peça que alguém escolha, entre os
materiais que ali estão, um que possa conter a receita. Ele deve justificar
sua escolha.
- Quando alguém escolher um livro ou revista de
receitas, pergunte a todos como podem tentar descobrir se ele tem a
receita que procuram sem precisar folhear todas as páginas. Se ninguém se
referir ao sumário, você pode mostrar como utilizá-lo.
- Depois de encontrar a receita, peça que algum
aluno já alfabético leia com você a lista de ingredientes e, na seqüência,
o modo de fazer. Converse com eles a respeito da pertinência ou não da
receita e, se possível, prepare-a com eles. Se a receita não for adequada,
procure outras.
O QUE MAIS FAZER?
Toda
vez que for consultar algum material escrito ou procurar uma informação, compartilhe
com os alunos os seus procedimentos: em que portadores você busca que tipo de
informação (lista telefônica para telefones, guias e mapas para endereços,
livros de receitas, embalagens e revistas para receitas, livros para histórias,
enciclopédias e outras publicações para informações científicas e curiosidades
etc.); como você acha o que quer em cada um deles (pelo sumário, folheando,
utilizando informações que podem estar nas margens das páginas, como no caso
das listas telefônicas etc.); como você faz a leitura, dependendo do tipo
daquilo que você está buscando (leitura rápida, para achar um telefone, leitura
por extenso de histórias etc.) – isso tudo comunica aos alunos comportamentos
de leitor. Na medida do possível, coloque-os para ajudar você nessas situações.
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