quinta-feira, agosto 15, 2013

Analisando e compreendendo o trânsito




SEQUÊNCIA DIDÁTICA –– ANALISANDO E COMPREENDENDO O TRÂNSITO


AULA
5ª SÉRIE
6ª SÉRIE
7ª SÉRIE
8ª SÉRIE

01
·         Explicação com a definição do que é transporte com o objetivo de reconhecer o suporte que o transporte dá a outras atividades.
·         Criar coletivamente conceitos para Trânsito a fim de investigar o que eles sabem sobre o tema e contextualizar o assunto proposto na unidade.
·         Falar sobre o direito e os deveres dos motoristas e dos pedestres a fim de socializar direitos que muitos não conhecem.

·          *Explicação com a definição do que é transporte com o objetivo de reconhecer o suporte que o transporte dá a outras atividades.
·Criar coletivamente conceitos para Trânsito a fim de investigar o que eles sabem sobre o tema e contextualizar o assunto proposto na unidade.
·       Falar sobre o direito e os deveres dos motoristas e dos pedestres.

* Explicação com a definição do que é transporte com o objetivo de reconhecer o suporte que o transporte dá a outras atividades.
* Relacionar a questão do transporte com a cidadania e qualidade de vida dos seres humanos, levantando aspectos que interperem no trânsito e na vida das pessoas
* Criar um conceito de qualidade de vida com os alunos ( formar enquete) com o intuito de reconhecer a influencia de fatores nessa variação

* Explicação com a definição do que é transporte com o objetivo de reconhecer o suporte que o transporte dá a outras atividades.
* Relacionar a questão do transporte com a cidadania e qualidade de vida dos seres humanos, levantando aspectos que interperem no trânsito e na vida das pessoas
* Criar um conceito de qualidade de vida com os alunos ( formar enquete) com o intuito de reconhecer a influencia de fatores nessa variação

02
·         Citar os principais problemas  causados pelo trânsito de acordo com as estatísticas atuais e quais as medidas que devem ser adotadas para redução de acidentes.
·         Criação de placas de trânsitos pelos alunos com o objetivo de criar uma estrada e usá-las como sinalização.
·         Explicação de como será essa estrada e quais os procedimentos que os alunos farão ao apresentarem o trabalho.
·         Citar os principais problemas  causados pelo trânsito de acordo com as estatísticas atuais e quais as medidas que devem ser adotadas para redução de acidentes.
·         Criação de placas de trânsitos pelos alunos com o objetivo de criar uma estrada e usá-las como sinalização.
·         Explicação de como será essa estrada e quais os procedimentos que os alunos farão ao apresentarem o trabalho.
·       Apresentar a música ( ou escrita ou cantada) Pequeno perfil de um cidadão comum de Toquinho e Belchior a fim de questionar a importância dos meios de transporte na vida de um cidadão comum.
Produção textual com o tema: O cidadão e o trânsito.
·   Criar uma entrevista com os alunos convidando um motorista da sua cidade, abordando o trânsito como um problema sério e que as consequências são perigosas.
·   Explicação e preparação dos alunos para a entrevista.
·  Apresentar a música ( ou escrita ou cantada) Pequeno perfilde um cidadão comum de Toquinho e Belchior a fim de questionar a importância dos meios de transporte na vida de um cidadão comum.
Produção textual com o tema: O cidadão e o trânsito.
·  Criar uma entrevista com os alunos convidando um  motorista da sua cidade, abordando o trânsito como um problema sério e que as consequências são perigosas.
·  Explicação e preparação dos alunos para a entrevista.
3
·         Criar um jornal mural com informações  sobre o Trânsito no Brasil com o objetivo de divulgar as informações.
·         Reproduzir em história em quadrinho a história do transporte contada pela professora a fim de dá um colorido e vida a historia contada.
·         Fazer um levantamento de curiosidades que envolvam meios de transportes e trânsito com o intuito de enriquecimento da aprendizagem.
·       Criar um jornal mural com informações  sobre o Trânsito no Brasil com o objetivo de divulgar as informações.
·       Reproduzir em história em quadrinho a história do transporte contada pela professora a fim de dá um colorido e vida a historia contada.
·       Fazer um levantamento de curiosidades que envolvam meios de transportes e trânsito com o intuito de enriquecimento da aprendizagem.
·  Realização da entrevista em equipe.
·               Socialização das entrevistas na sala de aula ( cada equipe apresenta a sua entrevista) com o objetivo de mostrar o resultado da sua entrevista e como forma de conhecer o que os entrevistados pensam e fazem no trânsito
·       Realização da entrevista em equipe.
·         Socialização das entrevistas na sala de aula ( cada equipe apresenta a sua entrevista) com o objetivo de mostrar o resultado da sua entrevista e como forma de conhecer o que os entrevistados pensam e fazem no trânsito

4
·         Fazer uma loteria do conhecimento sobre o trânsito com o objetivo de rever as informações estudadas até o momento.
·         Elaboração de frases sobre o trânsito com o intuito de escolher a mais criativa para divulgação entre a comunidade escolar.
·         Apresentar para os alunos a sugestão de uma peça teatral que envolvem o assunto ou deixar a critério deles a criação de uma peça para ser apresentada.

·         Fazer uma loteria do conhecimento sobre o trânsito com o objetivo de rever as informações estudadas até o momento.
·  Elaboração de frases sobre o trânsito com o intuito de escolher a mais criativa para divulgação entre a comunidade escolar.
·  Apresentar para os alunos a sugestão de uma peça teatral que envolvem o assunto ou deixar a critério deles a criação de uma peça para ser apresentada.

· Organizar um seminário com os alunos com os seguintes temas: infrações e punições, uso de equipamentos de
proteção;  primeiros socorros,  como ser um bom motorista e um bom pedestre.

· Organizar um seminário com os alunos com os seguintes temas: infrações e punições, uso de equipamentos de proteção;  primeiros
socorros,  como ser um bom motorista e um bom pedestre.

5
Ensaios
Ensaios
·         Apresentação do seminário para colegas da classe.
·         Apresentação do seminário para os demais  colegas da escola.
6
Apresentação da peça teatral  com socialização de todo aprendizado.
Apresentação da peça teatral  com socialização de todo aprendizado.
Considerações finais alunos/professores sobre a apresentação do seminário
Considerações finais alunos/professores sobre a apresentação do seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...