Os imigrantes são tão brasileiros
quantos nós
ETAPAS
|
PROCEDIMENTOS
|
1
|
Leitura de imagem a fim de descreverem o que
vai além da simples imagem.
Interpretação oral das questões com o intuito
de socializar as respostas e correlacionar com a imagem.
Explicação sobre
migração e imigração.
Leitura pelo professor do texto O fim do trabalho escravo
no Brasil com o objetivo de levantar problemas ocorridos durante a transição
do trabalho escravo para o livre a partir da chegada dos imigrantes ao
Brasil.
Enquete sobre o que pensam sobre discriminação
Atividade 1 e 4
para os alfabéticos, 2 e 3 para os não alfabéticos.
Comentários sobre a escravidão no Brasil com o
questionamento oral.
|
2
|
Leitura informativa pelo professor do texto Quem eram os
imigrantes europeus a fim de conhecer
dados da entrada de imigrantes no Brasil.
Listar acontecimentos que favoreceram a vinda de
imigrantes para o Brasil.
Análise coletiva da tabela de entrada de imigrantes no
Brasil;
Atividade escrita para todos os alunos sobre a tabela com o intuito de comparar dados e
perceber qual a situação dos imigrantes no país atualmente.
|
3
|
Conscientizar-se da
importância de se ter um relato histórico da sua família.
Elaboração/ Construção da árvore genealógica do aluno com
o intuito de resgatar as suas origens.
Leitura do
depoimento do médico Drauzio
Varella com atividade para todos os alunos
|
4
|
Leitura do texto a vida dos imigrantes no Brasil com
leitura de imagens a fim de conhecer e comparar o cotidiano do trabalho imigrante nas
colônias e nas fazendas de café.
Atividade a fim de socializar as
informações transmitidas no texto.
Análise da imagem a fim de identificar como eram
as escolas da época e quem podia frequentá-las.
Questionamentos de como acham que eram os trabalhos nas
fazendas de café.
Leitura pelo professor do texto o trabalho nas fazendas de
café com o objetivo de refletir sobre
as dificuldades cotidianas e as contribuições dos imigrantes para o Brasil ao
longo do tempo.
Atividade para todos os alunos
|
5
|
Mostrar aos alunos contribuições dos imigrantes na nossa
cultura atual ( música, roupas, danças etc.) a fim de reconhecerem a
importância de tais pessoas na construção e formação étnica do país.
Leitura pelo aluno do poema Itália bela, mostre-se gentil
( 1899) com atividades escritas questões 1 e 2 para todos os alunos e
atividade 3 e 4 oralmente
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário