Projeto -PAIS:APRENDENDO COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS
A experiência de reunir esses diferentes responsáveis pelos
alunos se mostrará extremamente rica e revelará que dificilmente isso ocorre, o
que torna a oportunidade de reflexão, discussão e troca proporcionada pelo
projeto ainda mais importante.
A idéia é que essa discussão tenha continuidade em outros
momentos e amplie assim o relacionamento entre responsáveis pelos alunos e
escola, visto que essa é uma relação difícil em virtude da presença deles na
escola, pois sabemos que a atitude dos pais não garante que o filho vá ser o
primeiro aluno da turma, mas tem influência fundamental na formação do bom
estudante, que é sem dúvida, o desejo de todos nós, pais e professores, além do
que sabemos que entre os objetivos da educação não menos fundamental, do
desenvolvimento da educação é o enriquecimentos dos valores culturais e morais
comuns. É nesses valores que os indivíduos e a sociedade encontram sua
identidade e sua dignidade.
Entenderemos como resultado dessa proposta que a escola se torne
mais viva, ativa, mais participativa e que os alunos possam aprender mais e
melhor devido o incentivo dos responsáveis pela qualidade do que é ofertado aos
seus filhos aqui na escola, esse dia, será como uma experiência que futuramente
traga rendimentos aos mesmos, ao passo que, o entusiasmo deles possa ser aguçado
pelas atividades propostas.
É notável que os pais ou responsáveis dos nossos alunos vêem a
escola com bons olhos e por acreditar nisso é que essas propostas serão
lançadas, por acreditar também que eles têm um grande conhecimento e podem
repassa-los a nós, professores e gestores como forma de dinâmicas, relatos e
produções criativas.
OBJETIVOS:
- Promover trocas de experiências e compartilhar conhecimentos entre coordenador, professores e pais, a fim de que novas metodologias e formas de trabalho possam ser desenvolvidas.
- Propor à escola ações em conjunto, tais como ajuda na formação e mediação de leitura com uso da biblioteca escolar assim como a socialização de atividades;
- Fortalecer as ações participativas dos pais na escola, oferecendo subsídios para as mesmas.
- Incentivar práticas artísticas e culturais através da produção de grupos que criem painéis demonstrando sua arte.
- Promover e ampliar a integração entre escola e comunidade.
- Ampliar as oportunidades de acesso aos espaços escolares
- Contribuir para a redução da ausência dos pais no espaço escolar
METODOLOGIA
A metodologia consistirá em dois momentos: o primeiro de
divulgação entre a comunidade escolar e o segundo e o execução do projeto para
isso serão realizados para a execução dos objetivos, os tipos de oficinas
abaixo:
- Oficina
de leitura envolvendo os gêneros receita e música baseando-se em recortes
de receitas encontradas em embalagens diversas e recortes de letras de
música para serem exploradas utilizando a reescrita em forma de paródia e
expressão oral.
- Oficina de arte envolvendo a criatividade dos presentes a partir de temas sugestionados com exploração visual.
- Oficina de conhecimentos, em que os presentes transmitirão seus conhecimentos de mundo a cerca de temas sugeridos e socializados com os demais.
- Produção através do vídeo Vida Maria.
- Uso da fotografia como registro de visão de mundo da escola em que o filho estuda, ou seja, através da imagem e de palavras serão apontados qualidades e reivindicações para a melhoria da qualidade de ensino do ponto de vista deles a serem analisados posteriormente pela equipe administrativa e demais professores.
CRONOGRAMA
Serão desenvolvidas as atividades em de acordo o cronograma
abaixo:
Horário /Data
|
CLIENTELA
|
ATIVIDADES PROPOSTAS
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14/06/10 a 18/06/10
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Gestores
e professores
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Divulgação do projeto e coleta de sugestões.
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07/07 a 12/07
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Pais ou
responsáveis
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Convite escrito para os responsáveis ou pais.
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14/07/10
às 13:30h
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Pais ou
responsáveis pelos alunos da zona rural
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- Oficina de leitura envolvendo os gêneros receita e música
baseando-se em recortes de receitas encontradas em embalagens diversas e
recortes de letras de música para serem exploradas utilizando a reescrita em
forma de paródia e expressão oral
- Oficina de arte envolvendo a criatividade dos presentes a
partir de temas sugestionados com exploração visual.
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14/07/10
Às 19h
|
Pais ou
responsáveis pelos alunos da zona urbana
|
- Oficina de arte envolvendo a criatividade dos presentes a
partir de temas sugestionados com exploração visual.
- Oficina de conhecimentos, em que os presentes transmitirão
seus conhecimentos de mundo a cerca de temas sugeridos e socializados com os
demais.
|
28/07/10
Às 13:30h
|
Pais ou
responsáveis pelos alunos da zona rural.
|
- Produção através do vídeo Vida Maria.
- Uso da fotografia como registro de visão de mundo da escola
em que o filho estuda, ou seja, através da imagem e de palavras serão
apontados qualidades e reivindicações para a melhoria da qualidade de ensino
do ponto de vista deles a serem analisados posteriormente pela equipe
administrativa e demais professores.
|
28/07/10
Às 19h
|
Pais ou
responsáveis pelos alunos da zona urbana
|
- Uso da fotografia como registro de visão de mundo da escola
em que o filho estuda, ou seja, através da imagem e de palavras serão
apontados qualidades e reivindicações para a melhoria da qualidade de ensino
do ponto de vista deles a serem analisados posteriormente pela equipe
administrativa e demais professores.
- Oficina de leitura envolvendo os gêneros receita e música
baseando-se em recortes de receitas encontradas em embalagens diversas e
recortes de letras de música para serem exploradas utilizando a reescrita em
forma de paródia e expressão oral
|
18/08/10
Às 13:30h
|
Pais ou
responsáveis pelos alunos da zona urbana e rural
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Socialização das atividades e apresentação de alunos
referentes ao projeto de leitura.
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RECURSOS
Humanos: Equipe administrativa( gestores), professores e pessoal de apoio e alunos.
Materiais: Ofício, lápis, papel metro ou cartolina, telas,
tintas, pincel, revistas ou jornais, embalagens, cd, aparelho de som, projetor
de slides, computador, câmaras digitais, piloto entre outros que necessitarem.
AVALIAÇÃO:
Será feita uma socialização oral de todos os trabalhos
envolvendo todos os participantes, uma reflexão de tudo apresentado e
posteriormente um gráfico referente a satisfação ou insatisfação da visão geral da escola analisada através
das imagens feitas pelos responsáveis pelos alunos.
REFERÊNCIAS:
GIL, Marta. Educação inclusiva: o que o professor tem a ver com
isso? Imprensa oficial. São Paulo, 2005.
ZAGURY, Tânia. Escola sem conflito: parceria com os pais.
Editora Record, São Paulo, 2002.
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