SEQUÊNCIA DIDÁTICA ––
ANALISANDO E COMPREENDENDO O TRÂNSITO
AULA
|
5ª SÉRIE
|
6ª SÉRIE
|
7ª SÉRIE
|
8ª SÉRIE
|
01
|
·
Explicação com a definição do que é transporte
com o objetivo de reconhecer o suporte que o transporte dá a outras
atividades.
·
Criar coletivamente conceitos para Trânsito a
fim de investigar o que eles sabem sobre o tema e contextualizar o assunto
proposto na unidade.
·
Falar sobre o direito e os deveres dos
motoristas e dos pedestres a fim de socializar direitos que muitos não
conhecem.
|
·
*Explicação com a definição do que é
transporte com o objetivo de reconhecer o suporte que o transporte dá a
outras atividades.
·Criar
coletivamente conceitos para Trânsito a fim de investigar o que eles sabem
sobre o tema e contextualizar o assunto proposto na unidade.
·
Falar sobre o direito e os deveres dos
motoristas e dos pedestres.
|
* Explicação com a definição do que é
transporte com o objetivo de reconhecer o suporte que o transporte dá a
outras atividades.
* Relacionar a questão do transporte
com a cidadania e qualidade de vida dos seres humanos, levantando aspectos
que interperem no trânsito e na vida das pessoas
* Criar um conceito de qualidade de
vida com os alunos ( formar enquete) com o intuito de reconhecer a influencia
de fatores nessa variação
|
* Explicação com a definição do que é
transporte com o objetivo de reconhecer o suporte que o transporte dá a
outras atividades.
* Relacionar a questão do transporte
com a cidadania e qualidade de vida dos seres humanos, levantando aspectos
que interperem no trânsito e na vida das pessoas
* Criar um conceito de qualidade de
vida com os alunos ( formar enquete) com o intuito de reconhecer a influencia
de fatores nessa variação
|
02
|
·
Citar os principais problemas causados pelo trânsito de acordo com as
estatísticas atuais e quais as medidas que devem ser adotadas para redução de
acidentes.
·
Criação de placas de trânsitos pelos alunos
com o objetivo de criar uma estrada e usá-las como sinalização.
·
Explicação de como será essa estrada e quais
os procedimentos que os alunos farão ao apresentarem o trabalho.
|
·
Citar os principais problemas causados pelo trânsito de acordo com as
estatísticas atuais e quais as medidas que devem ser adotadas para redução de
acidentes.
·
Criação de placas de trânsitos pelos alunos
com o objetivo de criar uma estrada e usá-las como sinalização.
·
Explicação de como será essa estrada e quais
os procedimentos que os alunos farão ao apresentarem o trabalho.
|
·
Apresentar a música ( ou escrita ou cantada)
Pequeno perfil de um cidadão comum de Toquinho e Belchior a fim de questionar
a importância dos meios de transporte na vida de um cidadão comum.
Produção textual com o tema: O cidadão
e o trânsito.
·
Criar uma entrevista com os alunos convidando
um motorista da sua cidade, abordando o trânsito como um problema sério e que
as consequências são perigosas.
·
Explicação e preparação dos alunos para a
entrevista.
|
·
Apresentar a música ( ou escrita ou cantada)
Pequeno perfilde um cidadão comum de Toquinho e Belchior a fim de questionar
a importância dos meios de transporte na vida de um cidadão comum.
Produção textual com o tema: O cidadão
e o trânsito.
· Criar
uma entrevista com os alunos convidando um motorista da sua cidade, abordando o
trânsito como um problema sério e que as consequências são perigosas.
· Explicação
e preparação dos alunos para a entrevista.
|
3
|
·
Criar um jornal mural com informações sobre o Trânsito no Brasil com o objetivo
de divulgar as informações.
·
Reproduzir em história em quadrinho a história
do transporte contada pela professora a fim de dá um colorido e vida a
historia contada.
·
Fazer um levantamento de curiosidades que
envolvam meios de transportes e trânsito com o intuito de enriquecimento da
aprendizagem.
|
·
Criar um jornal mural com informações sobre o Trânsito no Brasil com o objetivo
de divulgar as informações.
·
Reproduzir em história em quadrinho a história
do transporte contada pela professora a fim de dá um colorido e vida a
historia contada.
·
Fazer um levantamento de curiosidades que
envolvam meios de transportes e trânsito com o intuito de enriquecimento da
aprendizagem.
|
· Realização
da entrevista em equipe.
·
Socialização das entrevistas na sala de aula (
cada equipe apresenta a sua entrevista) com o objetivo de mostrar o resultado
da sua entrevista e como forma de conhecer o que os entrevistados pensam e
fazem no trânsito
|
·
Realização da entrevista em equipe.
·
Socialização das entrevistas na sala de aula (
cada equipe apresenta a sua entrevista) com o objetivo de mostrar o resultado
da sua entrevista e como forma de conhecer o que os entrevistados pensam e
fazem no trânsito
|
4
|
·
Fazer uma loteria do conhecimento sobre o
trânsito com o objetivo de rever as informações estudadas até o momento.
·
Elaboração de frases sobre o trânsito com o
intuito de escolher a mais criativa para divulgação entre a comunidade
escolar.
·
Apresentar para os alunos a sugestão de uma
peça teatral que envolvem o assunto ou deixar a critério deles a criação de
uma peça para ser apresentada.
|
·
Fazer uma loteria do conhecimento sobre o
trânsito com o objetivo de rever as informações estudadas até o momento.
·
Elaboração de frases sobre o trânsito com o
intuito de escolher a mais criativa para divulgação entre a comunidade
escolar.
·
Apresentar para os alunos a sugestão de uma
peça teatral que envolvem o assunto ou deixar a critério deles a criação de
uma peça para ser apresentada.
|
· Organizar
um seminário com os alunos com os seguintes temas: infrações e punições, uso
de equipamentos de
proteção;
primeiros socorros, como ser um
bom motorista e um bom pedestre.
|
· Organizar
um seminário com os alunos com os seguintes temas: infrações e punições, uso
de equipamentos de proteção; primeiros
socorros, como
ser um bom motorista e um bom pedestre.
|
5
|
Ensaios
|
Ensaios
|
·
Apresentação do seminário para colegas da
classe.
|
·
Apresentação do seminário para os demais colegas da escola.
|
6
|
Apresentação da peça teatral com socialização de todo aprendizado.
|
Apresentação da peça teatral com socialização de todo aprendizado.
|
Considerações finais alunos/professores
sobre a apresentação do seminário
|
Considerações finais alunos/professores
sobre a apresentação do seminário.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário