domingo, abril 24, 2011

Mine projeto: Memórias Literárias

TEMA: RESGATANDO MEMÓRIAS
PÚBLICO: Alunos do 6º ao 9º ano
DURAÇÃO: 05h/aula

JUSTIFICATIVA
Este projeto cuja temática “ Resgatando Memórias” destina-se ao cumprimento da carga horária exigida para o Curso de Letras da Plataforma Freire que objetiva a articulação da teoria/prática e despertar no aluno o interesse pelo estudo da Língua Portuguesa na escola através do gênero Memórias Literárias.
O projeto será desenvolvido nas escolas em que atuam os professores alunos, cuja clientela é composta por alunos do ensino fundamental, oriunda da zona rural e urbana, no período de 14 a 18 de março de 2011.

OBJETIVO GERAL
Resgatar as memórias, valorizando a co-participação de cada individuo na formação/construção do lugar onde vive.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer elementos formadores do lugar em que vive
Coletar memórias de pessoas da comunidade
Investigar fatos/situações que contribuíram para a formação do município através de depoimentos de moradores.
Produzir textos a partir de informações coletadas respeitando a estrutura do gênero memórias literárias.
Analisar fotografias do município comparando o ontem e o hoje.

CONTEÚDOS PROPOSTOS A SEREM ELABORADOS
Oralidade (discussões);
Leitura;
Produção
Gênero Memórias literárias

METODOLOGIA
•Escuta de depoimentos de situações vividas pelos alunos
•Leituras de memórias literárias pelo professor
•Leitura em grupo de memórias literárias da coletânea “Um salto para o futuro”.
•Pesquisa entre os familiares (dos alunos ) sobre suas memórias.
•Definição e explicação sobre o gênero Memória e qual sua estrutura.
•Visita com os alunos a alguns pontos como: feira livre, mercado, estabelecimentos comerciais, igrejas, a fim de resgatar histórias vivenciadas por pessoas nesses lugares.
•Exposição de fotos, de lugares, pessoas, casas, festas antigas
•Discussão e socialização dos resultados obtidos durante as visitas.
•Produção escrita das memórias literárias em trio pelos alunos.
•Leitura pelo professor da produção literária do aluno, fazendo as marcações necessárias.
•Reorganização do texto pelo aluno, baseando-se nas marcações feitas pelo professor.
•Exposição dos textos produzidos pelos alunos através de varal, coletânea, mural ou oralmente para toda a comunidade escolar.



RECURSOS DIDÁTICOS
Data Show;
Papel metro;
Pincel atômico;
Cartolina;
Lápis de cor;
Computador;
Lápis de hidrocor;
Fita crepe;
Fotografias

AVALIAÇÃO
Será feita através da observação direta, da participação, do interesse do aluno e de discussões e das produções escritas pelos alunos.

6 comentários:

  1. Foi o pior que eu ja li na minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome diz " Mine" Faça o complemento dele e poste para melhorar... Acho q não faria senão não estaria lendo esse. Obrigada pela atenção!

      Excluir
  2. Quem é esse(a) idiota? A gente só critica assim quando tem algo melhor para apresentar. E, ainda assim, com mais cautela. Não se faz crítica de um trabalho de alguém dessa maneira. Se toque! Se você é professor(a), já fez um projeto melhor, apresente. Aí então poderemos avaliar quem fez um trabalho melhor, já que a sua ideia é essa. Meu nome é Neide Paulino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Neide Paulino pelo apoio.
      Como o nome diz " Mine", infelizmente poucos ousam a fazer, mas falar mal muitos.
      Como será esse profissional em sala de aula? Tenho pena dos alunos...

      Excluir
  3. Muito bom! Contribuiu e muito com o meu trabalho. Parabéns! Obrigada, Mariene.

    ResponderExcluir

Desafios nas redes sociais

A aprendizagem em espaços virtuais, como por exemplo, as redes sociais constitui um enorme desafio para a sociedade digital, na medida em q...