quinta-feira, agosto 15, 2013

Projeto - PAIS: APRENDENDO E COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS

Projeto -PAIS:APRENDENDO COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS



 JUSTIFICATIVA


A experiência de reunir esses diferentes responsáveis pelos alunos se mostrará extremamente rica e revelará que dificilmente isso ocorre, o que torna a oportunidade de reflexão, discussão e troca proporcionada pelo projeto ainda mais importante.
A idéia é que essa discussão tenha continuidade em outros momentos e amplie assim o relacionamento entre responsáveis pelos alunos e escola, visto que essa é uma relação difícil em virtude da presença deles na escola, pois sabemos que a atitude dos pais não garante que o filho vá ser o primeiro aluno da turma, mas tem influência fundamental na formação do bom estudante, que é sem dúvida, o desejo de todos nós, pais e professores, além do que sabemos que entre os objetivos da educação não menos fundamental, do desenvolvimento da educação é o enriquecimentos dos valores culturais e morais comuns. É nesses valores que os indivíduos e a sociedade encontram sua identidade e sua dignidade.
Entenderemos como resultado dessa proposta que a escola se torne mais viva, ativa, mais participativa e que os alunos possam aprender mais e melhor devido o incentivo dos responsáveis pela qualidade do que é ofertado aos seus filhos aqui na escola, esse dia, será como uma experiência que futuramente traga rendimentos aos mesmos, ao passo que, o entusiasmo deles possa ser aguçado pelas atividades propostas.
É notável que os pais ou responsáveis dos nossos alunos vêem a escola com bons olhos e por acreditar nisso é que essas propostas serão lançadas, por acreditar também que eles têm um grande conhecimento e podem repassa-los a nós, professores e gestores como forma de dinâmicas, relatos e produções criativas.


OBJETIVOS:


  • Promover trocas de experiências e compartilhar conhecimentos entre coordenador, professores e pais, a fim de que novas metodologias e formas de trabalho possam ser desenvolvidas.
  • Propor à escola ações em conjunto, tais como ajuda na formação e mediação de leitura com uso da biblioteca escolar assim como a socialização de atividades;
  • Fortalecer as ações participativas dos pais na escola, oferecendo subsídios para as mesmas.
  • Incentivar práticas artísticas e culturais através da produção de grupos que criem painéis demonstrando sua arte.
  • Promover e ampliar a integração entre escola e comunidade.
  • Ampliar as oportunidades de acesso aos espaços escolares
  • Contribuir para a redução da ausência dos pais no espaço escolar


METODOLOGIA


A metodologia consistirá em dois momentos: o primeiro de divulgação entre a comunidade escolar e o segundo e o execução do projeto para isso serão realizados para a execução dos objetivos, os tipos de oficinas abaixo:

  1. Oficina de leitura envolvendo os gêneros receita e música baseando-se em recortes de receitas encontradas em embalagens diversas e recortes de letras de música para serem exploradas utilizando a reescrita em forma de paródia e expressão oral.
  2. Oficina de arte envolvendo a criatividade dos presentes a partir de temas sugestionados com exploração visual.
  3. Oficina de conhecimentos, em que os presentes transmitirão seus conhecimentos de mundo a cerca de temas sugeridos e socializados com os demais.
  4. Produção através do vídeo Vida Maria.
  5. Uso da fotografia como registro de visão de mundo da escola em que o filho estuda, ou seja, através da imagem e de palavras serão apontados qualidades e reivindicações para a melhoria da qualidade de ensino do ponto de vista deles a serem analisados posteriormente pela equipe administrativa e demais professores.


CRONOGRAMA


Serão desenvolvidas as atividades em de acordo o cronograma abaixo:


 Horário  /Data
 CLIENTELA
ATIVIDADES PROPOSTAS

14/06/10 a 18/06/10

Gestores e professores

Divulgação do projeto e coleta de sugestões.
07/07 a 12/07
Pais ou responsáveis
Convite escrito para os responsáveis ou pais.

14/07/10
às  13:30h

Pais ou responsáveis pelos alunos da zona rural 
- Oficina de leitura envolvendo os gêneros receita e música baseando-se em recortes de receitas encontradas em embalagens diversas e recortes de letras de música para serem exploradas utilizando a reescrita em forma de paródia e expressão oral
- Oficina de arte envolvendo a criatividade dos presentes a partir de temas sugestionados com exploração visual.


14/07/10
Às 19h
Pais ou responsáveis pelos alunos da zona urbana
- Oficina de arte envolvendo a criatividade dos presentes a partir de temas sugestionados com exploração visual.
- Oficina de conhecimentos, em que os presentes transmitirão seus conhecimentos de mundo a cerca de temas sugeridos e socializados com os demais.

28/07/10
Às 13:30h
Pais ou responsáveis pelos alunos da zona rural. 
- Produção através do vídeo Vida Maria.
- Uso da fotografia como registro de visão de mundo da escola em que o filho estuda, ou seja, através da imagem e de palavras serão apontados qualidades e reivindicações para a melhoria da qualidade de ensino do ponto de vista deles a serem analisados posteriormente pela equipe administrativa e demais professores.

28/07/10

Às 19h
Pais ou responsáveis pelos alunos da zona urbana
- Uso da fotografia como registro de visão de mundo da escola em que o filho estuda, ou seja, através da imagem e de palavras serão apontados qualidades e reivindicações para a melhoria da qualidade de ensino do ponto de vista deles a serem analisados posteriormente pela equipe administrativa e demais professores.
- Oficina de leitura envolvendo os gêneros receita e música baseando-se em recortes de receitas encontradas em embalagens diversas e recortes de letras de música para serem exploradas utilizando a reescrita em forma de paródia e expressão oral


18/08/10
Às 13:30h
Pais ou responsáveis pelos alunos da zona urbana e rural
Socialização das atividades e apresentação de alunos referentes ao projeto de leitura.



RECURSOS

Humanos: Equipe administrativa( gestores), professores  e pessoal de apoio e alunos.
Materiais: Ofício, lápis, papel metro ou cartolina, telas, tintas, pincel, revistas ou jornais, embalagens, cd, aparelho de som, projetor de slides, computador, câmaras digitais, piloto entre outros que necessitarem.
AVALIAÇÃO:


Será feita uma socialização oral de todos os trabalhos envolvendo todos os participantes, uma reflexão de tudo apresentado e posteriormente um gráfico referente a satisfação ou insatisfação  da visão geral da escola analisada através das imagens feitas pelos responsáveis pelos alunos.



REFERÊNCIAS:



GIL, Marta. Educação inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? Imprensa oficial. São Paulo, 2005.

ZAGURY, Tânia. Escola sem conflito: parceria com os pais. Editora Record, São Paulo, 2002.



















                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...